Tamarillo: benefícios para a saúde e informações nutricionais

 Quer saber mais sobre o tamarilho Solanum betaceum? Este artigo traz informações nutricionais e benefícios para a saúde dessa fruta deliciosa.

Tamarillo: benefícios para a saúde e informações nutricionais

Ficha Técnica

Nome científico: Solanum betaceum
Sinonímia: Cyphomandra betacea, Cyphomandra crassicaulis
Nomes populares: Tomate-de-árvore, Sangue-de-boi, Tomatão, Tomate-francês, Tomate-brasileiro, Tomate-inglês, Tomarilho, Tomate-japonês, Tomate-maracujá
Família: 
Luminosidade: 

Tamarillo (Solanum betaceum): A Review of Its Potential Health Benefits

.
Tamarilho, também conhecido como Solanum betaceum, é um arbusto perene frutífero nativo da região andina do Peru, Equador, Chile, Colômbia e Bolívia. Desde então, espalhou-se por outras regiões subtropicais, deliciando o paladar de várias culturas com seus deliciosos frutos. A planta tem um tronco ereto e lenhoso que se ramifica a partir de certa altura, muitas vezes atingindo o tamanho de uma pequena árvore de 3 a 5 metros de altura. Suas folhas são grandes, ovais a em forma de coração, verdes e pubescentes. As flores perfumadas vêm em cachos de 10 a 50 e podem se autopolinizar, mas também atraem abelhas e borboletas. O fruto comestível é de forma oval com uma casca fina, brilhante, lisa ou estriada. No seu interior, é dividido em compartimentos com numerosas sementes duras envolvidas por uma polpa gelatinosa, assemelhando-se a verdadeiros tomates. Dependendo da variedade, a fruta pode ser amarela, laranja, vermelha ou roxa.
.
O Tamarilho, também conhecido como Solanum betaceum, é uma fruta altamente nutritiva, pobre em calorias e rica em fibras, antioxidantes, minerais e vitaminas A, B6 e C. Também é abundante em potássio, que ajuda a equilibrar os sais da nossos corpos. Com o seu delicioso sabor agridoce, o tamarilho pode ser apreciado fresco, cozido, grelhado ou assado. É perfeito para saladas, sucos, sorvetes, molhos, aperitivos, geléias e conservas.
.
Tamarilho, também conhecido como Solanum betaceum, é uma planta de crescimento rápido que se desenvolve em canteiros protegidos do sol forte do meio-dia e ventos fortes. Atinge seu pico de produção por volta dos 4 anos de idade, mas tem uma vida útil relativamente curta de 8 a 12 anos. O Tamarilho também pode ser cultivado em vasos e vasos grandes e bem drenados. A poda anual é necessária para retirar os ramos já frutificados, o que estimula o novo crescimento e revitaliza a planta. O Tamarilho é cultivado comercialmente em países como Nova Zelândia, Portugal, África do Sul, Sri Lanka, Índia e Califórnia (EUA). Embora existam alguns pomares comerciais no Brasil, é mais comumente cultivado em hortas caseiras e pomares de pequena escala.
.
O Tamarilho Solanum betaceum deve ser cultivado a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e irrigado frequentemente. Não tolera o encharcamento, o que pode levar rapidamente à podridão das raízes. Em climas secos, é melhor cultivá-lo na sombra parcial. Embora seja originário de um clima subtropical, é importante protegê-lo de ventos fortes e geadas. Não suporta calor excessivo ou seca. Pode ser propagada por sementes ou por estacas, que devem ser enraizadas em substrato úmido. As sementes germinarão em 20 dias.
Tamarillo (Solanum betaceum): A Review of Its Potential Health Benefits

Tamarillo: A Nutritious and Delicious Fruit

.

1.O que é Tamarilho Solanum betaceum?

Tamarilho Solanum betaceum, também conhecido como tomateiro ou tamarillo, é uma árvore frutífera nativa da América do Sul. Pertence à família Solanaceae, que inclui outras frutas populares como tomate, pimentão e berinjela.

2. Aparência e Sabor

O fruto da árvore Tamarilho Solanum betaceum é oval e pode variar de amarelo a vermelho. A carne é suculenta e tem um sabor picante e levemente adocicado. Muitas vezes é comparado a um cruzamento entre um tomate e um maracujá.

3. Valor Nutricional

Tamarilho Solanum betaceum é uma rica fonte de vitaminas e minerais, incluindo vitamina A, vitamina C, potássio e ferro. Também é rico em antioxidantes, que podem ajudar a proteger o corpo contra os danos dos radicais livres.

4. Usos culinários

Tamarilho Solanum betaceum é uma fruta versátil que pode ser utilizada em diversos pratos. Pode ser comido cru, fatiado e adicionado a saladas, ou usado para fazer compotas, geleias e molhos. Também pode ser cozinhado e utilizado em pratos salgados como ensopados e caril.
Tamarillo: A Nutritious and Delicious Fruit

5. Benefícios para a saúde

Além de seu valor nutricional, Tamarilho Solanum betaceum demonstrou ter uma série de benefícios para a saúde. Pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol, melhorar a digestão e estimular o sistema imunológico. Também pode ter propriedades anti-inflamatórias e potencialmente ajudar a prevenir certos tipos de câncer.

6. Cultivo de Tamarilho Solanum betaceum

As árvores Tamarilho Solanum betaceum são relativamente fáceis de cultivar e podem ser cultivadas em uma variedade de climas. Eles preferem solo bem drenado e muita luz solar. As árvores podem ser propagadas a partir de sementes ou estacas e normalmente começam a produzir frutos dentro de 2 a 3 anos.

7. Disponibilidade

Tamarilho Solanum betaceum não é tão amplamente disponível como algumas outras frutas, mas pode ser encontrado em mercearias especializadas ou mercados de agricultores. Também é possível cultivar sua própria árvore e desfrutar de frutas frescas direto do seu quintal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem