Desvendando os Mistérios do Palmeira-andante Sócratea Exorrhiza

Desvendando os Mistérios do Palmeira-andante Sócratea Exorrhiza
 

Ficha Técnica

Nome científico: Socratea exorrhiza
Sinonímia: Iriartea durissima, Iriatea orbignyana, Iriartea philonotia, Socratea albolineata, Socratea durissima, Socratea elegans, Socratea gracilis, Socratea hoppii, Socratea macrochlamys, Socratea orbignyana, Socratea philonotia
Nomes populares: Paxiubeira, Castiçal, Baxiúba, Paxiúba, Zancona, Bombom, Palmeira-caminhante
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a palmeira andante

Palmeira-andante Socratea exorrhiza, também conhecido como andante, é uma palmeira dióica nativa da floresta amazônica. Esta espécie captura a atenção devido à sua característica forma de tronco e raízes bem desenvolvidas. Sua copa possui folhas pinadas, longas e leves, medindo até 2 metros. As inflorescências destacam-se na base das folhas são ramificadas, de 20 a 40 cm de comprimento e flores amarelo-creme que atraem besouros polinizadores. Os frutos elipsoides maduros são avermelhados e apreciados por pássaros enquanto o seu calibroso tronco alcança 20 metro em altura e é sustentado por robustas raízes adventícias cobertas por espinhos brancos.

A Palmeira-andante Socratea exorrhiza é uma palmeira exótica e peculiar que pode ser encontrada na floresta amazônica. A característica mais marcante desta árvore são as suas raízes expostas que parecem “caminhar” pelo terreno. Uma teoria popular sugere que as raízes expostas permitem que ela busque mais luz solar, permitindo assim que ela escape de áreas sombreadas, como sob uma árvore mais larga. 

Além disso, alguns teorizam que, como o terreno amazônico costuma ser úmido, as raízes expostas servem como uma adaptação às condições pantanosas; no entanto, outra teoria aceita afirma que a ampla base da raiz dá melhor suporte ao tronco fino, permitindo que ele alcance a luz mais rapidamente com um gasto mínimo de energia. 

Dicas e cuidados sobre a palmeira andante

Devido à sua excentricidade e baixa necessidade de manutenção, esta palmeira é um ótimo complemento para qualquer jardim tropical ou contemporâneo; pode ser plantada individualmente ou em pequenos grupos com baixa cobertura do solo ou como parte de uma vitrine de gramado para que as pessoas possam apreciar suas características distintas. Também é adequado para envasamento, muitas vezes derramando sobre a borda do vaso para efeito estético.

Palmeira-andante Socratea exorrhiza é uma palmeira tropical comum nos trópicos da América Central e do Sul, e cultivada amplamente em regiões quentes. Ela prefere sol pleno ou meia sombra, solo fértil enriquecido com matéria orgânica e frequênte irrigação. Dependendo das condições locais, pode ser colocada ao ar livre ou crescer dentro de estufas para quem vive em climas temperados. Para alimentar a palmeira-andante utilize fertilizantes específicos para as palmeiras. Multiplique as mudas usando sementes frescas retiradas dos frutos maduros e plantadas imediatamente em substrato arenoso, mantendo-o úmido até que as mudas estejam estabelecidas.

Dicas e cuidados sobre a palmeira andante

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

7 Curiosidades sobre a Palmeira Andante

1. Prepare-se para um autêntico Palmeira-andante! Este estilo único e cativante de dança é uma combinação de formas de dança espanhola, portuguesa e africana. Originou-se no Brasil na década de 1950 e é conhecido por seus espetaculares padrões de movimento, intensidade apaixonada e talento local.


2. O traje da Palmeira-andante normalmente inclui shorts ou saias justas, bolero de manga curta, calças curtas ou capris para acomodar certos movimentos da parte inferior do corpo e faixas de cetim de cores vivas. Os dançarinos costumam usar chinelos tradicionais latino-americanos como saltos cubanos chamados sapatos “zapateado”; estes são projetados para criar mais som durante a coreografia.


3. Palmeira-andante envolve vários passos importantes específicos para este tipo de dança, incluindo volteo de anillas (girando anéis), zarandeos (balanços ou balanços), bem como footwork preciso semelhante ao do flamenco ou tango. Além disso, também existem vários tipos de danças regionais adicionadas à mistura, como a milonga argentina, a marinera peruana, o merengue nobrango colombiano e a contradanza mexicana - todos contribuindo para o vibrante e enérgico footwork associado a esse estilo de dança.


4. A música desempenha um papel fundamental no Palmeira-andante, fornecendo ritmos inspiradores que desafiam a capacidade do bailarino de manter o ritmo e interpretar criativamente as batidas subjacentes à sua própria coreografia. Os gêneros musicais populares usados ​​durante as apresentações incluem samba brasileiro, mambo/bomba/plena afro-caribenho, bem como sons de bossa nova influenciados pelo jazz do início do século XX.

5. Como parte de seu show, os dançarinos geralmente exibem adereços, como leques, que adicionam uma camada extra de complexidade à sua performance por meio de detalhes de movimento que ilustram muitos costumes localizados com expressões coloridas que levam o público a um devaneio feliz.


 6. Quando chega a hora de dar aulas de palmeira-andante modernas, o foco é fortalecer não apenas as facetas da coordenação física, mas também a improvisação técnica e a capacidade mental, enquanto aprende movimentos estilizados de salsa - tornando cada ensaio muito divertido e aumentando a confiança de cada aluno habilidades ao executar etapas tão intrincadas que envolvem movimentos intensos dos braços com ação do quadril, juntamente com isolamentos corporais detalhados.


 7. Se você está procurando uma maneira revigorante de se expressar por meio de movimentos corporais latino-americanos exóticos, mas familiares, então explorar o que Palmeira-andante oferece definitivamente lhe dará muita diversão em partes iguais como exercício!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem