10 Animais Benéficos Para Seu Jardim

10 Animais Benéficos Para Seu Jardim
 Ter animais benéficos para o nosso jardim é essencial para uma verdadeira biodiversidade. Estes animais podem ajudar na polinização das plantas, no controlo de pragas e na manutenção do equilíbrio do ecossistema. 

Uma grande variedade de insetos e vertebrados terrestres fará parte desta comunidade, desde pequenos besouros até às maiores aves. Para os recebermos em casa, é importante adaptar os nossos jardins às suas necessidades, como ninhos que os protejam dos predadores e locais próximos que ofereçam água.

As abelhas sem ferrão são uma ótima adição ao seu jardim, pois não representam nenhum risco de picar. Estes insetos possuem três pares de pernas, asas formadas por duas membranas e olhos compostos que lhe oferecem visão panorâmica dos objetos afastados. 

São conhecidos como os maiores polinizadores na natureza, contribuindo para a manutenção das espécies e ecossistema em geral. Adicione estes interessantes pequenos animais ao seu jardim hoje para assim passar a desfrutar de todos os benefícios que elas podem oferecer!

Como atrair as abelhas:


Se você deseja ter animais benéficos em seu jardim, considere plantar algumas flores aromáticas. Abelhas são muito atraídas por esta variedade de plantas, tais como manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, ranúnculo, margarida, girassol, lavanda e campânula.

As joaninhas são uma ótima maneira de melhorar o ambiente no seu jardim e proteger suas plantas de métodos de controle artrópode. Joaninhas são insetos com três partes, cabeça, tórax e abdômen, e possuem pernas articuladas. 

Seus principais alimentos são os pulgões, que elas conseguem devorar ao longo da vida adulta até 5 mil pulgões por vez! Estes insetos benéficos podem ajudar você a preservar um ecossistema saudável para o seu jardim.

Como atrair as Joaninhas:


Se você está procurando por animais benéficos para seu jardim, as joaninhas são uma excelente escolha. Estes insetos precisam de pólen alimentar, e são atraídos por certas plantas, tais como ervilhas, tulipas e lírios. Elas gostam de usar as flores destas como refúgio durante o verão. 

Alguns temperos, como erva doce e calêndula também podem os ajudar a permanecer em seu jardim. Para facilitar-lhes o abrigo adicional no jardim você pode construir um “hotel para insetos” que lhes possa oferecer quentes noites refrescantes.
Se você está procurando um animal benéfico para seu jardim, considere a joaninha asiática (Harlequin succinea). Ela alimenta-se de outros insetos, como as larvas de outras joaninhas, mas também come folhas e frutos. A principal diferença entre elas e as boas joaninhas são os "M" ou "W" que possui atrás da cabeça em uma área que é esbranquiçada e pode vir em várias cores.

As borboletas são insetos maravilhosos e benéficos para seu jardim. Cada espécie possui formas e cores diferentes e possuem asas membranosas cobertas de escamas. Além disso, conta com uma peça bucal adaptada à sucção e antenas retilíneas que terminam numa bola.

Para que elas possam beber água sem afogar-se, é importante colocar pequenas pedras ou galhos em uma bacia de água. Elas alimentam-se também de néctar, pólen, frutas maduras ou apodrecidas, esterco e matéria orgânica em decomposição.

Como atrair as Borboletas:


Se o seu jardim precisa de animais para mantê-lo saudável e livre de pragas, considere preencher o seu quintal com carnívoras, mariposas, joaninhas e aves. Esses animais vão comer as larvas de insetos indesejados que poderiam danificar suas plantas favoritas como funcho, verbena, lavanda, sálvia, boca de leão, dália, alisso, margarida, calêndula, narciso, girassol, zínia, buganvília , lantana , petúnia , cosmos , strelitzia e tagete.

As aranhas de jardim são os aliados perfeitos para manter seu jardim saudável e bem cuidado. Esses animais benéficos possuem um corpo com dois segmentos, oito pernas articuladas, olhos simples e exoesqueleto. 

Elas conseguem ajudar a controlar as populações de insetos através de veneno letal ou paralisante. Além disso, elas caçam ativamente e tecem suas teias para prender pequenos insetos que passam por ali.

Como atrair as aranhas de jardim:


Se você está buscando criaturinhas adoráveis para ajudar a manter seu jardim saudável e lindo, procure por abelhas, borboletas, joaninhas e outros "amigos" benéficos. É importante observar que árvores e arbustos também são necessários para proporcionar pontos de ancoragem adequados às construtoras de teias de aranha; no entanto, é preciso evitar o acúmulo de aranhas, pois elas também podem ser predadoras dos animais benéficos do jardim.

Os Louva-a-deus são insetos benéficos para os seus jardins, pois são capazes de caçar e controlar pragas, como moscas, mariposas, borboletas e gafanhotos. Eles possuem um tórax alongado e estreito que varia de 0,8 a 17 cm e duas longas antenas na cabeça. O comportamento deste inseto é complexo, tendo grandes habilidades de memorização e aprendizagem. 

Além disso, ele pode mover sua cabeça em 180 ° para observar direções diferentes. Porém, algum cuidado é necessário para manter insetos assim como animais de estimação porque podem caçar e comer anfíbios, répteis e pequenos mamíferos; também adoram capturar beija-flores!

As libélulas são insetos benéficos para seu jardim, pois podem controlar e reduzir pragas prejudiciais. Estudos mostram que as libélulas conseguem capturar suas presas no ar com uma eficiência de 95%, podendo devorar até 30 moscas por dia. 

Elas também ajudam a eliminar o mosquito Aedes aegypti, que pode ser portador de doenças como Zika, Dengue e Chikungunya. Sua estrutura corporal é característica: possuem olhos grandes multifacetados, um longo corpo e dois pares de asas transparentes (às vezes com manchas coloridas).

Como atrair as Libélulas:


Animais benéficos para o seu jardim podem ser bem-vindos na sua área. Algumas espécies costumam visitar jardins, como besouros, joaninhas, libélulas e abelhas. Estes animais procuram habitats próximos de corpos de água estagnados, como poças temporárias e lagos temporários, além de zonas pantanosas e perto de ribeiros e riachos. Plantas e flores favoritas destes animais são Aster, Coreopsis, Lavandula, Nymphaea, Santolina e Zinia.

As Minhocas podem ser extremamente benéficas para seu jardim. Estes anelídeos possuem corpos cilíndricos e segmentados, com até 15 pares de corações e cílios para se locomover. Elas não possuem nem sistema auditivo nem visual. 

As minhocas consomem matéria orgânica do solo, liberando nitrogênio e outros nutrientes que melhoram a estrutura do solo para as plantas. Em cada metro quadrado de terra fértil com boa quantidade de matéria orgânica existem entre 70 a 100 espécies diferentes deste animal invertebrado.

Como atrair as Minhocas:


Se você deseja compartilhar seu jardim com animais benéficos, minhocas são ótimas opções. Mas para garantir que os minhocas se instalem e fiquem, é importante ter alguns cuidados específicos. Leve em consideração evitar uso de quaisquer fertilizantes sintéticos, herbicidas ou inseticidas. Adicione matéria orgânica para alimentar as minhocas a elas e regue regularmente suas plantações para manter a umidade do solo adequada.

Lagartos são répteis que vêm em todas as formas e tamanhos. Eles normalmente têm quatro pernas fortes, embora alguns não tenham nenhuma, fazendo com que pareçam cobras. Mas os lagartos podem ser distinguidos das cobras pela presença de pálpebras e aberturas para as orelhas. 

Lagartos também costumam ter caudas longas, e alguns são capazes de mudar de cor de um tom escuro e sutil para um tom brilhante e vívido ao tentar atrair parceiros ou afugentar ameaças. Alguns tipos de lagartos até usam as mudanças de cor como forma de comunicação entre si! As condições de temperatura e iluminação também podem afetar suas mudanças de cor. Esses répteis podem ser acréscimos valiosos ao seu jardim, pois se alimentam de insetos em vez de plantas.

Como atrair os lagartos:


Os lagartos são animais nativos dos trópicos. A maioria caça insetos ou cobras, usando sua língua áspera para capturar a presa. Eles constroem seus ninhos com materiais naturais, como pilhas de pequenas pedras e madeira apodrecida.

Pássaros são aves vertebradas e de penas, com corpos levemente ocos. Possuem patas para andar, asas para voar e bicos usados para capturar alimentos. As aves trazem muito além de colorido às jardins - os excrementos servem como fertilizante; as minhocas e insetos que procuram são úteis como adubo natural; por isso é importante proteger os pássaros do jardim. 

Eles se alimentam de flores silvestres, sementes, insetos (como lesmas, lagartas e pulgões) e podem causar danos caso não sejam devidamente controlados. Para evitar isso, recomenda-se usar barreiras para proteger os pássaros do jardim.

Como atrair os Pássaros:


Os pássaros necessitam de uma fonte segura de água para beberem e se banharem. É importante, portanto, que esta seja trocada periodicamente para satisfazer as suas necessidades. Para aumentar o número de pássaros no jardim, instale ninhos em locais seguros onde possam estar protegidos dos predadores. A cada espécie pertence um tipo de ninho diferente e é conveniente pesquisar qual é o mais adequado para atrair as aves que pretendemos ter nosso jardim.

Sapos são bestas anfíbias com um corpo largo e achatado. A sua cabeça é larga e combina-se diretamente com o corpo, sem qualquer pescoço visível. Abaixo do seu focinho, Sapos têm uma grande boca sem dentes, com duas pequenas narinas. 

Os olhos destes anfíbios são muito salientes e apresentam duas regiões bolbosas conhecidas com glândulas parotoidas que possuem uma substância fungicida em seu interior para dissuadir predadores potenciais. De forma geral, os sapos são animais benéficos pois alimentam-se de insetos tóxicos para os humanos, como as aranhas, lesmas e minhocas, que caçam usando as suas línguas pegajosas. Geralmente caçando à noite e ativando mais nos dias úmidos.

Como atrair os Sapos:


Se deseja ter sapos no seu jardim, uma das formas de atraí-los é criando um lago, estufa ou banheira artificial perto da área do jardim. Além disso, é importante fornecer aos sapos alguns lugares escuros e frescos onde eles possam se abrigar e se esconder. Isso pode ser feito usando vasos de barro distribuídos pelo jardim, troncos e pedras em volta de tanques.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem