Medronheiro Arbutus unedo - Portugal Flora

Medronheiro-Arbutus-unedo-Portugal-Flora
 

Ficha Técnica

Nome científico: Arbutus unedo
Sinonímia: Arbutus crispa, Arbutus croomii, Arbutus idaea, Arbutus integrifolia, Arbutus intermedia
Nomes populares: Meródios, Ervedeiro, Êrvedo, Êrvodo
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Medronheiro

Medronheiro (Arbutus unedo) é uma árvore frutífera nativa da região mediterrânea e Europa ocidental. Ela tem um tronco curto, tortuoso e nodoso com casca marrom, copa arredondada a irregular que se estende com ramos eretos jovens de cor avermelhada. As folhas são grandes, simples, alternadas, resistentes, elípticas em cor verde-escura brilhante. Além do seu uso como fruto consumo humano, este também possui elevado valor ornamental.

O Medronheiro Medronheiro unedo, também conhecido como medronheiro, é uma bela planta com flor nativa do Mediterrâneo. Floresce entre o final do outono e o início do inverno, com pequenos cachos de flores brancas, amarelas ou rosa em forma de sino que pendem de forma ornamental. 

Os frutos do medronheiro, chamados medronhos, são laranja-avermelhados quando maduros, com casca granular e polpa comestível. Eles têm pequenas sementes angulares marrons dentro deles e podem levar quase um ano para amadurecer. O medronheiro muitas vezes floresce ainda carregando seus frutos, pois demoram muito para amadurecer.

Dicas e cuidados sobre o Medronheiro

Medronheiro Medronheiro unedo é uma árvore ideal para formar bosques e linhas em locais de clima mediterrâneo e solos rochosos. É uma das poucas espécies capazes de prosperar em áreas inclinadas. Por ser uma espécie resistente, não é difícil cultivá-la em seu quintal, principalmente para consumir seus frutos. 

Dá-se bem em jardins residenciais e grandes campos, bem como em pomares de macieiras em quintas, proporcionando ao ambiente não só os seus frutos como também o seu valor decorativo, devido à sua forma graciosa e floração abundante e duradoura. Também pode ser cultivada em vasos grandes, adornando terraços e varandas.

O Medronheiro Arbutus unedo é uma árvore de grande beleza, muito ideal para relaxar, ler ou descansar a sombra. Esta espécie possui uma capacidade notável de regeneração após os incêndios, ajudando também na preservação do solo contra processos erosivos. Além disso, ela pode ser utilizada para fitorremediação em solos contaminados com arsênio. 

A manutenção do medronheiro inclui a podar limpeza e é interessante, ainda na sua fase inicial de crescimento, realizar-se também a poda de formação da copa. É um espaço atrativo para abelhas, borboletas e pássaros tratando-se assim de um elemento rico para compor o paisagismo. E grandes benefícios surge também para os apicultores que se servem da floração abundante deste medronheiro para a produção de mel de qualidade ímpar.

Dicas e cuidados sobre o Medronheiro

Medronheiro Arbutus Unedo, também conhecido como strawberry tree, é uma árvore originária do Mediterrâneo cujo fruto é especialmente apreciado no sul de Portugal. Estes frutos possuem propriedades antioxidantes devido à sua riqueza em vitaminas A e C, bem como caroteno. Entretanto, nem todos concordam no sabor deste fruto; portanto, alguns o consideram desagradável enquanto outros o acham delicioso. 

Para o cultivo desta espécie não se exigem grandes requisitos. Ela prefere sol pleno ou meia sombra e solos silicosos, profundos e frescos, tendo tolerância ao frio invernal capaz de resistir temperaturas baixas (-12 ºC). Necessita rega regular logo após plantio e durante as épocas de estiagem. Propagação pela estaca ou semeadura.

Planta medicinal

Indicações: prisão de ventre, inchaço, distúrbios gastro-intestinais, dermatológicos, urológicos, cardio-vasculares, doenças renais, hipertensão, diabetes e problemas inflamatórios
Propriedades medicinais: laxativas, diuréticas, antioxidantes, adstringentes, antissépticas, antidiarreicas, depurativas
Partes utilizadas: folhas, cascas e raízes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem