Como cultivar a planta Lavandula sp.

Como-cultivar-a-planta-Lavandula-sp
 

Ficha Técnica

Nome científico: Lavandula sp
Nomes populares: Alfazema
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Lavanda

O gênero Lavandula sp. é composto por um grupo diversificado de plantas anuais, perenes, herbáceas e sub-arbustivas que são comuns nos jardins domésticos da América do Sul. A sua propagação tem sido facilitada pelo fato de as espécies L. angustifolia (lavanda-inglesa), L. x intermedia (lavanda-francesa) e L. stoechas (lavanda-espanhola) poderem ser cultivadas sem grande dificuldade. 

Estas três variedades são amplamente usadas na paisagem devido à sua beleza e cor, enquanto que a lavanda-inglesa e francesa também são apreciadas na medicina alternativa e perfumaria devido aos seus óleos essenciais aromáticos.

Dicas e cuidados sobre a Lavanda

Lavanda é uma planta com flor perfumada que pertence à família das mentas, Lamiaceae. Possui folhas opostas, lineares ou lanceoladas com folhagem branco-tomentosa e muito aromática de onde se extrai o seu valioso óleo. Suas flores são geralmente azuis ou arroxeadas e vêm em inflorescências pontiagudas. Existem vários híbridos e variedades como 'Alba' com flores brancas, 'Hidcote Pink' com flores rosas ou 'Nana' que tem um tamanho menor. Floresce durante a primavera e o verão, atraindo abelhas e borboletas.

A lavanda é um complemento perfeito para qualquer canteiro de flores ou borda, e fica linda quando plantada como um arbusto autônomo ou em um aglomerado irregular em jardins de estilo inglês. Também é ótimo para jardins de ervas e vai bem em vasos e vasos, tornando-se uma planta muito versátil que pode ser usada para fins ornamentais, medicinais, de aromaterapia, industriais e até mesmo culinários. As flores secas também podem ser usadas em arranjos florais e misturas de pot-pourri para adicionar beleza e perfume.

Dicas e cuidados sobre a Lavanda

A lavanda é uma planta robusta e de baixa manutenção que prospera em solos ensolarados e bem drenados. Para estimular a floração, podem ser necessárias podas leves e fertilizantes ricos em fósforo. Gosta do clima mediterrâneo ou subtropical e pode tolerar a seca, o frio e a geada. Algumas espécies e variedades também podem suportar o calor tropical. A reprodução é por divisão de plantas, estacas ou sementes.

Planta medicinal

Indicações: insônia, ansiedade, nervosismo, dor muscular, acne, inflamações na pele
Propriedades medicinais: analgésica, sedativa, antiinflamatória, anti-séptica, relaxante, calmante
Partes utilizadas: folhas, flores, caule

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem