Conheça a Oiti (Licania tomentosa)

Conheça a Oiti (Licania tomentosa)
 

Ficha Técnica

Nome científico: Licania tomentosa
Sinonímia: Moquilea tomentosa, Pleragina odorata
Nomes populares: Goiti, Oitizeiro, Oiti-da-praia, Oiti-cagão, Guali, Oiti-mirim, Oiticica, Manga-da-praia, Milho-cozido, Fruta-cabeluda, Guailí, Guití, Uiti
Família: Chrysobalanaceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a árvore de rua Oiti

Oiti Licania tomentosa, comumente conhecida como oiti ou oitizeiro, é uma árvore perene frutífera que cresce nas restingas costeiras do nordeste do Brasil e é frequentemente usada em paisagismo urbano devido à sua aparência atraente. A árvore tem uma copa globular bem formada que produz excelente sombra e efeito ornamental. Além disso, suas raízes não agressivas crescem profundamente no solo. 

O tronco é erguido com um eixo curto, ramificando-se para fora a partir de então. A madeira da Oiti Licania tomentosa é de boa qualidade e resistência, o que a torna ideal para construções como postes e postes. As folhas são simples, alternando de forma elíptica a oblonga com uma ponta acuminada que se afunila em uma ponta com uma nervura central bem visível abaixo delas. 

Quando novos, eles são amarelo claro, mas amadurecem em folhas verde-escuras durante a idade adulta. Oiti Licania tomentosa floresce no inverno e carrega cachos de pequenas flores de cor creme ou brancas em hastes curtas de racemos axilares que têm pouca ou nenhuma importância ornamental. Seus frutos amadurecem no verão e são drupas elipsóides carnudas e perfumadas, com polpa fibrosa e pegajosa ao redor de uma grande semente dura cercada por casca amarela quando amadurecida.

Dicas e cuidados sobre a árvore de rua Oiti

O fruto da árvore Oiti Licania tomentosa é comestível, nutritivo e tem um sabor doce e adstringente que lembra a manga. Para desfrutar plenamente de seu sabor, deve ser consumido maduro, o que costuma levar de 4 a 5 dias após a colheita. A fruta é comumente consumida fresca, mas também pode ser usada para fazer deliciosos milkshakes. Além disso, a fruta tem efeitos laxantes leves que podem contribuir para a saúde digestiva.

Oiti Licania tomentosa é uma escolha popular para paisagismo urbano devido à sua sombra exuberante e copa deslumbrante. Muitas vezes pode ser visto prosperando em parques, praças, ruas e calçadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco e Rio de Janeiro. 

Seu uso ajuda a resfriar o ambiente e reduzir a poluição sonora. Além disso, é altamente tolerante à poluição encontrada nas grandes cidades. Essa árvore versátil também é valiosa para os esforços de reflorestamento, pois fornece abrigo e alimento para a vida selvagem, ao mesmo tempo em que protege as espécies de sucessão secundária.

Dicas e cuidados sobre a árvore de rua Oiti

Oiti Licania tomentosa, também conhecida como oiti, é uma planta que precisa de sol pleno e solo fértil, drenável e rico em matéria orgânica. O plantio pode ser irrigado regularmente durante o primeiro ano para garantir um bom estabelecimento. Esta árvore prefere climas amenos a quentes e não tolera longos períodos de encharcamento. Depois do período de adaptação, torna-se resistente à seca. 

Em regiões subtropicais ou temperadas frias, é afetado por geadas e raramente frutifica. A plantação desta árvore pode ser feita facilmente com sementes obtidas de frutas maduras recém-colhidas, preferencialmente após a queda das mesmas. As sementes devem ser secas à sombra antes do plantio em sacos contendo substrato drenável e úmido para que germine cerca de 10 dias depois da semeadura.

1. Habitat nativo – 

Oiti Licania tomentosa é encontrada em florestas úmidas e áreas de floresta tropical em toda a América Central e do Sul, incluindo Belize, Brasil, Equador, Guatemala e Costa Rica.

2. Características da árvore – 

Esta árvore perene normalmente cresce até 25-30 m de altura e pode ser reconhecida por seu tronco fibroso grosso e folhas verdes brilhantes com pontas arredondadas. A casca é marrom-amarelada com pequenas lenticelas cobrindo sua superfície.

3. Flores – 

As flores da Oiti Licania tomentosa têm 5 pétalas ovais de cor vermelho-rosada ou branca com estames amarelos no centro e crescem em pequenos cachos ovóides que pendem dos ramos. Eles geralmente atraem abelhas e beija-flores enquanto se alimentam de seu néctar.

4. Frutos – 

Uma vez terminado o período de floração, formam-se frutos jovens que começam com uma cor laranja antes de se tornarem roxos profundos quando maduros no final da primavera – início do verão. Estas frutas contêm 3-5 sementes comestíveis que têm um sabor doce quando devidamente cozidas ou secas para consumo posterior.

5. Benefícios da Biodiversidade – 

Oiti Licania tomentosa fornece habitats importantes para espécies locais, bem como abrigos vivos que oferecem proteção contra condições climáticas severas, como inundações, deslizamentos de terra e secas. Também é importante para manter a estabilidade do solo, ajudando a reduzir a erosão do solo devido ao seu longo sistema de raiz principal que ancora a árvore no solo, evitando que ela seja arrastada por fortes fluxos de água ou ventos fortes durante as tempestades.

6. Propriedades medicinais – 

A casca de Oiti Licania tomentosa contém compostos medicinais que dizem ajudar a aliviar várias doenças, como resfriados, febre, dores de estômago, malária, diarreia e outras doenças quando ingeridas em pequenas quantidades ou fervidas em chá junto com outros ingredientes como gengibre ou mel para adicionar sabor.

7. Colheita Sustentável – 

A fim de garantir que as práticas de colheita sustentável sejam seguidas, apenas a madeira morta deve ser colhida das árvores Oiti Licania anualmente, para que as gerações futuras possam continuar a colher os benefícios desta espécie de planta nativa agora e nos próximos anos.

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Planta medicinal

Indicações: Herpes-simples
Propriedades medicinais: Previne crises de herpes.
Partes utilizadas: Extrato

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem