Cultivo e colheita de nogueira-pecan (Carya illinoinensis)

Cultivo e colheita de nogueira-pecan (Carya illinoinensis)
 

Ficha Técnica

Nome científico: Carya illinoinensis
Nomes populares: Nogueira-pecan, Noz-pecan, Pecan
Família: Juglandaceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Noz Pecan

A nogueira-pecã, também conhecida como Carya illinoinensis, é uma grande árvore frutífera caducifólia, ornamental e longeva. Originário da América do Norte, o nome "Pecan" significa "noz que precisa de uma pedra para quebrar". Estas majestosas árvores podem atingir impressionantes 44 metros de altura quando totalmente maduras, porém seu ritmo de crescimento é relativamente lento. 

Na verdade, demoram cerca de 10 anos para atingirem apenas 5 metros de altura. Em média, as Nogueira-pecã adultas atingem entre 12 e 23 metros de altura, com um diâmetro de tronco de cerca de 2 metros. Os troncos são retos e a casca é inicialmente cinza e lisa em espécimes jovens, mas depois torna-se estriada, áspera e de cor marrom-avermelhada à medida que envelhecem. As folhas são verdes e pinionadas com aproximadamente 9 a 17 folíolos pontiagudos.

As inflorescências da nogueira-pecã (Carya illinoinensis) são terminais, com amentos masculinos longos e pendentes, com flores numerosas, e espigas femininas com flores menores e menos visíveis que se misturam com a folhagem. As flores não são particularmente atrativas, sendo verdes e discretas. A polinização é mediada pelo vento. 

Dicas e cuidados sobre a Noz Pecan

O fruto é uma drupa que consiste em uma noz oval a oblonga envolta em uma casca grossa e verde que se torna marrom e se divide em quatro partes quando madura. A noz tem uma casca amadeirada e contém uma deliciosa amêndoa com um sabor rico, único, doce e amanteigado. 

As nozes podem ser consumidas frescas ou cozidas em uma variedade de pratos doces e salgados, como tortas, chocolates, licores, assados, saladas, risotos, sorvetes, bolos finos e doces de festa. Proporcionam excelente nutrição devido ao seu alto teor de minerais essenciais, vitamina E e ácidos graxos mono e poliinsaturados, tornando-os considerados alimentos funcionais.

A nogueira-pecã, cientificamente conhecida como Carya illinoinensis, é uma árvore elegante que cresce em grandes jardins residenciais e industriais ou pomares caseiros. É importante levar em consideração seu tamanho adulto na hora de escolher um espaço para plantio para evitar possíveis problemas no futuro. Embora exija paciência, cuidar dessa espécie recompensa as gerações vindouras. 

A manutenção mínima é necessária, limitada apenas ao plantio e aos primeiros anos de crescimento. Além disso, a madeira produzida por essa árvore é de excelente qualidade e pode ser utilizada para a fabricação de móveis. No entanto, vale a pena notar que as nozes atraentes também podem chamar a atenção dos esquilos!

A nogueira-pecã deve ser cultivada a pleno sol, preferencialmente em solos férteis, profundos, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente nos primeiros anos de implantação. Tem grande adaptabilidade e prospera em diferentes tipos de solo e condições climáticas. No entanto, não tolera alagamentos ou secas prolongadas. Como uma árvore de crescimento lento, deve ser fertilizada anualmente. A planta pode ser propagada por sementes, mas mais comumente por estacas, enxertos e brotamentos. 

Dicas e cuidados sobre a Noz Pecan

As mudas são geralmente cultivadas a partir de plantas híbridas, enquanto os brotos são cultivados a partir de castanhas-da-índia. Existem mais de 500 variedades diferentes de noz-pecã, que variam principalmente em produtividade e características dos frutos. 

As mudas enxertadas de plantas híbridas podem começar a produzir entre o 2º e o 4º ano após o plantio, enquanto as plantas nascidas de sementes demoram entre 15 a 20 anos para iniciar a produção. Em ambos os casos, a longevidade das árvores é bastante elevada, ultrapassando os 200 anos. O espaçamento recomendado para o plantio é de 7 a 10 metros entre as árvores e as fileiras.

Planta medicinal

Indicações: Envelhecimento, Colesterol Alto, Problemas cardiovasculares, Câncer, Obesidade, Desnutrição, Diabetes, Intoxicações, Úlceras, Feridas, Artrite, Afecções do Fígado, Afecções dos ovários, Afecções Uterinas, Cólicas Menstruais, Rinite Alérgica, Sinusite, Bronquite, Problemas nervosos
Propriedades medicinais: Antioxidante, Reduz o colesterol, Provoca saciedade, Nutriente, Hipoglicemiante, Emagrecedor, Tônico, Estimulante, Desintoxicante, Cicatrizante, Depurativo, Diurético
Partes utilizadas: Cascas e Nozes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem