Como plantar hortelã - planta medicinal e perfumada

Como-plantar-hortelã-planta-medicinal-e-perfumada
 

Ficha Técnica

Nome científico: Mentha sp
Nomes populares: Hortelã-comum, Hortelã-de-cheiro, Hortelã-pimenta, Hortelã-rasteira, Menta
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Hortelã-rasteira

A Hortelã Mentha sp. é uma planta comum em jardins e hortas, que pertence ao gênero Mentha. Esta espécie compreende as variáveis Mentha arvensis e a híbrida Mentha x piperita. Conhecida mundialmente, tanto como planta medicinal quantos aromatizante, a hortelã é largamente utilizada na indústria de alimentos, cosmética e farmacêutica. 

Suas folhas são oval-lanceoladas, serrilhadas e cor verde-arroxeada, enquanto as flores numerosas apresentam um tom roxo. O óleo essencial desta planta possui grande conteúdo de mentol.

A Hortelã (Mentha sp) é uma planta essencial para a culinária Árabe, onde é usada como tempero para muitos pratos, como esfihas, quibe e tabule. A utilização da hortelã na culinária moderna vem aumentando a cada dia com combinações inovadoras e saborosas, tais como sorvetes, sucos, drinques e doces. 

Planta medicinal Indicações: alterações gastro-intestinais, mau-hálito, verminoses, problemas respiratórios Propriedades medicinais: analgésica, expectorante, anti-helmíntica, descongestionante, anti-séptico, antiinflamatória, anti-espasmódica Partes utilizadas: folhas

Além dos jardins domésticos, esta planta pode também ser usada em medicina popular. Porém, é recomendado que ela não seja consumida por crianças pequenas ou por mulheres grávidas e lactantes.

Hortelã - Mentha sp. é uma planta ideal para jardins e hortas. Ela é muito fácil de cultivar, pois é extremamente resistente. Para obter uma boa produtividade, o solo deve possuir bastante fertilidade e matéria orgânica. 

As regas dever ser regulares para que o solo permaneça úmido, mas sem alagamentos. A Hortelã também tem grande resistência a geadas. É muito fácil propagá-la por rizomas, sementes ou divisão da planta!

Planta medicinal

Indicações: alterações gastro-intestinais, mau-hálito, verminoses, problemas respiratórios
Propriedades medicinais: analgésica, expectorante, anti-helmíntica, descongestionante, anti-séptico, antiinflamatória, anti-espasmódica
Partes utilizadas: folhas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem