Palmeira-pinanga Pinanga coronata: um guia para cultivar e cuidar dessa palmeira

 Se você está procurando uma palmeira exótica para adicionar ao seu jardim, a Palmeira-pinanga Pinanga coronata é uma excelente opção. Aprenda como cultivá-la com este guia fácil de seguir.

Palmeira-pinanga Pinanga coronata: um guia para cultivar e cuidar dessa palmeira

Ficha Técnica

Nome científico: Pinanga coronata
Sinonímia: Seaforthia reinwardtiana, Seaforthia costata, Seaforthia coronata, Seaforthia kuhlii, Seaforthia montana, Seaforthia reinwardtiana, Ptychosperma album, Ptychosperma coronatum, Ptychosperma costatum, Ptychosperma kuhlii, Ptychosperma noxa, Pinanga costata, Areca coronata, Areca costata, Areca oriziformis, Pinanga kuhlii, Pinanga noxa, Pinanga sumatrana
Nomes populares: Palmeira-pinanga, Pinanga-de-coroa, Palmeira-pinanga-de-coroa, Palma-de-Kuhl, Palma-de-cana-marfim
Família: 
Origem: Andamão e Nicobar, 

Pinanga coronata: Palmeira-pinanga

.
A Palmeira-pinanga, ou simplesmente Pinanga, é uma espécie perene, tortuosa e monóica, conhecida por suas folhas grandes e recortadas de forma intrincada e belo palmito de cor creme. Seu tronco esguio e verde é ereto, anelado e possui um pequeno palmito verde claro a marfim. Cresce em touceiras densas, semelhantes ao bambu. As folhas são grandes, ligeiramente recurvadas, pinadas, com folíolos alongados e largos de cor verde claro. Eles são dispostos uniformemente e têm uma superfície ranhurada. Quando emergem, têm uma aparência bronzeada e amadurecem para uma cor verde. As inflorescências surgem no verão, abaixo do palmito e entre as folhas, inicialmente protegidas por uma grande espata.
.
Palmeira-pinanga Pinanga coronata é uma planta com espigas ramificadas que apresentam flores amarelo creme e pequenas flores brancas. Com o tempo, a raquis da planta vai se tornando vermelha. Após a polinização, a planta produz frutos elipsoides ou obovados, inicialmente vermelhos e que se tornam pretos quando maduros, entre o verão e o outono. Embora muitas pessoas acreditem que Pinanga coronata e P. kuhlli são espécies diferentes, a última revisão considerou P. kuhlli como uma variedade dentro de P. coronata, ou seja, P. coronata var 'kuhlli'.
.
A Palmeira-pinanga Pinanga coronata é uma espécie de palmeira ideal para plantio em grupo ou isolada. Pode agregar valor a gramados, parques e praças bem cuidados, bem como a grandes jardins residenciais. Também fica ótimo em corredores e perto de áreas de piscina. No entanto, é importante observar que as plantas jovens não toleram a luz solar direta por muitas horas, por isso é melhor usar plantas maduras em áreas expostas. 
.
Mudas jovens são ótimas para áreas semi-sombreadas sob a copa de árvores maiores. O uso de plantas muito jovens em pleno sol resultará em plantas com aparência queimada e crescimento lento. A Palmeira-pinanga também pode ser cultivada em vasos na fase jovem, dando um toque de floresta tropical a ambientes internos como salas de estar e escritórios. Também é uma ótima opção para jardins de inverno devido ao seu pequeno tamanho. Esta planta tem crescimento moderado e é fácil de cultivar.
.
A palmeira-pinanga Pinanga coronata é uma planta rústica que requer manutenção simples, como retirar folhas mortas ou amareladas. Deve ser cultivada em solo fértil, levemente ácido e rico em matéria orgânica, sob meia sombra, pleno sol ou luz filtrada. No entanto, as plantas jovens de pinanga não toleram a exposição total ao sol, como a maioria das palmeiras. É importante manter o solo úmido, mas não encharcado, e regar quando a superfície do solo estiver seca para evitar o estresse hídrico. As regas devem ser mais frequentes no verão, quando aumenta o consumo da planta. Por outro lado, a rega deve ser reduzida no inverno para evitar doenças nas raízes e no caule. Pinanga prefere climas quentes a amenos com alta umidade relativa e pode tolerar geadas leves e baixas temperaturas de inverno em regiões subtropicais.
.
A fertilização deve ser feita moderadamente durante a estação de crescimento, de preferência com fertilizantes orgânicos ou de liberação lenta. A propagação da pinanga pode ser feita dividindo-se as touceiras ou semeando-se os frutos maduros recém-colhidos em substrato arenoso mantido úmido em temperaturas entre 20 a 25°C. A germinação não é uniforme e pode ocorrer entre 30 a 80 dias após o plantio.
Pinanga coronata: Palmeira-pinanga

Pinanga coronata - Palmeira-pinanga

.

1.Introdução

Palmeira-pinanga Pinanga coronata é uma espécie de palmeira nativa do Sudeste Asiático. É comumente encontrada na Indonésia, Malásia e Tailândia, e é conhecida por seu valor ornamental e versatilidade no paisagismo.

2. Aparência

A Palmeira-pinanga Pinanga coronata é uma palmeira de porte médio que pode chegar a 10 metros de altura. Tem um tronco esguio coberto de fibras marrons e encimado por uma coroa de folhas longas e emplumadas. As folhas são de cor verde brilhante e podem crescer até 3 metros de comprimento.

3. Habitat

A Palmeira-pinanga Pinanga coronata é uma planta tropical que se desenvolve em ambientes quentes e úmidos. É comumente encontrado em florestas tropicais de planície e pode crescer em uma variedade de tipos de solo, incluindo solos arenosos e argilosos.

4. Usos

A Palmeira-pinanga Pinanga coronata é uma popular planta ornamental muito utilizada em paisagismo e jardinagem. É comumente plantada em parques, jardins e ao longo de estradas, e é valorizada por suas folhas atraentes e tronco esguio. A planta também é usada na medicina tradicional em algumas partes do sudeste da Ásia, onde se acredita ter propriedades medicinais.
Pinanga coronata - Palmeira-pinanga

5. Cuidados

A Palmeira-pinanga Pinanga coronata é uma planta de manutenção relativamente baixa que requer rega e fertilização regulares. Prefere solos bem drenados e sombra parcial, embora tolere sol pleno em alguns ambientes. A planta também é suscetível a pragas e doenças, portanto, monitoramento e tratamento regulares podem ser necessários.

6. Conservação

A Palmeira-pinanga Pinanga coronata não está atualmente listada como espécie ameaçada, embora a perda de habitat e o desmatamento sejam as principais ameaças à sua sobrevivência. Esforços estão em andamento para proteger a planta e seu habitat, incluindo o estabelecimento de áreas protegidas e programas de conservação.

7. Conclusão

A Palmeira-pinanga Pinanga coronata é uma planta bonita e versátil, valorizada por suas propriedades ornamentais e medicinais. Com os devidos cuidados e esforços de conservação, esta espécie pode continuar a prosperar e contribuir para a biodiversidade do Sudeste Asiático.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem