Phoenix canariensis: A tamareira das Ilhas Canárias

 Se você está interessado em palmeiras, a Tamareira-das-Canárias, ou Phoenix canariensis, é uma espécie que você não pode perder. Descubra mais sobre ela agora!

Phoenix canariensis: A tamareira das Ilhas Canárias

Ficha Técnica

Nome científico: Phoenix canariensis
Nomes populares: Palmeira-das-canárias, Palmeira-tamareira
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Canary Island Date Palm (Phoenix canariensis)

.
A Fênix canariensis, também conhecida como tamareira-das-canárias, é uma palmeira robusta e rústica. Possui tronco único, medindo em torno de 70 a 90 cm de diâmetro, podendo atingir até 20 metros de altura. Suas folhas longas e pinadas têm folíolos afilados e uma cor verde brilhante. Quando as folhas caem, deixam para trás parte de suas bainhas presas ao tronco, criando um ambiente ideal para muitas epífitas se não forem removidas. As pequenas flores brancas são reunidas em grandes inflorescências e dão origem a frutos alaranjados do tamanho de azeitonas, conhecidos como drupas, muito apreciados pelos pássaros.
.
A Phoenix canariensis, também conhecida como tamareira das Ilhas Canárias, é uma árvore majestosa que pode não ser adequada para jardins residenciais de pequeno ou médio porte, pois pode dominar a propriedade. Porém, sua beleza é muito valorizada em parques, avenidas e grandes jardins residenciais ou corporativos. Tem uma taxa de crescimento moderada a lenta. Curiosamente, na ilha de La Gomera, nas Ilhas Canárias, os habitantes locais extraem a seiva da palmeira para produzir um tipo de mel de palma, que é vendido nos mercados locais. Essa extração é feita por meio de incisões no tronco, o que não agride a planta.
.
A planta Tamareira-das-canárias, também conhecida como Phoenix canariensis, deve ser cultivada em áreas com exposição total ao sol, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, e com regas regulares durante o período de crescimento. Essa planta é tipicamente tropical e precisa de calor para se desenvolver plenamente. Em regiões temperadas, é possível cultivá-la em vasos que podem ser levados para estufas durante o inverno. A Tamareira-das-canárias é tolerante à seca e à salinidade do solo. É comum podar as folhas inferiores para estimular o crescimento da parte superior e reduzir o volume da copa. A planta se multiplica por meio de sementes.
Canary Island Date Palm (Phoenix canariensis)

Phoenix canariensis - Canary Island Date Palm

.

1.Introdução

Tamareira-das-canárias, também conhecida como Phoenix canariensis, é uma espécie de palmeira nativa das Ilhas Canárias. É uma planta ornamental popular em muitas partes do mundo devido à sua aparência atraente e rusticidade.

2. Aparência

A Tamareira-das-canárias pode crescer até 20 metros de altura e tem um tronco grosso que pode atingir até 60 centímetros de diâmetro. Suas folhas são grandes e em forma de leque, com comprimento de até 5 metros. A árvore também produz pequenas flores amarelas que florescem na primavera.

3. Habitat

A Tamareira-das-canárias é nativa das Ilhas Canárias, onde cresce em uma variedade de habitats, incluindo áreas costeiras, montanhas e vales. Também é comumente encontrado em parques e jardins em muitas partes do mundo.

4. Cultivo

A Tamareira-das-canárias é uma planta resistente que pode tolerar uma ampla gama de condições de cultivo. Prefere solo bem drenado e pleno sol, mas também pode crescer em sombra parcial. Também é tolerante à seca e pode sobreviver em áreas com pouca chuva.
Phoenix canariensis - Canary Island Date Palm

5. Usos

A Tamareira-das-canárias é utilizada principalmente como planta ornamental em parques e jardins. Sua aparência atraente e robustez o tornam uma escolha popular para paisagismo. A árvore também é utilizada por seus frutos, que são comestíveis e de sabor adocicado.

6. Conservação

A Tamareira-das-canárias não está atualmente listada como uma espécie em extinção, mas seu habitat natural está ameaçado por atividades humanas, como urbanização e agricultura. Esforços estão sendo feitos para conservar a espécie e proteger seu habitat natural.

7. Fatos interessantes

- A tamareira-das-canárias também é conhecida como tamareira das Canárias.
- A árvore recebeu o nome da cidade de Tamar, em Israel, onde foi originalmente cultivada.
- O fruto da Tamareira-das-canárias é conhecido como tâmara, mas não é da mesma espécie da tamareira (Phoenix dactylifera).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem