Eichhornia paniculata (Mureré): Uma planta aquática sul-americana

Eichhornia-paniculata-Mureré-Uma-planta-aquática-sul-americana
 

Ficha Técnica

Nome científico: Eichhornia paniculata
Nomes populares: Aguapé, Jacinto-d’água, Rainha-dos-lagos
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Aguapé

Mureré Eichhornia paniculata é uma planta aquática herbácea anual nativa das margens de rios e lagos do norte e nordeste do Brasil. Distingue-se por suas flores menores e delicadas, dispostas em longas inflorescências do tipo panícula, ao contrário da Eichhornia crassipes, que possui uma inflorescência densa e pontiaguda com flores grandes.

Dicas e cuidados sobre o Aguapé

Mureré Eichhornia paniculata, conhecida como uma planta flutuante, possui caule estolonífero e raízes que se fixam no lodo. Se essas raízes forem afetadas por cheias, elas se tornam flutuantes até que possam encontrar um novo lugar para ancorar. 

As folhas são verdes e brilhantes, dispostas em forma de roseta basal ou pecíolos emergentes. Suas inflorescências são longas e geralmente exibem mais de cem flores arroxeadas hermafroditas durante a primavera e verão.

Dicas e cuidados sobre o Aguapé

Mureré Eichhornia paniculata é uma planta que exige debes ser cultivada sob sol pleno para o seu funcionamento ideal. É comumente encontrada em margens de tanques, lagos ou córregos, bem como em vasos preparados e solo fertilizado. Também é possível fazer sua cultivação em locais baixos e encharcados como várzeas. 

A planta não tolera temperaturas baixas e correntes de água fortes pois elas podem desenterrar as plantas. Apesar da facilidade de propagação, a espécie está proibida de cultivo no estado americano da Flórida devido ào alto risco de invasão. A multiplivação pode ser feita tanto por sementes quanto pela divisão das touceiras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem