Plant Profile: Norantea Brasiliensis

Plant Profile: Norantea Brasiliensis
 

Ficha Técnica

Nome científico: Norantea brasiliensis
Sinonímia: Schwartzia brasiliensis
Nomes populares: Flor-de-papagaio, Agarrapé, Chinelo-de-anjo, Pente-de-macaco, Rabo-de-arara
Família: Marcgraviaceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a flor de papagaio

Esta planta geralmente cresce em florestas costeiras e ribeirinhas, bem como em áreas pantanosas. Os seus ramos são inicialmente eretos mas acabam por se tornar trepantes, permitindo-lhe apresentar-se como um arbusto, trepadeira ou mesmo uma pequena árvore que pode atingir os oito metros de altura. 

As folhas são simples, de forma oval com nervuras proeminentes que se tornam avermelhadas quando jovens e verdes quando maduras. Há também uma rara variedade variegada com marmoreio branco que tem cultivo limitado.

Norantea brasiliensis é uma planta com flor que floresce quase o ano todo, mas principalmente durante a primavera e o outono. Suas vistosas inflorescências são racemos terminais que lembram as cerdas de uma escova de cabelo. As flores, dispostas em espiral, mudam gradualmente de amarelo para vermelho ao longo do tempo e possuem nectários extraflorais em forma de bolsas. 

Dicas e cuidados sobre a flor de papagaio

São hermafroditas, protândricos e autocompatíveis com estrutura tubular. Por produzirem néctar abundante, são altamente atrativas para diversas espécies de aves, como beija-flores e sanhaços, que atuam como polinizadores da planta. No verão, pequenos frutos em forma de globo amadurecem em cápsulas cor de vinho que se deiscem para liberar sementes semilunares com viabilidade variável que podem germinar espontaneamente ao redor da planta mãe.

Norantea brasiliensis é um arbusto extraordinário, perfeito para quem deseja um jardim único e sofisticado. Seu uso em paisagismo é bastante raro, e a gama de cores de suas flores, do amarelo ao vermelho, traz uma interessante profusão de tons quentes a qualquer projeto. Além de contribuir para a preservação da flora nacional ao garantir a sobrevivência dessa espécie ameaçada de extinção, a Norantea se adapta a diversos estilos de jardins e é uma das preferidas no paisagismo litorâneo por ter origem em áreas de restinga. 

É uma espécie tão versátil que pode ser aplicada como arbusto ou árvore isolada e também em telhados verdes, encostas, combinações com outras plantas ou canteiros formando massas interessantes. Também pode ser apoiado em paredes ou cercas, pois pode ser treinado como escalador usando raízes adventícias. Perfeito para terraços, pátios, varandas e varandas expostas, onde pode ser usado em vasos ou floreiras.

Dicas e cuidados sobre a flor de papagaio

Norantea brasiliensis é uma espécie de baixa manutenção e fácil cultivo que requer pelo menos 6 horas de sol direto por dia. Se cultivada como arbusto, a poda regular é necessária para promover o adensamento. A forma única da inflorescência da planta lembra um pincel e pode despertar o interesse das crianças. Ela prospera em solo arenoso e bem drenado, rico em matéria orgânica, quando cultivado a pleno sol. No caso de plantas em vasos, o ideal é manter o solo constantemente úmido, sem deixar secar completamente entre as regas. 

Nos jardins, pode ser necessária rega suplementar durante longos períodos de seca. Manter uma camada de cobertura morta, como casca de pinheiro, palha ou folhas secas, ajudará a reter a umidade e a temperatura do solo. Norantea brasiliensis prefere climas quentes e amenos e não pode suportar condições severas de congelamento, mas pode tolerar geadas leves, condições de solo salgado e fortes ventos marítimos. A adubação mensal com fertilizantes orgânicos e minerais NPK 10-10-10 é recomendada para um ótimo crescimento. Esta planta pode ser propagada por sementes ou por técnicas de alporquia e estacas.

Planta medicinal

Indicações: malária, doenças cardíacas
Propriedades medicinais: antimalárica, analgésica, anti-inflamatória, antitumoral, antibacteriano, tripanocida
Partes utilizadas: raízes, folhas e caule

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem