Paineira-rosa (Ceiba speciosa): uma revisão

Paineira-rosa (Ceiba speciosa): uma revisão
 

Ficha Técnica

Nome científico: Ceiba speciosa
Nomes populares: Árvore-de-lã, Árvore-de-paina, Barriguda, Paina-de-seda, Paineira, Paineira-de-espinho, Paineira-fêmea
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Paineira rosa

A paineira-rosa (Ceiba speciosa) é uma árvore muito apreciada, principalmente por sua extraordinária beleza e curiosos frutos. Seu tronco é verde-acinzentado e coberto de grandes espinhos piramidais. A madeira da paineira-rosa é bastante leve, mole e pouco resistente, tornando-a imprópria para muitos usos. Pode ser usado para calçados, materiais de embalagem, produtos de celulose e artesanato. Suas folhas palmadas apresentam de 5 a 7 folíolos cada. Suas flores apresentam-se em vários tons de rosa e vermelho de acordo com a variedade.

Paineira-rosa (Ceiba speciosa) é uma árvore nativa da América do Sul, conhecida sobretudo pelo seu grande fruto colorido. Quando maduro e aberto, ele revela paina-sedosa e sementes que são espalhadas pelo vento. A paina tem uma fibra leve e sedosa, porém frágil comprometendo sua utilização na produção de tecidos. Ainda assim, ela pode ser usada para preenchimentos de almofadas, travesseiros e pelúcias.

Dicas e cuidados sobre a Paineira rosa

A paineira-rosa (Ceiba speciosa) é uma planta excelente para paisagismo de grandes áreas, como logradouros e jardins, devido ao seu rápido crescimento, rusticidade e belas flores. A floração é intensa e ocorre no verão e no outono, com a árvore semi ou totalmente desfolhada.

Paineira-rosa, (Ceiba speciosa), é uma árvore tropical resistente ao frio, desde que não seja muito intenso. Ela tem melhor desempenho quando cresce em solos ricos e regados regularmente, além de exposição a pleno sol. Multiplica-se facilmente por sementes, germinando rapidamente após a colocação da semente. O método com menor frequência de multiplicação é através da estaquia, mais frequentemente usada em regiões com climas frios.

Dicas e cuidados sobre a Paineira rosa

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

1. Origens da Paineira-Rosa

Paineira-Rosa, também conhecida como Brazilian Flaming Glorybower, é uma planta originária das regiões amazônicas do Brasil que recentemente viu um aumento de popularidade devido aos seus benefícios para a saúde. É classificada como um arbusto perene e cresce silvestre em solos arenosos, em pleno sol e ambientes de alta umidade.


2. Aparência

Paineira-rosa tem folhagem verde pontiaguda com folhas que parecem crescer para fora do caule central. Suas hastes são lenhosas e semelhantes a cascas e são cobertas por escamas branco-acinzentadas que dão à planta uma aparência única. Na estação seca, produz enormes flores rosa amareladas, tornando a planta ainda mais atraente.


3. Nutrientes e usos

Paineira-Rosa é embalada com vitaminas como minerais como potássio, cálcio e magnésio, tornando-a muito nutritiva para as plantas ao seu redor. As folhas secas de Paineira-Rosa podem ser transformadas em chá ou em infusão que pode ser usada para tratar dores de cabeça, insônia e outros problemas de saúde devido às suas propriedades anti-inflamatórias. 

Além disso, eles podem ser adicionados frescos ou cozidos em muitos pratos, como ensopados ou saladas, para adicionar sabor e textura!


4. Cultivo e cuidado

Paineira-Rosa prefere solo bem drenado com níveis de pH ligeiramente ácidos a neutros e matéria orgânica abundante para prosperar melhor ao ar livre. Regar bem este arbusto florido para que as suas raízes absorvam humidade suficiente é essencial para que se mantenham saudáveis ​​durante todo o ano; no entanto, muito pode causar apodrecimento da raiz, por isso é necessária moderação ao regá-la uma vez por semana durante a estação de crescimento (primavera/verão) e regas reduzidas durante a estação seca (outono/inverno). 

Plantá-los com 2 a 3 pés de distância entre outras plantas também permitirá uma melhor circulação de ar, promovendo um crescimento saudável!


5. Benefícios

Este belo arbusto florido não só adiciona apelo estético a paisagens ou jardins, mas seu cheiro doce e aromático atrai polinizadores que fornecem alimento para pássaros, abelhas e até beija-flores, o que realmente torna a Paineira-rosa uma escolha admirável para criar ecossistemas perfeitos em residências. 

Com seus potenciais efeitos medicinais, baixa necessidade de manutenção e um processo de cuidado fácil, não é de admirar que esta magnífica sempre-viva esteja rapidamente se tornando uma das plantas favoritas de muitos jardineiros hoje em dia!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem