Olho-de-Boneca Dendrobium Nobile: Dicas de cuidados para cultivar esta linda orquídea

Olho-de-Boneca Dendrobium Nobile: Dicas de cuidados para cultivar esta linda orquídea
 

Ficha Técnica

Nome científico: Dendrobium nobile
Nomes populares: Dendróbio
Família: 
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Orquidea Dendróbio

Olho-de-boneca Dendrobium nobile é a orquídea mais popular em todo o mundo, conhecida por sua rusticidade e facilidade de cuidado. Embora seja resistente, ainda requer os cuidados básicos necessários para todas as orquídeas. Ela apresenta uma variedade de cores como resultado da intensa hibridização que sofreu ao longo dos anos. 

A coloração mais comum é branca com extremidades rosadas e um labelo com centro arroxeado escuro, dando à flor uma aparência semelhante a um olho. Os pseudobulbos variam de cor entre verde claro a amarelado e suas variedades podem ter tamanhos diferentes.

Dicas e cuidados sobre a Orquidea Dendróbio

Olho-de-boneca Dendrobium nobile é uma variedade de orquídea epífita, ou seja, que cresce em árvores sem ser parasita. Ela usa as árvores como suporte e proteção, mas não prejudica seu hospedeiro. É possível cultivar essa flor em árvores, amarrando-a com cordas ou sisal, o que cria um visual incrível em palmeiras. 

Também é possível plantá-la em vasos de barro, madeira ou cerâmica, desde que bem drenados com pedriscos para impedir acúmulo de água. O substrato deve ser misturado com cascas de árvores, carvão vegetal e fibras de côco para criar a base ideal para essas flores exóticas prosperarem. Mas lembre-se: ao plantar seu Dendróbio, deixe o rizoma (caule paralelo ao solo) sobre o substrato e não o enterre!

Dicas e cuidados sobre a Orquidea Dendróbio

As orquídeas Olho-de-boneca Dendrobium nobile devem ser cultivadas em meia-sombra ou pleno sol (apenas para locais frescos e ventilados), com regas frequentes no verão e regas reduzidas no inverno. A adubação deve ser suave, de preferência orgânica, utilizando produtos como torta de mamona ou farinha de ossos. 

Hoje em dia existem fertilizantes de liberação lenta específicos para orquídeas. Propagar dividindo a planta, preservando pelo menos 3 pseudobulbos para cada nova planta, juntamente com rizomas e raízes. Cuidado ao dividir demais as plantas, pois isso pode enfraquecê-las significativamente.

1. Floração Colorida

Uma das características mais atraentes da orquídea Olho-de-Boneca Dendrobium nobile são seus lindos e vibrantes cachos de flores. As flores brancas têm múltiplas pétalas longas e finas em uma variedade de cores que variam de rosa, amarelo, laranja e algumas com pontas roxas. As flores dessa espécie também tendem a durar mais do que outras variedades, o que as torna uma escolha popular para cultivo em ambientes fechados.

2. Fácil de Cuidar

O Dendrobium Olho-de-Boneca é relativamente fácil de manter, tornando-o uma ótima opção para quem está iniciando no cultivo de orquídeas. Eles preferem temperaturas quentes ao longo do dia e temperaturas mais baixas à noite, requerem umidade suficiente acima de 60% e não precisam de muito fertilizante - na verdade, muito pode prejudicar a saúde da planta, então apenas alimente seu Olho-de-Boneca todas as outras águas quando necessário.

3. Extremamente adaptável

Este tipo de orquídea é uma das plantas mais adaptáveis, pois pode tolerar muitas condições, desde áreas de meia-sombra até a luz do sol, o que as torna a escolha ideal se você tiver pouco espaço. Apenas certifique-se de fornecer fluxo de ar suficiente e fornecer bastante oxigênio às raízes, fornecendo drenagem adequada para que elas floresçam e desenvolvam novos crescimentos a cada ano.

4. Períodos de floração

As Olho-de-Boneca Dendrobium nobiles geralmente florescem no inverno ou no verão, mas não exclusivamente; alguns até cultivam flores durante todo o ano, em condições perfeitas de temperatura e luz! Dadas as suas florações duradouras, esta cultivar não deixará de impressionar com a sua exibição colorida, mesmo depois de várias semanas, quando comparada com outras variedades mais comumente vistas no cultivo hoje!

5. Replantar

É importante que essas plantas sejam replantadas em meios frescos a cada um ou dois anos enquanto estão crescendo ativamente, pois são altamente sensíveis à podridão radicular e fungos se o ambiente não for ideal, especialmente considerando que absorvem muita umidade devido suas grossas raízes carnudas! Certifique-se de que apenas um meio arejado, como lascas de casca, deve ser usado ao replantá-los, para não abafar suas pequenas raízes incômodas, quase inteiramente compostas por reservas de água!

6. Poda e Pragas

Também é recomendado que, uma vez concluída a floração, todos os caules mortos sejam removidos por razões estéticas, como pós-colheita, mas também para prevenção contra pragas que desejam uma refeição por falta de nutrientes da matéria orgânica em decomposição encontrada nos caules mortos / moribundos ainda presos! No entanto, felizmente, nenhuma praga séria realmente ameaça essas flores delicadas e perfumadas, mas, em vez disso, deve ser cauteloso para que os pulgões não estraguem suas exposições duradouras encontradas em sua casa e jardim!

7. Origem e Disponibilidade

Ao contrário de outras variedades comuns encontradas no cultivo hoje, esta beleza requintada é originária da Ásia, tornando-se cada vez mais popular entre os botânicos selecionados em toda a Europa, em algum momento em climas quentes, onde geralmente atingem comprimentos de 3 metros, florescendo periodicamente entre dezembro e fevereiro e novamente de junho a agosto, dependendo das faixas climáticas. em diferentes locais em momentos específicos ao longo dos ciclos anuais, concluindo cada vez premiando a todos com lindos buquês de beleza renomada ao lado de deliciosos aromas sendo apreciados por todos!!

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem