Orquídea-grapete Spathoglottis unguiculata (Orchidaceae)

Orquídea-grapete Spathoglottis unguiculata (Orchidaceae)
 

Ficha Técnica

Nome científico: Spathoglottis unguiculata
Sinonímia: Limodorum unguiculatum, Spathoglottis breviscapa, Spathoglottis schinziana
Nomes populares: Grapete, Orquídea-cheiro-de-uva, Orquídea-uva
Família: 
Categoria: 
Origem: , Wallis e Futuna
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a orquidea grapete

Orquídea-grapete (Spathoglottis unguiculata) é uma planta ornamental, conhecida por seu aroma perfumado semelhante ao da uva. Os seus pequenos pseudobulbos são acompanhados por quatro folhas grandes, plissadas e estreitas de cor verde vibrante, com cerca de 30 cm de comprimento. Embora cresça simpodialmente, tem um aspecto geral entrelaçado devido aos seus rizomas curtos. 

Pode florescer em qualquer época do ano e produz densas inflorescências racemosas acima das folhas, da base até a ponta. As flores são de cor púrpura, bordos franjados de amarelo e têm cerca de 4 cm de diâmetro, com um delicioso aroma a uva. O período de floração pode durar entre 30 a 45 dias e se polinizadas produzem longos frutos verdes com veios longitudinais marcados e numerosas sementes minúsculas.

A Orquídea-grapete Spathoglottis unguiculata é uma planta terrestre de fácil cultivo. Ela é frequentemente utilizada para forração com seu efeito decorativo sendo dado pela sua folhagem grossa. Deve ser cultivada em locais semi-sombreados, mas também ainda pode resistir à luz do sol pois elas florescem sucessivamente. Uma boa ideia de combinação é plantar junto flores amarelas para um belo efeito cromático. 

Dicas e cuidados sobre a orquidea grapete

Também podendo ser cultivadas em vasos ou jardineiras para adornar áreas externas como pátios e varandas. Caso colocadas em espaços internos precisam estar bem ventilados e iluminados, com sombreamento até 50%. Devidamente cuidadas podem durar muito tempo em florações sucessivas.

A Orquídea-uva Spathoglottis unguiculata é melhor cultivada a pleno ou sol parcial, em solo profundo e bem drenado, adubado com matéria orgânica. Certifique-se de que o solo esteja bem drenado para não causar encharcamento ou excesso de água na planta. 

Ela prospera em climas quentes e úmidos e não tolera temperaturas frias abaixo de 20°C. Esta espécie pode ser propagada tanto por divisão das touceiras, com cada nova divisão tendo raízes saudáveis, folhas e crescimento de pseudobulbos ou a partir de sementes ou tecidos de meristema.

Dicas e cuidados sobre a orquidea grapete

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

7 dicas para cultivar a orquídea-grapete Spathoglottis unguiculata

1. A Orquídea-grapete Spathoglottis unguiculata é uma orquídea tropical deslumbrante com uma flor salpicada de laranja e amarelo.


2. É nativa das regiões tropicais da América Central e norte da América do Sul.


3. Esta beleza floresce do meio do verão até o outono em hastes altas mantidas acima da folhagem.


4. A Orquídea-grapete tem dois equívocos principais associados ao seu cuidado - não sobrevive a temperaturas frias e só cresce em solo dos trópicos. Na verdade, isso não é verdade; eles preferem temperaturas entre 50-68 graus Fahrenheit, então eles prosperam em climas mais frios!


5. Ao contrário de muitos outros tipos de orquídeas, você não precisa de misturas de orquídeas especializadas para fornecer umidade suficiente à sua planta; em vez disso, você deve usar minhocas, esterco de vaca compostado ou terra comum para vasos.


6. Esta planta vive melhor em luz brilhante ou sombra parcial para obter as cores mais vivas em comparação com a luz solar direta que pode causar queimaduras solares e descoloração nas folhas.


7. Quando se trata de fertilizar sua Orquídea-grapete Spathoglottis unguiculata, você deseja usar um fertilizante balanceado durante o crescimento ativo da primavera e, em seguida, interromper o uso durante o período de dormência do inverno, quando dar mais água do que o normal retardará os ciclos de floração

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem