Planta Oleagno Elaeagnus Pungens: um guia para o seu jardim

Planta Oleagno Elaeagnus Pungens: um guia para o seu jardim
 

Ficha Técnica

Nome científico: Elaeagnus pungens
Nomes populares: Eleagno, Oleastro, Oliveira-ornamental
Família: Elaeagnaceae
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Eleagno

Oleagno, também conhecido como Elaeagnus pungens, é um arbusto perene lenhoso e ereto com muitos ramos. Quando jovens, seus ramos são bastante flexíveis, facilitando sua condução como uma cerca viva. Suas folhas ovais e cerosas têm uma coloração verde-oliva na parte superior e prateada na inferior, apresentando bordas irregulares e escamas amarronzadas.

Oleagno Elaeagnus pungens é uma planta com pequenas flores em forma de sino que variam em cor de rosa a creme branco. São discretas e perfumadas, ficando escondidas sob a folhagem. A planta floresce no outono e produz pequenos frutos vermelho-acastanhados com superfície prateada, comestíveis, mas não muito saborosos. Essas frutas são atraentes para os pássaros. Existem inúmeras variedades desta planta, mas as mais populares cultivadas têm folhas variegadas com margens ou centros cremes ou amarelos.

Dicas e cuidados sobre o Eleagno

Oleagno Elaeagnus pungens é um arbusto que pode ser cultivado tanto isoladamente quanto em grupos. Com sua beleza natural ou trabalhado com topiaria, é um ótimo candidato para se utilizar em cercas vivas resistentes, rústicas e charmosas. Embora seu crescimento seja moderado a lento, ele pode ser plantado em vasos e jardineiras grandes. 

Entre os arbustos para cerca viva, Oleagno Elaeagnus pungens é uma das poucas espécies que toleram ambientes semi-sombreados e também são recomendados para regiões litorâneas, sacadas e coberturas devido à sua resistência aos ventos fortes.

Dicas e cuidados sobre o Eleagno

Oleagno Elaeagnus pungens é uma planta que cresce melhor em locais ensolarados ou com sombra parcial, em solos férteis enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente. Embora prefira um clima ameno, ele também pode ser cultivado numa ampla faixa climática - desde regiões de clima temperado até regiões tropicais. 

No entanto, a planta não tolera solos alcalinos e precisa de água regularmente, embora possa tolerar breves períodos de seca. Para multiplicá-la, pode-se utilizar sementes ou estacas. É importante notar que a facilidade com a qual se dispersa pode torná-la invasora em algumas situações.

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

1. Crescimento rápido: 

Oleagno Elaeagnus Pungens é um arbusto perene de crescimento rápido que pode atingir 8 a 10 pés de altura. Ele cresce a uma taxa alarmante de 24 a 36 polegadas por ano e pode ser usado como cerca viva ou tela de privacidade.

2. Folhagem retorcida:

Esta planta apresenta uma bela folhagem retorcida com folhas ovais compostas de cores prata, verde e amarelo. As folhas também têm escamas prateadas na parte inferior, o que pode dar a este arbusto perene um apelo textural interessante, tornando-o ótimo para fins de paisagismo.

3. Frutos atraentes: 

Não só fornece textura e cor com sua folhagem clara, mas também produz atraentes frutos vermelhos brilhantes no final do outono. Os cachos de bagas são bastante marcantes contra a casca de cor clara dos ramos, criando um contraste bastante impressionante em qualquer ambiente de jardim.

4. Adaptável: 

Oleagno Elaeagnus Pungens é muito adaptável a diferentes tipos de condições climáticas, tipos de solo e até mesmo níveis de sal, para que possa ser plantado em quase qualquer lugar que você desejar, sem se preocupar com excesso de fertilização ou drenagem adequada, pois seu sistema radicular cuidará disso problema de forma rápida e eficiente!

5. Resistente a doenças: 

Como as raízes são tão fortes, esta planta é altamente resistente a doenças como ferrugem ou mancha foliar, que podem ser problemáticas para outras plantas se não forem bem cuidadas - outra ótima solução de paisagismo!

6. Tolerante ao sal: 

Além de ser resistente a várias doenças, elaeagnus pungens também é tolerante à pulverização costeira - tornando-a ideal para plantar perto de praias ou outros corpos d'água onde o teor de sal pode ser alto devido a tempestades sazonais ou furacões!

7. Tolerante à seca e ao calor: 

Embora Oleagno Elaeagnus Pungens possa exigir um pouco de água durante as estações secas, uma vez estabelecida, esta planta resiste excepcionalmente bem aos períodos secos devido ao sistema radicular aprofundado - tornando-a ótima para áreas que sofrem secas frequentes ou períodos de calor!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem