Visão geral de Roystonea Oleracea (Palmeira Imperial), uma espécie de árvore dominante

Visão geral de Roystonea Oleracea (Palmeira Imperial), uma espécie de árvore dominante
 

Ficha Técnica

Nome científico: Roystonea oleracea
Sinonímia: Areca oleracea, Oreodoxa oleracea, Kentia oleracea, Gorgasia oleracea, Euterpe caribaea, Gorgasia maxima, Oreodoxa caribaea, Roystonea caribae, Oreodoxa regia, Roystonea venezuelana
Nomes populares: Palmeira-real
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Palmeira Imperial

Palmeira-imperial Roystonea oleracea é uma palmeira solitária, imponente e muito robusta, de grande porte, que atinge entre 30 e 40 metros de altura. Suas folhas medem de 3 a 5 metros de comprimento, são pinadas, com folíolos arqueados inseridos no mesmo plano, ao contrário da Roystonea regia (palmeira-real-de-cuba), que possui folhas mais plumosas. Seu caule é cinza claro, liso, uniformemente cilíndrico, apenas ligeiramente engrossado na base e com diâmetro entre 40 e 60 centímetros. A copa é arredondada com cerca de vinte folhas dispostas em posição vertical ou horizontal, permitindo que o palmito seja visto coberto por bainhas mesmo à distância; sendo esta outra característica que a diferencia da palmeira-real-de-cuba. 

Nesta última, as folhas mais velhas pendem sobre o palmito dificultando sua visão. A inflorescência surge na base do palmito na primavera em longos cachos de até 1,5 metros de comprimento com flores masculinas e femininas de cor branca. Os frutos são drupas oblongas de cor púrpura a preta quando maduros. Formam-se durante o verão e são atrativos para diversos tipos de aves silvestres, como papagaios, araras e tucanos.

Dicas e cuidados sobre a Palmeira Imperial

A Roystonea oleracea, ou mais conhecida como Palmeira Imperial, tem uma longa história no Brasil. Foi plantada inicialmente pelo então príncipe herdeiro Dom João VI em 1809, estando assim ligada ao passado aristocrático do país. Recebeu o nome popular de “imperial” devido à sua ligação com a monarquia e a aristocracia. Essa majestosa palmeira é perfeita para grandes estruturas como avenidas e parques, mas quando plantada sozinha tende a ficar desproporcional. Rossonea Oleracea precisa de sol pleno, solo fértil enriquecido com matéria orgânica e irrigação regular para prosperar.

Palmeira-imperial Roystonea oleracea é uma palmeira tropical que responde bem à adubação e cresce rapidamente. Fertilize com alimento adequado para palma durante o período de crescimento. Aprecia um clima úmido e quente, mas é menos resistente ao frio do que a Palma Real de Cuba. No entanto, pode ser cultivada em climas subtropicais e áreas urbanas, pois geralmente são poupadas de geadas ou frio extremo. 

Também se sai bem em ambientes ventosos, embora não seja tão flexível quanto outras espécies de palmeiras contra fortes tornados. A propagação ocorre por meio de sementes coletadas de frutos maduros e germinadas em substratos arenosos e mantidas úmidas - normalmente em estufas ou viveiros. A germinação geralmente leva cerca de 70 dias.

Dicas e cuidados sobre a Palmeira Imperial

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

1. Palmeira-imperial Roystonea oleracea é uma espécie de palmeira originária do Caribe e da América Central.


2. Esta grande espécie de palmeira pode atingir até 23 metros de altura, o que a torna uma das maiores árvores do planeta. Eles têm troncos muito altos que se curvam quando alcançam o céu com folhas palmadas que se estendem para fora em um padrão semicircular.


3. Palmeira-imperial Roystonea oleracea produz flores brancas cremosas que brotam no topo de seu hábito de crescimento maciço e florescem durante o final do inverno ou início da primavera. As flores brancas são seguidas por pequenos frutos verdes que eventualmente ficarão pretos quando amadurecerem.


4. Estas palmeiras majestosas adoram sol e solo úmido, mas também podem tolerar sombra parcial e solo de baixa qualidade, desde que haja boa drenagem. A rega deve ser feita regularmente para mantê-los bem hidratados durante todo o processo de desenvolvimento e evitar o excesso de água ou solos encharcados que podem causar problemas de podridão radicular.


5. Palmeira-imperial Roystonea oleracea é bastante tolerante quando se trata de condições ambientais, prosperando em temperaturas que variam de -10°C a 36°C, desde que haja umidade adequada disponível no solo para um ótimo desempenho de crescimento anualmente


6. São uma espécie atraente de palmeiras e ficam ótimas quando plantadas sozinhas ou agrupadas com outras variedades, criando uma paisagem delimitada em um espaço de jardim ou entrada (como calçadas).


7. Devido às suas folhas majestosas e grande estatura, essas belas palmeiras são pontos focais fantásticos em ambientes internos em ambientes comerciais, ao mesmo tempo em que transmitem uma vibração de ilha mais tropical, trazendo simultaneamente luxo para qualquer casa ou espaço em que resida!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem