Pati Syagrus botryophora: a palmeira sustentável da Colômbia

 Descubra a espécie sustentável de palmeira Pati Syagrus botryophora da Colômbia! Explore por que essa espécie de palmeira é tão importante para o meio ambiente, a economia e o bem-estar geral das comunidades da Colômbia.

Pati Syagrus botryophora: a palmeira sustentável da Colômbia

Ficha Técnica

Nome científico: Syagrus botryophora
Sinonímia: Cocos botryophora, Arecastrum romanzoffianum, Calappa botryophora
Nomes populares: Palmeira-pati, Patioba, Puri, Pati-doce
Família: 
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Floristic Diversity of Pati Syagrus botryophora in Colombia 

.
Pati Syagrus botryophora, muitas vezes referida simplesmente como Pati, é uma palmeira ornamental nativa da região da Mata Atlântica do Brasil - ocorrendo nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Sergipe. Com sua folhagem em camadas e aparência vertical, tornou-se cada vez mais popular no paisagismo devido ao seu valor estético. No entanto, as práticas de extração de madeira ameaçaram a sobrevivência desta espécie, colocando assim seu nome na lista de espécies ameaçadas de extinção. No entanto, o Pati é uma opção altamente desejável para fins de preservação e paisagismo, o que pode ser extremamente benéfico para a conservação.
.
Pati Syagrus botryophora é um cacto solitário, colunar, fino, de cor cinza claro e que pode atingir até 18 metros de altura. Seu caule pode ser parcialmente coberto por suas bainhas de folhas persistentes que lhe conferem uma aparência fibrosa. As folhas são verde-escuras, pinadas, recurvadas, rígidas e dispostas em espiral ao longo do caule, dando a impressão de camadas de folhas. Cada folha tem cerca de 100-180 folíolos lineares longos que estão dispostos no mesmo plano. Esta espécie difere do Jerivá (Syagrus romanzoffiana) por suas folhas serem plumosas e dispostas radialmente formando uma copa. Suas inflorescências são panículas pendentes entre as folhas com numerosas flores de cor creme. Produz frutos abundantes no verão que são pequenas drupas elipsóides de textura fibrosa, cor alaranjada e sabor doce, sendo o endocarpo rígido.
Floristic Diversity of Pati Syagrus botryophora in Colombia
A palmeira Pati Syagrus botryophora é uma espécie verdadeiramente deslumbrante, legitimamente classificada pelo especialista em palmeiras americano Paul Craft como uma das mais belas do mundo em seu livro em co-autoria "Encyclopedia of Cultivated Palms". fileiras ou mesmo em grupos, de preferência com exemplares de diferentes alturas e contra um pano de fundo natural para valorizar sua copa vertical, por isso o Pati é perfeito para cercar piscinas, parques, propriedades, fazendas, ao longo de caminhos ou mesmo próximo a prédios residenciais de múltiplos pavimentos que sua escala corresponda à construção.
.
Pati Syagrus botryophora é uma espécie de palmeira de crescimento rápido, adequada para decoração de interiores e exteriores. Tem a reputação de ser fácil de transplantar e de baixa manutenção, pois a fertilização excessiva pode levar a um crescimento desproporcional em comparação com o suporte da planta. As plantas jovens devem ser mantidas em vasos até que estejam prontas para serem plantadas no jardim.
.
A Pati Syagrus botryophora é uma espécie de palmeira muito utilizada como paisagismo decorativo. Além do uso estético, a palmeira pati produz deliciosos frutos e amêndoas que podem ser consumidas cruas ou transformadas em licores, enquanto seu estipe pode ser utilizado em construções rústicas. Além disso, os indígenas fazem excelentes embalagens para assar peixes com as folhas.
.
Pati Syagrus botryophora, popularmente conhecida como Palmeira Pati, pode ser cultivada em lugares sombreados inicialmente, para que seu desenvolvimento durante os primeiros meses seja protegido. Quando cresce, as mudas podem ser gradativamente expostas ao sol pleno. Esta palmeira prefere solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem de água. Regar o substrato de forma regular é importante para manter o ambiente sempre úmido entre uma rega e outra.
.
Pati Syagrus botryophora, mais comumente conhecida como palmeira brasileira Toqueira, é uma escolha ideal para um clima subtropical. Requer irrigação moderada em períodos de seca, pois seu sistema radicular não é muito profundo. Ele pode suportar alguns períodos de frio, mas não deve ser exposto a temperaturas congelantes ou ventos fortes. Esta palmeira é muito sensível à salinidade, pelo que pode não ser adequada para zonas costeiras, pois fortes tempestades podem quebrar os seus ramos e causar danos a pessoas ou edifícios nas proximidades.
.
Pati Syagrus botryophora é uma espécie de palmeira nativa do Brasil. Deve ser adubado durante a primavera e o verão com adubo específico para palmeiras, seguindo as instruções do fabricante. Certifique-se de regar bem o solo antes de aplicar o fertilizante, pois isso promoverá a absorção de nutrientes, além de evitar queimaduras nas raízes. Essa espécie se reproduz por meio da semeadura de suas sementes, que normalmente germinam entre 3 e 5 meses; no entanto, esse processo pode ser acelerado escarificando mecanicamente o tegumento. Para obter melhores resultados, use sementes recém-colhidas e despolpadas.
Floristic Diversity of Pati Syagrus botryophora in Colombia

Characterization of genetic diversity of Pati Syagrus botryophora,  a threatened palm from the Wetlands of Southwestern Colombia

.
1. Pati Syagrus Botryophora é um tipo de palmeira nativa da América do Sul e cresce em áreas arborizadas, geralmente em grandes altitudes.
.
2. Este tipo de palmeira é extremamente tolerante à seca e pode sobreviver nos climas mais áridos por longos períodos de tempo sem ajuda ou água.
.
3. Possui belas folhas que chegam a atingir 3m de comprimento, de coloração verde-prateada, o que lhe confere um aspecto atraente quando adulta.
.
4. O Pati Syagrus Botryophora prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, bem como sol pleno durante o dia para favorecer o crescimento saudável e a produção de frutos de melhor qualidade.
.
5. Este tipo de palmeira produz um néctar doce e de cor amarelada que atrai pássaros e outros animais frequentemente vistos reunindo-se nessas árvores em busca de nutrição e hidratação durante os meses de verão, quando as temperaturas tendem a ficar muito quentes em estados sul-americanos como o Brasil , Colômbia e Panamá, onde esta espécie de planta é mais comumente encontrada crescendo selvagem.
.
6. Diferentes partes do Pati Saugus Botryophoroa alavancam propriedades diferentes para vários itens domésticos, como elasticidade para cordas e cestos feitos de fibras coletadas das nervuras centrais ou ráquis; xarope de açúcar ou mel extraído de sua inflorescência; óleos medicinais extraídos de suas flores; fontes alimentares como nozes, grãos de pólen e frutas colhidas de plantas maduras; até mesmo matérias-primas usadas por comunidades indígenas de caules colhidos de árvores mais jovens.
.
7. Um importante extrato botânico que pode ser derivado diretamente de sua seiva é chamado de 'Laser', que possui propriedades antioxidantes benéficas úteis em máscaras faciais, cremes, loções e muitos outros produtos para a pele encontrados comercialmente hoje

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem