Pau-Ferro (caesalpinia Leiosatachya): usos surpreendentes de uma madeira exótica única

 Pau-Ferro, uma madeira exotica única de origem brasileira, oferece múltiplos usos inesperados! Descubra as vantagens desse tipo de madeira e por que você deveria considerá-la para seus projetos. 

Pau-Ferro (caesalpinia Leiosatachya): usos surpreendentes de uma madeira exótica única

Ficha Técnica

Nome científico: Caesalpinia leiostachya
Nomes populares: Ibirá-Obi, Icainha, Imirá-Itá, Jacá, Jucá, Jucaína, Muiarobi, Muiré-itá, Pau-ferro-do-ceará
Família: 
Luminosidade: 

Pau-ferro: Characteristics And Uses Of This Exotic Wood

.
Pau-ferro (Caesalpinia leiostachya) é uma espécie de árvore nativa da Mata Atlântica do Brasil. Pode atingir alturas de até 30 metros, possui copa arredondada com diâmetros entre 6 e 12 metros, e seu tronco mede em torno de 50 a 80 centímetros de diâmetro. A sua casca é de cor clara, marmoreada, lisa e descamada, o que a torna um interessante elemento decorativo. As folhas são bipinadas compostas com folíolos elípticos verde-escuros. A floração ocorre durante o verão e o outono, produzindo pequenas flores amarelas e pouco ornamentais. Os frutos vêm em forma de vagens duras e oblongas que amadurecem no inverno; algumas caem enquanto outras permanecem na árvore formando um banco de sementes aéreo.
.
O pau-ferro (Caesalpinia leiostachya) é uma espécie desejável no paisagismo por suas características ornamentais e sombreadas. Apesar de seu grande porte, não possui sistemas radiculares agressivos, o que a torna adequada para arborização urbana. No entanto, deve ser evitada em calçadas, sob fiação elétrica e em áreas com tráfego intenso de pedestres e automóveis, pois seus galhos costumam quebrar e cair durante as tempestades, oferecendo risco de ferimentos. Como o nome sugere, o pau-ferro possui madeira dura e densa, muito durável e resistente - qualidades que o tornam ideal para uso na fabricação de violão ou violino e também na construção civil, como vigas, suportes e caibros. Cresce rapidamente nos primeiros anos de vida e também é uma excelente opção para projetos de reflorestamento, pois se adapta bem em áreas abertas.
.
O pau-ferro (Caesalpinia leiostachya) é uma árvore tropical de rápido crescimento e usos diversos. Para cultivá-la, ela precisa ser exposta a pleno sol e colocada em solo fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. Também deve ser irrigada regularmente, principalmente durante o primeiro ano de transplante das mudas. As sementes devem ser escarificadas antes do plantio para quebrar sua dormência e, idealmente, mantidas em condições de meia-sombra. A germinação ocorre normalmente 20 a 30 dias depois e as mudas precisam ser transplantadas para sacos maiores ou diretamente no solo quando atingem 6 cm de altura.
.

Planta medicinal

Indicações: diabetes, infecções bronco-pulmonares, infecções intestinais, disenterias, diarréias, cáries, gengivite, reumatismo, sífilis
Propriedades medicinais: anti-séptico, antimicrobiana, adstringente, depurativo
Partes utilizadas: casca
Pau-ferro: Characteristics And Uses Of This Exotic Wood

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Pau-Ferro or Cäsalpinia Leiostachya: An Exotic Hardwood You Should Know About

.

1. O que é Pau-Ferro?

O Pau-Ferro é um tipo de madeira originária da América do Sul, encontrada principalmente na Bolívia e no Paraguai. A madeira tem tonalidade avermelhada e oferece características como dureza e estabilidade que a tornam muito popular entre os luthiers, que é o ofício de fabricar instrumentos de corda. É uma madeira ideal para certos tipos de guitarras, como a linha Telecaster da Fender.
.

2. Propriedades

A densidade do Pau-Ferro cai na faixa de madeira dura em 66 lb/ft3, o que significa que ele mantém sua forma muito bem mesmo ao lidar com muita tensão das cordas. Seu grão também o torna visualmente impressionante com seu padrão apertado sobre tons de vermelho acastanhado que podem ficar mais marrons ou cinza com o envelhecimento ao longo do tempo. Além disso, a textura do Pau-Ferro oferece boa flexibilidade para tecnologias de dobra como dobra a vapor e fornece ressonância adicional para instrumentos musicais feitos de madeira.
.

3. Prós e Contras

A maior característica do Pau-Ferro que ajuda os luthiers é sua capacidade de cortar peças de guitarra elétrica facilmente com menos problemas de ferramenta em comparação com outras madeiras duras como maple ou rosewood devido à sua abrasividade e rigidez naturais. No entanto, muitas guitarras elétricas feitas dessa madeira produziram um tom excessivamente brilhante, sem caráter ou calor, devido ao uso excessivo de quantidades em determinados locais do corpo do instrumento, em vez de procurar pontos de equilíbrio de tom em vários tipos de madeiras em a fim de capitalizar as propriedades sólidas que eles oferecem um ao outro quando colocados juntos corretamente em modelos de construção de composição ou técnicas de design, como "corpos com câmara".
.

4. Fontes Sustentáveis

É importante que todos os materiais usados ​​na produção da indústria musical sejam adquiridos de forma responsável e sustentável. A fim de evitar possíveis danos devido a táticas de extração relacionadas à colheita de mais Pau-Ferro do que o necessário para uso como madeira de violões, alguns fabricantes estão se voltando para fontes sustentáveis ​​certificadas disponíveis em quase duas dúzias de países parceiros da CITES. (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas) programas de tratados cujo objetivo é a prevenção da extração ilegal de madeira e exploração causada por atividades pesqueiras insustentáveis ​​concentradas principalmente em torno da destruição ambiental perto de onde espécies de árvores nativas que fornecem recursos sustentáveis como, neste caso, Pau-Ferro crescem naturalmente longe da interferência humana desde séculos atrás, antes da industrialização moderna começar a ocorrer a partir do final do século 19 até hoje em toda a área da superfície da Terra em todos os continentes, abrangendo todas as seis regiões habitáveis ​​povoadas que habitamos hoje geograficamente em todo o planeta Terra ao longo de nossa jornada infinita!
Pau-Ferro or Cäsalpinia Leiostachya: An Exotic Hardwood You Should Know About

5. Construindo Aplicações

Além de ser usado como tonewood na criação de instrumentos de cordas, porque é tão durável e capaz de suportar condições climáticas externas sem muitos problemas devido à sua maior resistência à tração em comparação com madeiras mais macias; Pau-Ferro encontra aplicação construindo tudo, desde peças de mobiliário doméstico como mesas e cadeiras em ambientes internos/externos (mesmo decks) porque é mais resistente contra apodrecimento e deterioração ao longo do tempo, tornando a escolha de material adequada para tais projetos, proporcionando fator de durabilidade mais duradouro esperado entre objetos utilitários projetados diretamente para contato com humanos com cláusulas de garantia de longa duração incluídas na(s) compra(s). Por exemplo: interiores de cascos de barcos construídos com certas porções de combinação cortadas desta madeira estrategicamente colocadas em toda a estrutura garantem melhor proteção externamente enquanto navegam em mar aberto ou áreas totalmente adjacentes contêm passagens de água constantemente, se desejado, sem falhas - além disso, casas suficientes construídas com perímetro isolado paredes revestidas tiras de compensado reforçado geralmente construídas com o referido material tornando a plataforma adequada ambientes externos internos indefinidamente sustentáveis ​​gerações futuras inclusive declarações finais aqui posteriormente mencionadas acima de acordo, de fato!
.

6. Impactos Ambientais

Devido às mudanças climáticas globais que estão ocorrendo em todo o mundo recentemente, afetando formas de vida, fontes diretamente dependentes, abundância, ecossistema, planeta saudável, esforços gerais de conservação se espalharam rapidamente, cobrindo concentrações geográficas máximas, mapeando, conectando incontáveis ​​limites de províncias, oceanos em todo o mundo, cada um possui invenções tecnológicas futuristas recém-descobertas, permitindo diminuir cenários ambientais em deterioração resgatados e estabilizados. os esforços apoiaram a recuperação alcançando o dia em que a situação mundial aumentou exponencialmente escala quase insondável contribuiu com a valorização do consumidor repassada para determinada sociedade ajudando a pavimentar todo o movimento termos responsáveis ​​criando precauções de segurança adotadas amplamente encorajadas crenças idênticas compartilhadas correntes situação prevalecente enfrentando iniciativa negociada voluntariamente aceita propósito interesse relacionamento legítimo existente atualmente sugerido implementar diretamente tornar-se parte igual discussão de parceria gerar diálogo geral em todo o espectro hopin g resolver alívio reconhecível começa conversas iluminadas primeiro mentes abertas permitem maior fluxo de criatividade ouvir profundamente construtivo feedback interno sugestões seguir núcleo firmemente centrado ponto de vista emocional todo o episódio captura momentos fugazes grandeza tangível tangível fazer sentido visão tomar precisamente o começo buscar o conhecimento adquirido derivar o coração buscar a compreensão seguindo o destino final destino porção especificada metas maiores alcançáveis ​​Missão cumprida!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem