Wodyetia bifurcata – Palmeira-rabo-de-raposa

Wodyetia bifurcata – Palmeira-rabo-de-raposa
 

Ficha Técnica

Nome científico: Wodyetia bifurcata
Nomes populares: Rabo-de-raposa
Família: 
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Palmeira rabo de raposa

A Wodyetia bifurcata, mais comumente conhecida como Foxtail Palm, é uma rara espécie australiana com origem limitada à faixa rochosa de Melville, no nordeste de Queensland. Descoberto em 1978, quando os aborígenes apresentaram suas sementes aos botânicos que exploravam a área, esta palmeira tem um elegante caule único cinza com um diâmetro de cerca de 25 cm e em forma de coluna ou escova de garrafa. Suas folhas são espetaculares, verde-claras e pinadas com numerosos folíolos que se espalham a partir do eixo central, dando-lhe aquele aspecto de rabo de raposa. 

Geralmente consiste de 8 a 10 folhas dispostas em uma formação de coroa em sua base, da qual emergem milhares de flores brancas cremosas. Os frutos produzidos por essas plantas são elipsóides, vermelhos quando maduros e contêm apenas uma semente grande que pode ser autofecundada, criando descendentes viáveis.

A Wodyetia bifurcata, mais conhecida como palmeira-rabo-de-raposa, encanta os visitantes da natureza atualmente com sua beleza e resistência. Excelente para destaques em jardins tropicais, a planta também pode ser adotada em grandes conjuntos ou enfileiradas. 

Dicas e cuidados sobre a Palmeira rabo de raposa

Seu crescimento curvado é bastante interessante quando são cultivadas em pequenos grupos de duas a três mudas juntas. Além disso, uma característica marcante desta espécie é a possibilidade de se criar mudas até mesmo sob sol pleno! Podem decorar tanto ambientes externos como internos onde haja espaço iluminado e alto pé direito.

A Palmeira-rabo-de-raposa Wodyetia bifurcata é ideal para solos drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica e bem irrigados. Quando adulta, tolera bem a estiagem, além de maresia e ventos da costa. Apesar de resistente a geadas leves, não suporta frio intenso prolongado. Para estimular o seu crescimento, fertilize semestralmente e regue regularmente; ela ganha até noventa centímetros por ano! 

Esteja atento à carência de potássio: caso contrário, será afetada. Se plantada em vasos, cuide para que as raízes não fiquem encharcadas por muito tempo - isso pode causar apodrecimento. Por outro lado, a multiplicação por sementes recém colhidas é viável: elas germinam entre 2 meses e 1 ano a partir do plantio (depois de despolpadas e escarificadas), num substrato arenoso mantido úmido.


COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

1. Palmeira-Rabo-de-Raposa Wodyetia bifurcata é uma espécie de palmeira nativa da floresta tropical do extremo norte da Austrália.


2. É endêmica da Península do Cabo York em Far North Queensland, Austrália e pode atingir até 18 metros de altura quando totalmente crescida.


3. Esta espécie de palmeira tem folhas de folhas muito distintas que são longas e arrojadas com listras laranja e verde brilhantes passando por elas, criando uma exibição atraente de cores em todo o tronco da árvore, tornando-a uma característica popular entre os jardineiros em todos os lugares.


4. Palmeira-Rabo-de-Raposa Wodyetia bifurcata produz pequenas flores amarelas de cheiro doce que são polinizadas por pássaros, morcegos e outras criaturas atraídas de longe por seu forte perfume, constituindo uma importante fonte de alimento para esses animais que vivem nas proximidades de a árvore.


5. O fruto produzido por esta palmeira é único em sua espécie e consiste em um ou dois lado a lado, daí o nome comum “Palmeira Garra de Lagosta” dado devido a esses frutos se assemelharem a garras de caranguejo quando maduros! Os frutos são comestíveis e podem consistir em uma variedade de cores que variam de amarelo, laranja e vermelho, dependendo dos níveis de maturidade, atingindo desde o amarelo pálido até o roxo profundo - preto à medida que amadurecem, proporcionando mais benefícios, incluindo interesse visual com suas cores atraentes enquanto alimentam grandes números de animais selvagens que se alimentam de sua polpa carnuda rica em nutrientes.


 6. De forma emocionante, a Palmeira-Rabo-de-Raposa Wodyetia bifurcata está sendo usada como parte de um projeto de repovoamento destinado a replantar com sucesso sua área original em todo o norte de Queensland, com viveiros construídos para o propósito, agora cultivando árvores prontas para serem plantadas de volta em seus habitats nativos mais uma vez em breve. !


 7. Embora seja uma palmeira de aparência excepcionalmente dramática com suas folhas espetaculares criando uma presença impressionante uma vez enraizada em muitos jardins na Austrália - seus requisitos de manutenção recomendam poda mínima, no entanto, sessões regulares de fertilização que promovem o desenvolvimento de crescimento saudável devem ser observadas continuamente, pois esta espécie com fome de água requer quantidades pesadas durante quaisquer períodos secos!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem