Girassol ou Helianthus annuus Mirassol

 

Girassol ou Helianthus annuus Mirassol

Ficha Técnica

Nome científico: Helianthus annuus
Nomes populares: Mirassol
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Girassol ou Helianthus annuus Mirassol

O Girassol ou Helianthus annuus Mirassol é uma planta espetacular, tanto por sua beleza gigantesca quanto por sua capacidade de produzir muitas sementes com alto valor nutritiva. Como o próprio nome sinaliza, as inflorescências de girassol realizam heliotropismo, ou seja, seguem o sol. 

Por se tratar de uma espécie domesticada há milhares de anos, o homem acabou desenvolvendo um grande número de variedades, com dois objetivos principais: Plantas não ramificadas, com grandes capítulos únicos e muitas sementes para alimentação e oleaginosas; e plantas altamente ramificadas, com mais de uma flor para uso ornamental.

A maioria dos girassois é alta, chegando a 4 metros em cultivo, com troncos herbáceos e peludos. As folhas são ovais a em forma de coração e muito peludas, o que lhes confere uma cor cinza. As inflorescências capitulum são muito grandes e podem atingir 30 cm de diâmetro. 

Existem dois tipos de flores: juncos externos e juncos intermediários, flores prolíficas e hermafroditas. No entanto, os girassois raramente se autopolinizam. Baseia-se na polinização manual ou polinização de insectos com pólen de outras pessoas. A baga é um tipo de semente.

Os girassois são muito úteis no paisagismo, as variedades gigantes e ramificadas podem ser colocadas em fileiras ao longo de cercas e muros, para escondê-los provisoriamente. É preciso ter cuidado ao usar gigantes, pois em um espaço pequeno eles podem ficar desproporcionais e “reduzir” as construções. 

Dicas e cuidados sobre a Girassol ou Helianthus annuus Mirassol

As variedades anãs são adequadas para formar arranjos, bordaduras e canteiros, sendo também amplamente vendidas como vasos e jardineiras. Tem flores simples e duplas e vem em uma variedade de cores, principalmente amarelo, vermelho, laranja e marrom. É ideal para criar os filhos devido ao seu rápido desenvolvimento e ciclo de vida que garante uma boa educação.

Não podemos deixar de destacar a importância do girassol na alimentação humana e animal, devido às suas sementes e forragens com alto valor protéico e calórico, além de ser rico em vitamina E. Atualmente, o biodiesel também pode ser produzido a partir do seu óleo., tornando-se uma excelente fonte de energia renovável.

Deve ser cultivada em solo fértil e ensolarado, enriquecido com matéria orgânica. Algumas variedades podem tolerar sombra parcial, mas o frágil tronco em crescimento pode tombar com o peso da planta. Gosta de rega regular mas pode suportar curtos períodos de seca. Propaga-se facilmente por sementes na primavera e no verão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem