Os incríveis benefícios para a saúde da melancia (Citrullus lanatus)

Os-incríveis-benefícios-para-a-saúde-da-melancia-Citrullus-lanatus
 

Ficha Técnica

Nome científico: Citrullus lanatus
Nomes populares: Melancieira
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a fruta Melancia

Melancia Citrullus lanatus é uma planta hortícola, herbácea, rasteira e trepadeira, cultivada em diversas regiões tropicais e estufas para produzir frutas conhecidas como melão, que são deliciosas e apreciadas por muitas pessoas em todo o mundo. Seus caules ou ramos são rastejantes, angulosos, pubescentes, estriados e possuem gavinhas ramificadas. As flores são solitárias e têm uma corola amarela. Podem ser machos ou fêmeas, estando ambos os gêneros presentes na mesma planta (espécies monóicas). A polinização é feita por insetos e pode ser polinizada cruzada ou autocompatível.

Melancia, binômio Citrullus lanatus, é um tipo de fruta pépon com casca espessa e peso variando entre 1 a 25kg. Seu revestimento externo se apresenta em diferentes tons de verde a verde-acinzentado solo ou manchado, enquanto que a sua polpa suculenta pode ser de cor avermelhada ou amarela, alaranjada ou mesmo brincante. Suas sementes grandes, em forma de gota, costumam ser marrons, pardas ou brancas. Estudos revelaram as cultivares da melancia diplóides (originais para esta espécie) e triplóides (resultantes da união entre flores femininas tetraplóides e pólen masculino diplóide).

Dicas e cuidados sobre a fruta Melancia

Melancia (Citrullus lanatus) é um delicioso fruto doce e refrescante, típico das estações mais quentes. Geralmente comido in natura apenas refrigerado, suco de melancia pode ser obtido liquidificando ou centrifugando a polpa, removendo antes as sementes. A casca da melancia e os frutos pequenos podem ser consumidos em forma de legumes fritos ou em conservas tipo picles, enquanto compotas ou geléias saborosas podem se obter na casca. Na China as sementes da melancia são comumente torradas e temperadas como as sementes de girassol.

A Melancia Citrullus lanatus é uma frutífera de fácil cultivo, exigindo pleno sol, solo fértil e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e regado a cada dois dias no período da tarde. Pode ser propagada facilmente através de sementes plantadas no início da primavera (em regiões subtropicais) ou durante todo o ano (em regiões tropicais e equatoriais). O plantio deve ser feito diretamente no local definitivo, semeado em covas largas e profundas com no mínimo 30 cm de profundidade previamente adubadas com boas fontes de nitrogênio, fósforo e potássio como esterco envelhecido (cerca de 500 gramas) ou adubo NPK granulado (cerca de 100 gramas).

Dicas e cuidados sobre a fruta Melancia

Melancia (Citrullus lanatus) é uma trepadeira perene com espaçamento recomendado de 2 metros entre linhas e entre as plantas. Mantenha as sementes cobertas com 3 a 4 cm de terra e certifique-se de que a rega não seja muito frequente, bem como prevenir ensimagem e infestações prematuras. Os frutos maduros costumam mudar de cor no lado direcionado para o solo (de branco a amarelado) e começa sua colheita 110 dias após o plantio. Se quiser testar se está pronto, bata levemente na fruta: um som ôco confirmará a madurez enquanto um som metálico indicará que está verde.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem