Avaliação da Palmeira Rabo de Peixe (Caryota Mitis)

Avaliação da Palmeira Rabo de Peixe (Caryota Mitis)
 

Ficha Técnica

Nome científico: Caryota mitis
Sinonímia: Caryota furfuracea, Caryota griffithii, Caryota javanica, Caryota nana, Caryota propinqua, Caryota sobolifera, Caryota speciosa, Drymophloeus zippellii, Thuessinkia speciosa
Nomes populares: Cariota-de-touceira , Palmeira-rabo-de-peixe-de-touceira
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Palmeira rabo de peixe

A palmeira-rabo-de-peixe, também conhecida pela sua espécie Caryota mitis, é uma planta ornamental caracterizada pelo seu estipe solitário ou múltiplos estipes atingindo cerca de 15 cm de diâmetro. Estas touceiras podem chegar a 10 metros de altura com folhas verdes claras que possuem folíolos triangulares profundamente denteados que lembram a cauda de peixes. 

No topo da planta surgem inflorescências bissexuais no formato de panícula com flores creme e por fim são produzidos frutos vermelhos e pretos quando maduros. Estas palmeiras crescem durante cerca de 15 anos, antes de florirem, período em que morre o estipe mas segue produzindo brotações laterais para garantir sua sobrevivência.

Palmeira-rabo-de-peixe Caryota mitis é uma planta de crescimento rápido e porte médio que oferece numerosas funções paisagísticas. Pode ser utilizada como foco decorativo, como parte de um pano de fundo ou num touceiro sozinho. Com sua folhagem única e exótica, coloca aquele toque tropical e sofisticado a qualquer ambiente.

Dicas e cuidados sobre a Palmeira rabo de peixe

Devido à densidade das suas entouceiras, também se torna ideal para servir de proteção, bloqueando baixos ruídos e visões indesejadas. Por fim, as plantas jovens podem trazer o frescor desses jardins tropicais para dentro de casaificres internos ou em varandas públicas, por exemplo). A manutenção necessário é facilmente realizada com adubos semestrais e remover folhas danificadas ou mortas — em alguns casos pode ser necessária a removam do caule da planta após 18 anos.

A Palmeira-rabo-de-peixe Caryota mitis é conhecida por seus diversos usos tradicionais em seus países de origem. As folhas muito jovens podem ser comidas como um vegetal picante, geralmente cozido e servido com arroz. O amido também pode ser extraído do tronco, que pode ser usado para fazer sagu. 

As sementes são comestíveis após a retirada da polpa venenosa dos frutos, e a seiva coletada das flores é um rico xarope que pode ser usado para produzir açúcar e bebidas alcoólicas. As fibras da palmeira também são extraídas e utilizadas na fabricação de móveis, artesanato, etc.

Palmeira-rabo-de-peixe Caryota mitis, também conhecida como palmeira de foice vietnamita ou tailândia, é uma planta tolerante a sombra que pode crescer em locais com meia sombra ou mesmo sombra clara. É importante proteger as mudas mais novas do sol direto para garantir um crescimento saudável e bonitas folhas verdes e brilhantes. Esta palmeira é rústica para solo drenável, mas ela responde bem a fertilizantes nitrogenados para nutrição adequada.

Palmeira-Rabo-de-Peixe (Caryota mitis) é uma palmeira tropical que precisa de um solo úmido para vingar e não suporta períodos de estiagem prolongados. Ela também se desenvolve bem em climas tropicais, mas pode tolerar geadas leves. Esta planta pode se multiplicar por sementes germinando em substrato úmido ou por divisão das touceiras e brotos espontâneos. Uma vez plantada, a semente demora cerca de 3 a 4 meses para germinar.

Atenção

Os frutos da palmeira-rabo-de-peixe contém cristais de ácido oxálico, substância que causa irritações na pele e mucosas, como olhos e boca. Tenha cuidado ao manipular os frutos, utilizando luvas, e não ingira sob hipótese alguma.

1. Palmeira-Rabo-De-Peixe é uma espécie de palmeira originária das florestas de terras baixas da América do Sul. As palmeiras também são nativas da região costeira da Venezuela à Colômbia e podem ser encontradas em partes do Peru, Bolívia e Paraguai.


2. Seu nome em inglês vem do formato de seus folhetos, que se parecem com uma cauda ou barbatana de peixe; em espanhol, o nome científico dessa espécie é copernicia contorta - uma homenagem a Nicolau Copérnico e seu trabalho pioneiro em astronomia.


3. Palmeira-Rabo-De-Peixe cresce até 30 metros de altura com um diâmetro de tronco de 35 centímetros; suas folhas são em forma de leque enquanto suas flores são amareladas esverdeadas e ocorrem durante os meses de verão.


4. Esta espécie em particular é conhecida por ser muito durável; tolera vento, maresia e altas temperaturas melhor do que outras variedades de palmeiras, tornando-a popular entre os profissionais de paisagismo, pois pode prosperar em muitos climas sem muita manutenção exigida pelo zelador


5. Cresce melhor onde há bastante exposição solar; essas palmeiras requerem pouca água uma vez estabelecidas, mas preferem alguma irrigação durante os períodos secos ao longo de seu ciclo de crescimento - como tal sistema de irrigação pode ser benéfico ao cultivar esta espécie


6. A Palmeira-Rabo-de-Peixe tem sido tradicionalmente utilizada para fins medicinais; raízes cozidas têm sido usadas como purgantes e para tratar problemas gastrointestinais, como cólicas ou cólicas


7. Além de ter propriedades medicinais, a Palmeira-Rabo-de-Peixe é uma ótima opção para projetos de jardinagem que promovem o desenvolvimento sustentável, pois essas árvores crescem rapidamente e requerem manutenção mínima ao longo do tempo – projetos de reflorestamento com base nessa espécie têm sido bem-sucedidos na recriação de florestas tropicais mais rápido, economizando recursos necessários no plantio de mudas jovens!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem