Um guia para cultivar e cuidar da palmeira de Madagascar (Pachypodium lamerei)

Um guia para cultivar e cuidar da palmeira de Madagascar (Pachypodium lamerei)
 

Ficha Técnica

Nome científico: Pachypodium lamerei
Sinonímia: Pachypodium rutenbergianum, Pachypodium ramosum, Pachypodium menabeum, Pachypodium champenoisianum
Nomes populares: Paquipódio
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Palmeira de Madagascar

Pachypodium lamerei, mais comumente conhecida como Palmeira-de-Madagascar, é uma suculenta planta ornamental e florífera que pode variar do porte de arbusto a árvore da mesma família das rosas do deserto e do jasmim-manga. O nome do gênero 'Pachypodium' é derivado das palavras gregas 'pachy' que significa grosso e 'podium', que significa pé - uma referência ao tronco espesso das plantas. Como seu nome popular sugere, este nativo da ilha de Madagascar, na costa da África, deriva de uma espécie de planta que também cresce em outras partes da África.

A Palmeira-de-Madagascar (Pachypodium lamerei) possui um tronco único, inchado e típico de seu gênero. Esta é uma adaptação para sobreviver aos períodos de seca e armazena água dentro de si. Sua casca é cinza-prateada, brilhante e coberta por espinhos afiados reunidos em tubérculos. Pode atingir entre 2,5 e 6 metros ou mais de altura quando cultivada em condições favoráveis ​​na natureza. 

O tronco costuma crescer colunar até a primeira floração, que ocorre quando atinge de 1,5 a 1,8 metros de altura e tem por volta dos 10 anos, quando então ocorre a ramificação. Variedades adicionais estão disponíveis, como 'ramosum', 'compactum', 'cristata', 'crested' e 'monstruosum'.

A Palmeira-de-madagascar Pachypodium lamerei é uma planta deslumbrante que se assemelha a uma palmeira. Possui folhas simples, lustrosas, verde-escuras, com superfície abaxial tomentosa, que medem cerca de 30 cm de comprimento e estão dispostas em espiral na parte superior da planta. Na primavera e no início do verão, as plantas maduras que crescem em pleno sol florescem com flores pentâmeras vibrantes - pétalas brancas com centros amarelos e uma fragrância forte. Se polinizada, a planta produz frutos deiscentes semelhantes a bananas contendo numerosas sementes aladas.

Um guia para cultivar e cuidar da palmeira de Madagascar (Pachypodium lamerei)

Pachypodium lameri, mais conhecida como Palmeira-de-Madagascar, é uma planta exótica e atraente, popular no paisagismo. Pode ser usado para criar uma variedade de estilos, do tropical e do deserto ao contemporâneo. Certifique-se de destacar a beleza natural de seu tronco, proporcionando espaçamento generoso entre plantas e coberturas do solo, como cascalho ou outro material morto. 

Em jardins propensos ao acúmulo de umidade, é melhor posicionar a Palmeira mais alta do que o resto do jardim para aproveitar a elevação natural do terreno ou criar uma elevação artificial, se necessário. A planta pode ser plantada individualmente para obter o máximo impacto ou agrupada para uma aparência mais equilibrada. Também combina bem com agaves, crotons, cactos e outras suculentas para maior apelo visual.

Palmeira-de-Madagascar, Pachypodium lamerei, é ideal para jardineiros que habitam as regiões tropicais e semi-áridas. Já em regiões frias como no sul do país ela pode ser cultivada em vasos, da mesma forma que outras suculentas e cactos. O importante aqui é proteger a planta durante o inverno contrastante, trazendo-a para ambientes internos caso necessário. Para maximizar seu crescimento, assegure que os raios solares diretos batam nos galhos por meio de janelas ou clarabóias.

Pachypodium lamerei, também conhecida como palmeira-de-madagascar, é uma suculenta de rápido crescimento que pode ser cultivada a pleno sol ou meia sombra em solo arenoso ou em substrato próprio para cactos e suculentas. Certifique-se de controlear a umidade do solo, pois encharcamentos podem levar à rapido apodrecimento da planta. Trocar o substrato a cada ano é essencial para evitar compactação. Esta espécie não tolera o frio intenso durante o inverno (temperaturas abaixo de 12°C) , portanto recomenda-se trazer para interiores com boa iluminação durante os meses mais frios do ano. 

É resistente a pragas e doenças mas, se for cultivada no interior por longos períodos pode vir a ser suscetível a ataques de pulgões. Pachypodium lamerei se multiplica facilmente por sementes ou estaquia dos ramos jovens crescendo no topo da planta na primavera.

Um guia para cultivar e cuidar da palmeira de Madagascar (Pachypodium lamerei)

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

1. Aparência Única: 

Palmeira-de-madagascar Pachypodium lamerei é uma suculenta deslumbrante com vistosas flores brancas e amarelas que parecem estrelinhas adornando seus caules cinza. 

Tem uma aparência única, com várias plantas curvas emanando de uma base ao nível do solo. A folhagem é verde azulada e plumosa e pode atingir mais de 2 metros de altura.


2. Fácil manutenção: 

Palmeira-de-madagascar Pachypodium lamerei é bastante fácil de manter; ela só precisa de poda leve durante o verão e rega ocasional durante os períodos de seca para prosperar. Essa variedade de paquipode também requer solo bem drenado para evitar que suas raízes fiquem encharcadas, o que pode levar ao apodrecimento.


3. Tolerância à seca: 

Além de ser relativamente de baixa manutenção, a Palmeira-de-madagascar Pachypodium lamerei demonstra um alto grau de tolerância à seca, tornando-a ótima para quem não tem tempo de regar as plantas todos os dias ou dois. 

Para garantir a saúde ideal desta suculenta, ela deve ser regada uma vez por semana ou talvez quando as folhas começarem a cair por falta de umidade.


4. Flower Power: 

Uma das características que mais chamam a atenção na Palmeira-de-madagascar Pachypodium lamerei são suas atraentes florações durante o inverno e início da primavera, que possuem corolas em forma de estrela que exibem cores intensas, incluindo tons de branco e amarelo - algumas até ostentam listras fracas de vermelho ou laranja!

5. Propriedades Benéficas: 

Além de muito bonita, a Palmeira-de-madagascar Pachypodium lamerei tem muitas propriedades benéficas também! Ele contém óleos voláteis como pineno e limoneno que repelem insetos dos jardins ao redor - então, se você está procurando uma solução orgânica para controle de pragas, esta pode ser sua planta! 

Sua folhagem também produz grandes quantidades de seiva que podem ajudar a manter seu jardim saudável devido às suas propriedades antifúngicas - perfeitas para prevenir o acúmulo de mofo também!


6. Propagação: 

Se você quiser mais dessas belezas em sua casa, a propagação não poderia ser mais fácil; eles preferem florescer em galhos ou caules de 30 cm, então cortá-los ou dobrá-los até que quebrem rende ótimos resultados! 

Alternativamente, eles também podem ser propagados através de sementes, mas vamos admitir que não é tão satisfatório ou recompensador quanto persuadir você mesmo aqueles caules delicados!


7. Versatilidade: 

Outra vantagem que torna o Palmeira de Madagascar tão popular é sua versatilidade; não só se dá bem em ambientes fechados em climas mais frios, mas sendo uma suculenta perene significa que você nem precisa se preocupar com a mudança de temperatura afetando drasticamente qualquer progresso de crescimento feito por essas plantas, pois elas ficarão felizes em pleno sol e sombra parcial sem muito barulho!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem