Orquídea-vermelha Cattleya coccinea: plantio e cuidados

Orquídea-vermelha Cattleya coccinea: plantio e cuidados
 

Ficha Técnica

Nome científico: Cattleya coccinea
Sinonímia: Cattleya grandiflora, Eunannos coccinea, Hadrolaelia coccinea, Sophronia coccinea, Sophronia militaris, Sophronitis grandiflora, Sophronitis lowii, Sophronitis militaris, Sophronitis rossiteriana
Nomes populares: Sofronite-Vermelha, Orquídea-sofronite, Sofronite
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Orquidea vermelha

A Orquídea-vermelha Cattleya coccinea é uma pequena orquídea epífita endemicamente encontrada em áreas de Mata Atlântica nos estados brasileiros de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com altitudes entre 600 a 1700 metros. As suas raras flores vermelhas atrai orquidófilos e orquidicultores por igual. Apesar de ter sido anteriormente nomeado como Sophronitis coccinea foi recentemente reclassificado para a APG IV. Tem um crescimento simpodial tendo pseudobulbos pequenos, fusiformes que amontoam no rizoma dando origem a touceiras densas.

A Orquídea-vermelha (Cattleya coccinea) é uma orquídea nativa da América Central, com pseudobulbos verde-escuros. Suas flores são a maior atração desta planta, que tem petalas típicamente arredondadas e de uma coloração vermelha vibrante, lembrando o formato de uma estrela. O labelo é trilobado e possui um tubular central amarelo-alaranjado com linhas vermelhas. Cada haste suporta apenas uma flor, e a floração acontece entre o final do inverno e início da primavera por cerca de 45 dias. Está particular espécie é usada em hibridações para passar toda sua vibrância aos descendentes através do tom de cor das flores.

A orquídea-vermelha Cattleya coccinea é reconhecida por sua delicadeza ímpar, tornando-se uma ótima escolha para os amantes de orquídeas. Elas são comumente cultivadas em vasos ou sobre as árvores no jardim, dando a ele ainda mais beleza. No entanto, essa espécie exigente e delicada é mais indicada para aqueles que já possuem experiência em criar orquídeas. Além da variação vermelha, existem variantes de cores amarelas (C. coccinea flava ou C. coccinea aurea) e alaranjadas (C. coccinea rossiteriana) raramente encontradas em cultivos.

Dicas e cuidados sobre a Orquidea vermelha

A Orquídea-vermelha Cattleya coccinea é uma flor que requer cuidados especiais para seu cultivo. Ela necessita de luz filtrada e sombreamento em torno de 50% e pode ser difícil de crescer em climas quentes ou áreas secas. Originária do sul e sudeste do Brasil, ela precisa de condições úmidas e temperaturas amenas para ter sucesso. Assim, para ajudar nessa tarefa, recomenda-se usar um substrato próprio para orquídeas epifitas com musgo esfagno para ajudar na retenção da umidade, assim como regar diariamente para que o solo fique apenas levemente úmido entre uma rega e outra. Além disso, evite usar pratinhos embaixo dos vasos.

A Orquídea-vermelha Cattleya coccinea possui exigências relacionadas ao seu ambiente de cultivo. Recomenda-se que seja plantada em pequenos vasos de cerâmica ou barro com furos de drenagem, bem como em troncos de madeira e caixetas. Além disso, manter uma boa umidade do ar elevada em um intervalo entre 10-30ºC é essencial para o crescimento desta espécie. Não se recomenda adubar em excesso, optando por fertilizantes orgânicos ou solúveis para orquídias. Esta flor pode ser propagada facilmente manualmente através da divisão das touceiras e também artificialmente pelo cultivo de meristemas e sementes no laboratório.

Dicas e cuidados sobre a Orquidea vermelha
COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

1. Beleza - A orquídea-vermelha Cattleya coccinea é uma espécie estonteante, com cores vibrantes e contrastantes que vão do vermelho vinho ao bordô. As 5 pétalas da flor podem ser vistas adornando o exterior deste espécime único, criando uma exibição atraente. Quando totalmente desabrochada, a flor chega a medir até 6 cm de tamanho, permitindo aos admiradores admirar toda a sua beleza à distância ou de perto.


2. Fragrância - Esta bela espécie oferece mais do que apenas charme visual; possui um perfume poderoso e agradável que certamente cativará qualquer observador. Emanando notas de jasmim, esta linda flor oferece uma camada extra de prazer que fará com que todos desmaiem logo após a chegada, onde quer que esteja!


3. Condições de cultivo - Este impressionante membro da família Cattleya gosta de ambientes úmidos, bem como luz solar direta, mas indireta, a fim de prosperar adequadamente e proporcionar o prazer de seus admiradores quando a floração chegar. 

Um detalhe importante ao cuidar dessas flores é a rega regular, pois elas não gostam de ter raízes excessivamente encharcadas devido a problemas de drenagem insuficientes, portanto, certifique-se de que seu espaço de plantio facilite tanto a umidade quanto a drenagem adequada para que sua Orquídea-vermelha Cattleya coccinea permaneça saudável e crescendo em todos os momentos!


4. Potencial de jardim - Fazer parte da família das epífitas significa que esta espécie notável precisa de muito pouco em termos de solo de jardim ou composto quando plantada ao ar livre, pois se alimenta da umidade do ambiente, como água da chuva e folhagem próxima! Perfeito para trazer cor sem riscos; simplesmente permita que suas flores exibam cascatas em paredes ou estruturas de escalada para efeito máximo!

5. Potencial de flores cortadas - Para aqueles que desejam trazer a beleza da natureza para dentro de casa, não se preocupe, porque você certamente pode contar com essas flores espetaculares como uma escolha perfeita! Com longevidade requintada, mesmo quando guardado no interior; use-os maravilhosamente em qualquer lugar: espalhados em embalagens de presente, mesas de jantar - você escolhe!


6. Plantas Companheiras - Embora esta obra-prima certamente prove peças de conversa suficientes sozinhas, é recomendado que parceiros adequados se juntem a elas também, como Caularthra longiflora complementar, que fornece cores de contraste proporcionando um contraste agradável, se desejado em ambientes de contraste, como arranjos florais em casamentos e eventos semelhantes onde elementos naturais adicionam muito à atmosfera!


7. Manutenção - Essas plantas em geral requerem manutenção mínima com baixa taxa de fertilização, sem requisitos extras de poda, exceto flores mortas ou caules excessivamente crescidos, regime de controle de pragas insignificante necessário, além de algumas outras etapas de manutenção bastante diretas que tendem a manter suas plantas prosperando o ano todo. cenário majestoso semelhante em exibição onde quer que estejam situados !!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem