Um guia para o cultivo de Munguba Pachira Aquatica

Um-guia-para-o-cultivo-de-Munguba-Pachira-Aquatica
 

Ficha Técnica

Nome científico: Pachira aquatica
Nomes populares: Cacau-selvagem, Castanheira-da-água, Castanheiro-de-guiana, Castanheiro-do-maranhão, Falso-cacau, Mamorana, Monguba, Mungaba
Família: Bombacaceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Cacau Selvagem

Munguba Pachira aquatica é uma impressionante árvore tropical de tronco cerrado e copa arredondada, capaz de atingir 18 metros de altura. Nativo da floresta tropical, você pode encontrá-lo crescendo em zonas úmidas ou perto de rios e lagos. Seu nome científico “aquatica” vem dessa característica. Suas grandes folhas são palmadas, divididas em 6 a 9 folíolos verdes brilhantes. 

As flores da Munguba são lindas e perfumadas, compostas por longos estames com pontas rosadas e bases amarelas. Os frutos são grandes e compridos como grãos de cacau rodeados por algodão branco sedoso que cobre suas sementes por dentro. As sementes da Munguba são comestíveis torradas, fritas ou assadas, e também em pó para uso como sucedâneo do café ou do chocolate; disse ser muito delicioso no paladar!

Dicas e cuidados sobre o Cacau Selvagem

A Munguba Pachira aquatica, comumente chamada de árvore do dinheiro ou planta da riqueza, é uma planta ornamental popular amplamente utilizada para paisagismo urbano e rural. Plantas jovens em vasos são adequadas para ambientes internos bem iluminados. Os países asiáticos são grandes produtores e exportadores desta planta. 

De acordo com as práticas do feng shui, acredita-se que ter uma árvore do dinheiro pode trazer riqueza e prosperidade para sua casa ou escritório. A Munguba Pachira aquatica costuma ser vendida com vários caules entrelaçados que formam um tronco decorativo.

Dicas e cuidados sobre o Cacau Selvagem

A munguba (Pachira aquatica) é uma espécie de árvore tropical que requer muita luz solar ou sombra parcial, solo fértil e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica, e irrigação regular até atingir o tamanho máximo. 

Embora preze solos úmidos, pode sobreviver em condições secas e se adapta a muitos climas diferentes, desde o calor tropical até o frio subtropical. A falta de luz pode causar o amarelecimento das folhas. Pode ser propagada por estacas ou por sementes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem