Maravilhas Botânicas Ocultas: A árvore Pau-Brasil do Brasil

 Descubra a maravilha botânica do Pau-Brasil e como esta espécie moldou as paisagens brasileiras por séculos. Explore a história, características e benefícios desta majestosa árvore!

Maravilhas Botânicas Ocultas: A árvore Pau-Brasil do Brasil

Ficha Técnica

Nome científico: Paubrasilia echinata
Nomes populares: Arabutá, Brasileto, Ibirapiranga, Ibirapita, Ibirapitanga, Imirá-piranga, Muirapiranga, Orabutã, Pau-de-pernambuco, Pau-de-tinta, Pau-pernambuco, Pau-rosado, Pau-vermelho, Sapão
Família: 
Luminosidade: 

Factsheet: Pau-Brasil (Paubrasilia echinata)

.
Pau-brasil (Paubrasilia echinata) é uma árvore nativa da Mata Atlântica brasileira, reconhecida como um dos símbolos do país. Ela tem troncos de casca acinzentada, recobertos por grossos espinhos – agulhas também conhecidas como “acúleos” – que descascam em placas irregulares, revelando a casca interna avermelhada.
.
Pau-brasil, cientificamente conhecido como Paubrasilia echinata, é uma espécie de árvore nativa do Brasil. Suas folhas são bipinadas, com 5 a 6 pares de folíolos e 6 a 10 pares de folíolos secundários. As inflorescências terminais consistem em numerosas flores de pétalas amarelas com uma de cor vermelha modificada centralmente. Após a floração que ocorre na primavera, os frutos aparecem em forma de vagens que são cobertas por numerosos espinhos e abrigam de 1 a 5 sementes marrons em forma de disco.
.
Pau-brasil, também conhecido como Paubrasilia echinata, é uma espécie vegetal em risco de extinção devido à sua longa história de exploração para extração de corantes. Apesar disso, a espécie tem sido amplamente utilizada no paisagismo urbano por causa de suas qualidades ornamentais, sendo comum encontrá-la em parques públicos e jardins residenciais.
.
O Pau-brasil Paubrasilia echinata é uma espécie de árvore de crescimento lento, que pode alcançar alturas de até 30 metros e troncos com um diâmetro de 60 centímetros. Sua madeira é extremamente dura, resistente e compacta, possuindo a peculiar cor avermelhada. Devido às suas qualidades, ela já foi usada na construção naval, na indústria moveleira e didgeridoos. Ainda hoje é utilizada para a fabricação dos arcos dos violinos.
.
Pau-brasil (Paubrasilia echinata) é uma árvore cresce muito bem sob exposição ao sol. Tem preferência por um solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e muito bem drenado. Durante o primeiro ano, recomenda-se sombreado em parte da árvore para evitar choques climáticos. Adubações regulares garantem que a árvore produza abundante floração na estação de sua expansão. O Pau-brasil é multiplicado facilmente através da sementeira, que germina sem necessidade de quebra dormência prévia.
Factsheet: Pau-Brasil (Paubrasilia echinata)

Pau-brasil Paubrasilia echinata

.

1. Origem e História

Pau-brasil, também conhecido como Paubrasilia echinata, é uma espécie de árvore florida nativa da Mata Atlântica do leste do Brasil. É uma espécie importante devido ao seu significado histórico e cultural no Brasil e tem sido fortemente utilizada na produção de madeira desde o século XVI. A casca e a madeira foram comercializadas no exterior durante séculos devido às suas propriedades especiais, como um tom vermelho escuro que resistia às intempéries e ao apodrecimento. Aliás, foi essa particularidade da madeira Pau-brasil que deu nome ao Brasil!
.

2. Características

O pau-brasil é uma árvore perene que pode atingir até 20 metros de altura com aproximadamente 1 metro de circunferência. Seu tronco pode ficar rosa brilhante quando cortado, então seu apelido é 'the pinkwood'. Suas folhas são resistentes à seca, por isso é considerada muito tolerante a climas secos. Também possui uma copa alta, tornando-a uma espécie ideal para programas de reflorestamento em áreas naturais ou sistemas agroflorestais, devido à capacidade de produzir poucas, mas grandes raízes aéreas, o que ajuda muito na conservação do solo.
.

3. Importância

O Pau-brasil desempenha um papel fundamental na manutenção de um ecossistema por sua capacidade de captar dióxido de carbono da atmosfera e transformá-lo em oxigênio por meio da fotossíntese, ajudando a reduzir os níveis de poluição atmosférica encontrados próximos a centros urbanos ou rodovias onde as árvores são escassas. Além disso, seus frutos fornecem alimento para a fauna aviária, como pequenos papagaios e tucanos, enquanto sua densa sombra do dossel protege das temperaturas avassaladoras do verão experimentadas em baixas altitudes na América do Sul, além de reduzir a erosão, pois abriga fortes sistemas de raízes nas profundezas do solo. perfil que lhes permite tolerar ventos mais fortes durante tempestades ou furacões sem se desenraizar do ambiente hospedeiro.
Pau-brasil Paubrasilia echinata

4. Citando as Espécies

É muito importante para pessoas que coletam sementes ou pedaços de madeira de ecologias de florestas maleáveis ​​(principalmente do bioma tropical brasileiro) citar exatamente este gênero (Paubrasilia Echinata) sempre que possível para preservar o Pau–Brasil para as gerações futuras; mencionar ambas as famílias (Bignoniaceae) juntamente com atributos específicos como tamanho/cor da folha também podem ser aspectos-chave ao citar qualquer espécime retirado do grande palco da natureza.
.

5. Estado de Conservação

Atualmente o Pau– Brasil não possui status de preservação oficial, mas ainda deve ser concedido pesquisas adicionais feitas por indivíduos interessados ​​em manter esta essência endêmica viva em nosso planeta devido às suas características especiais vivendo entre diferentes formações florestais em vários habitats de biomas no continente sul-americano; Atualmente não há organizações exclusivamente dedicadas a preservar esta espécie preciosa, mas apenas programas de fragmentação utilizam de vez em quando em certas regiões, dependendo principalmente de fundos governamentais dados para fins de restauração de terras danificadas depois que desastres ecológicos resultaram principalmente de intervenções humanas insustentáveis ​​em ciclos naturais que atualmente ocorrem em ecossistemas vulneráveis ao redor da própria Terra...
.

6. Usos e produtos

Graças a todos os nutrientes fornecidos pelo Pau-brasil, ele fornece inúmeros produtos para o dia a dia, como móveis, portais construídos com teca envolvendo portas de entrada feitas de blocos maciços originários desta planta tornando o artesanato peças excelentes hoje comercializadas em todo o mundo. 
.
Doravante, tábuas de corte perfeitas e utensílios de cozinha permanecem entre os usos mais visíveis, onde às vezes combinados diferentes tipos de madeiras mostrando alguns artefatos espetaculares de um estilo ultrapassam as tendências comuns. Por exemplo, depois de serem fervidos mais recentemente, os recursos extraídos, os fragmentos, vários tons, os tons marrons, separados posteriormente, os acessórios de moda, os itens de couro, as medalhas de guarda-costas, às vezes, servindo como decoração nas passarelas da moda em todo o mundo.
.

7. Perigos

Embora manter a população saudável obviamente necessário levando em consideração as taxas de crescimento atuais da população somadas a décadas o desmatamento ilegal intensivo continua sendo um verdadeiro perigo degradando os estilos de vida enraizados nas florestas brasileiras portanto a extinção provavelmente ocorrerá daqui a alguns anos; portanto, defender fortemente a recuperação de medidas extensas juntamente com a manutenção das existentes tenta mitigar o nível de preparação para a ocorrência de desastres ecológicos garantirá padrões mais altos entre todos os procedimentos legislativos observados antes de tomar outras medidas relacionadas à exploração mencionada fonte mencionada aqui

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem