Pata-de-vaca: Bauhinia variegata

 Explore o mundo da Pata-de-vaca (Bauhinia variegata), uma das plantas mais queridas da América Latina! Este guia cobre todos os seus incríveis benefícios, requisitos de crescimento e muito mais.

Pata-de-vaca: Bauhinia variegata

Ficha Técnica

Nome científico: Bauhinia variegata
Sinonímia: Bauhinia chinensis, Bauhinia decora, Phanera variegata
Nomes populares: Árvore-de-orquídeas, Árvore-orquídea, Casco-de-vaca, Casco-de-vaca-lilás, Pata-de-vaca-lilás, Mororó, Bauínia, Pé-de-boi, Pata-de-vaca-rosa
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

What is a pata de vaca?

.
A pata-de-vaca (Bauhinia variegata) é uma árvore semidecídua nativa da China e Índia, muito utilizada no paisagismo urbano nas regiões sul e sudeste do Brasil. Tem porte médio, atingindo de 6 a 12 metros de altura, mas raramente ultrapassa os 10 metros. O tronco tem cerca de 30 a 40 cm de diâmetro, é retorcido e geralmente possui um caule curto, que se ramifica na base. Sua folhagem é esparsa e ramificada formando uma copa cheia e larga durante a primavera e o verão proporcionando boa sombra. No outono perde gradativamente as folhas sem ficar totalmente desprovida delas. 
.
As folhas são arredondadas, coriáceas com nervuras claras, bilobadas e por sua forma típica de pé são responsáveis ​​pelo curioso nome desta árvore. A floração vistosa começa no meio do inverno e dura até a primavera. As flores são grandes, pentâmeras com longos estames de cor rosa a lilás em sua espécie típica portando pétala superior modificada apresentando cerca de dois tons de rosa mais profundo dando à flor um aspecto de orquídea. 
.
As flores também são muito atraentes para polinizadores e pássaros selvagens. As seguintes frutas são do tipo leguminosa; deiscente; achatado; acastanhado; longo; seco contendo sementes lenticulares. Eles ficam pendurados na árvore mesmo quando maduros por meses. Há também uma variedade de flores brancas conhecida como Bauhinia variegata ‘Candida’
Pata-de-vaca: Bauhinia variegata
A pata-de-vaca (Bauhinia variegata) é uma escolha ideal para paisagismo urbano, devido ao seu pequeno porte, crescimento rápido e belo aspecto. Suas raízes não agressivas também a tornam perfeita para revestir calçadas, canteiros centrais e pequenos quintais comuns nas cidades. Também é amplamente utilizado em parques e praças públicas, bem como áreas de condomínios. 
.
Suas flores delicadamente perfumadas trazem um elemento encantador e são frequentemente usadas como ponto focal da paisagem. Através da polinização cruzada com Bauhinia purpurea, esta espécie híbrida conhecida como Bauhinia x blakeana foi criada, com suas distintas flores rosas mais comumente referidas como a árvore da orquídea de Hong Kong.
.
Pata-de-vaca (Bauhinia variegata) deve ser cultivada em solo profundo, drenável e fértil. É ideal enriquecer o solo com matéria orgânica para melhor desenvolvimento da planta e garantir irrigação regular durante os dois primeiros anos. A pata-de-vaca é suscetível a cochonilhas se nenhuma medida de controle for tomada, podando os ramos afetados assim que observar o ataque. Podas de limpeza no fim do inverno são aconselhadas para prevenção de pragas e doenças. Plantas estabelecidas não necessitam adubação nitrogenada uma vez que é uma leguminosa e fixa nitrogênio por meio de bactérias específicas, mas respondem bem à suplementação potassio e fosforo, beneficiando as florações. 
.
Sustenta resistente geadas moderadas, mas tem seu desenvolvimento mais satisfatório em clima ameno e quente. Não tolera áreas litorâneas pois é sensível a ventos intensos bem como salinidade do solo, portanto local apropriado estaria afastado destes fatores. Multiplica-se com sementes recentemente colhidas que caem naturalmente em saquinhos com substrato mantido úmido dentro de 15 dias; também pode ser propagada por estacas ou alporques de ramos semi lenhosos .
.

Planta medicinal

Indicações: Diabetes
Propriedades medicinais: Hipoglicemiante, Diurética
Partes utilizadas: Folhas
Pata-de-vaca: Bauhinia variegata

Bauhinia variegata (Pata de Vaca) | Plants of the World Online | Kew Science

.
1. A pata-de-vaca (Bauhinia variegata) é um arbusto perene com ampla floração, nativo da América do Sul e Central.
.
2. Cresce até 15 metros de altura, com folhas grandes e resistentes, do tamanho de pratos de jantar.
.
3. As flores da Pata-de-Vaca vêm em cores como rosa, branco, amarelo e vermelho, e atraem uma variedade de polinizadores.
.
4. A planta tem muitos usos medicinais e acredita-se que seja capaz de tratar inúmeras doenças, como gripes, resfriados, doenças brônquicas e dores de cabeça.
.
5. Além disso, diz-se que as folhas esmagadas agem como um desinfetante em feridas e cortes quando aplicadas topicamente na pele.
.
6. Esta planta incrível também desempenha um papel importante na conservação do solo, estabilizando as encostas enquanto enriquece o ambiente circundante com matéria orgânica produzida através da fixação de nitrogênio
.
7. Finalmente, devido às suas impressionantes florações, a Pata-de-Vaca tem sido utilizada para fins paisagísticos em jardins residenciais ou à volta de piscinas uma vez que a sua baixa necessidade de manutenção a torna adequada para jardineiros que dispõem de pouco tempo para actividades de jardinagem ou mesmo para quem vive em climas mais frios, onde há longos períodos de inverno, quando a jardinagem não é possível

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem