Sumaré-da-praia Cyrtopodium flavum: uma rara e bela orquídea

 Se você é fã de orquídeas raras e exóticas, não pode perder a Sumaré-da-praia Cyrtopodium flavum. Aprenda tudo sobre esta espécie deslumbrante e seu habitat natural em nosso guia.

Sumaré-da-praia Cyrtopodium flavum: uma rara e bela orquídea

Ficha Técnica

Nome científico: Cyrtopodium flavum
Sinonímia: Tylochilus flavus Nees, 1832 (homotípico); Epidendrum polyphyllum Vell., 1831; Cyrtopodium paranaense Schltr., 1920; Cyrtopodium polyphyllum (Vell.) Pabst ex F.Barros, 1994; Cyrtopodium paranaense var. pickelii Hoehne, 1999; Cyrtopodium polyphyllum var. pickelii (Hoehne) L.C.Menezes, 1999
Família: 
Luminosidade: 

Cyrtopodium flavum: The Yellow Orchid of the Beach

.
Cyrtopodium flavum, também conhecida como Sumaré-da-praia, é uma orquídea natural, simpodial, terrestre e psamófita que se desenvolve em áreas arenosas e secas. É encontrada em áreas de restinga do Rio Grande do Sul ao Pará no Brasil. O nome do gênero vem da palavra grega Kyrtós, que significa "curvo", e Pódion, que significa "pequeno pé", referindo-se à base curva da coluna. O nome da espécie, Flavum, vem da palavra latina para "amarelo", devido à cor de suas flores.
.
Portanto, quando foi transferido para o gênero Cyrtopodium, deveria ter mantido esse epíteto. No entanto, a Royal Horticultural Society (RHS), organização internacional responsável pelo registro de orquídeas, data a nomenclatura de Velloso em 1831, um ano depois de ter sido considerada oficial. Para complicar, muitos antigos entusiastas de orquídeas ainda se referem a ela por outro sinônimo: Cyrtopodium paranaense. No entanto, optamos por seguir a convenção de nomenclatura do RHS.
.
A Sumaré-da-praia Cyrtopodium flavum é uma espécie de orquídea com pseudobulbos eretos e cilíndricos que se afunilam gradativamente em direção ao ápice. Os pseudobulbos mais velhos podem perder as folhas. Floresce da primavera ao início do verão, com hastes de flores subindo acima da folhagem e contendo cerca de 150 flores perfumadas de 2,5 a 4,0 cm de diâmetro e duram cerca de 30 dias. Curiosamente, esta orquídea não oferece nenhuma recompensa aos seus polinizadores. Em vez disso, imita as flores amarelas de plantas próximas, como Stigmaphyllon arenicola (que produz óleo) e Crotalaria vitellina (que produz néctar).
.
A orquídea Sumaré-da-praia Cyrtopodium flavum pode ser encontrada em altitudes que variam do nível do mar a 1.100 metros. Ela prospera em climas moderados a quentes e cresce em solos arenosos ou rochas. Para cultivar esta orquídea, recomenda-se o uso de grandes vasos de plástico com uma mistura de substrato de uma parte de turfa fertilizada, duas partes de areia grossa lavada, uma parte de solo superficial e uma parte de fundição de minhoca com uma camada de drenagem no fundo. Alternativamente, uma mistura de substrato de três partes de areia, uma parte de carvão, uma parte de casca de pinheiro e uma parte de brita também pode ser usada. Esta orquídea também pode ser cultivada diretamente em canteiros com boa drenagem usando um dos substratos mencionados.
.
A orquídea Sumaré-da-praia Cyrtopodium flavum deve ser cultivada a pleno sol com regas freqüentes durante a primavera e o verão, mas sem excesso de rega. Durante o inverno, o C. flavum entra em dormência e a rega deve ser reduzida. Tenha cuidado com brotos novos, pois eles tendem a apodrecer com o excesso de água. A adubação mensal pode ser feita com adubo orgânico tipo AOSP ou similar, aspergido sobre o substrato. Também é recomendado um fertilizante NPK balanceado e de longa duração, como o cote, com a dosagem de acordo com as instruções do fabricante. A faixa de temperatura para seu crescimento é ampla, variando de 11 a 32ºC. Embora seja uma planta de pleno sol, pode ser sombreada a 30% em um orquidário, com luminosidade ideal acima de 52.000 lux. Prefere umidade relativa de 60 a 70%, com boa ventilação. Pode ser propagada por divisão das touceiras, sendo que cada nova planta possui pelo menos quatro pseudobulbos adultos interligados pelo rizoma, bem enraizados e com broto guia.
.

Atenção

Ameaçada devido à coleta indiscriminada e pela devastação do seu habitat, que se degrada pela exploração imobiliária e turismo sem controle.
Cyrtopodium flavum: The Yellow Orchid of the Beach

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Sumaré-da-praia Cyrtopodium flavum: Characteristics and Habitat

1.Introdução

Sumaré-da-praia Cyrtopodium flavum é uma bela e rara espécie de orquídea encontrada no Brasil. Também é conhecido como Cyrtopodium amarelo e é muito procurado por entusiastas e colecionadores de orquídeas.


2. Aparência

O Sumaré-da-praia Cyrtopodium flavum tem uma aparência única com suas flores amarelas brilhantes que florescem nos meses de verão. As flores são grandes e vistosas, com um labelo distinto orlado por cerdas brancas. A planta em si pode crescer até 1 metro de altura e tem folhas longas e finas de cor verde.


3. Habitat

Esta espécie de orquídea é nativa do bioma da Mata Atlântica no Brasil, onde cresce em solos arenosos próximos à costa. É encontrado em áreas com alta umidade e recebe muita chuva durante todo o ano.


4. Estado de Conservação

O Sumaré-da-praia Cyrtopodium flavum é considerado uma espécie rara e ameaçada de extinção devido à perda de habitat e supercoleção. É protegido pela lei brasileira e esforços estão sendo feitos para conservar e proteger seu habitat natural.

Sumaré-da-praia Cyrtopodium flavum: Characteristics and Habitat

5. Cultivo

Esta espécie de orquídea é difícil de cultivar e requer condições de cultivo específicas para prosperar. Prefere luz brilhante, indireta e altos níveis de umidade. É melhor cultivado em uma mistura de vasos bem drenada e rica em matéria orgânica. A rega deve ser feita regularmente, mas deve-se tomar cuidado para não regar demais a planta.


6. Usos

O Sumaré-da-praia Cyrtopodium flavum é cultivado principalmente por seu valor ornamental. É uma escolha popular para colecionadores e entusiastas devido à sua aparência única e raridade. Também é usado na medicina tradicional no Brasil, onde se acredita ter propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.


7. Conclusão

A Sumaré-da-praia Cyrtopodium flavum é uma bela e rara espécie de orquídea muito valorizada por colecionadores e apreciadores. Sua aparência e habitat únicos o tornam uma planta fascinante para estudar e cultivar, e esforços devem ser feitos para conservar e proteger seu habitat natural para garantir sua sobrevivência para as gerações futuras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem