Cultivo e cuidado da Ócna (Ochna serrulata)

Cultivo e cuidado da Ócna (Ochna serrulata)
 

Ficha Técnica

Nome científico: Ochna serrulata
Família: Ochnaceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Ochna Serrulata

A Ócna Ochna Serrulata é um arbusto de folha caduca com textura lenhosa e atraentes flores e frutos. Tem uma altura média de 1-2 metros, mas ocasionalmente pode crescer até 6 metros, transformando-se numa pequena árvore. Seu tronco é esguio, com casca marrom lisa e hastes ramificadas cobertas por manchas irregulares de cor clara. 

As folhas elípticas a ovais são coriáceas e têm bordas serrilhadas que mudam de marrom-bronzeado para verde brilhante à medida que amadurecem. Delicadas flores amarelas florescem brevemente na primavera ao longo dos galhos, atraindo abelhas e borboletas. Depois que as flores caem, as sépalas verdes permanecem e gradualmente se transformam em uma vistosa cor vermelha carmim com o tempo. 

Dicas e cuidados sobre a Ochna Serrulata

Neste ponto, um curioso conjunto se forma onde o receptáculo floral também se expande em um tom vermelho marcante com frutos em desenvolvimento no interior. Essas bagas pretas ovais são altamente atraentes para os pássaros que ajudam na dispersão de suas sementes por meio de seus hábitos alimentares.

A Ócna Ochna serrulata é um arbusto versátil que pode ser usado em paisagismo como um recurso autônomo ou em grupos para formar sebes informais ou formais. Embora seu formato natural já seja bonito, essa planta tolera podas, que podem ser feitas após a frutificação para dar o formato desejado e promover um crescimento mais denso. 

É uma excelente sebe resistente ao vento e também pode ser cultivada em recipientes. Em países de clima temperado, é prática comum manter a planta ao ar livre durante os meses mais quentes e movê-la para dentro de casa durante o inverno. No entanto, devido à fácil propagação, esta espécie pode tornar-se invasora em certas circunstâncias.

Dicas e cuidados sobre a Ochna Serrulata

Ócna Ochna serrulata é uma planta que deve ser cultivada em solo bem drenado e enriquecido com matéria orgânica, seja sob sol pleno ou meia-sombra. Ela prefere climas quentes e úmidos, e cresce melhor em regiões livres de geadas severas (embora possa resistir a temperaturas levemente frias). 

A planta se propaga por sementes frescas, que devem ser germinadas imediatamente após a coleta, levando cerca de seis semanas para emergir. É possível também propagá-la através do plantio de ramos semi-lenhosos durante as estações da primavera e verão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem