A Fascinante Orquídea-macaco Drácula - Uma Espécie Como Nenhuma Outra

A Fascinante Orquídea-macaco Drácula - Uma Espécie Como Nenhuma Outra
 

Ficha Técnica

Nome científico: Dracula sp
Sinonímia: Dracula simia,
Nomes populares: Orquídea-cara-de-macaco, Macaquinho, Cara-de-macaco
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a orquidea macaco

O gênero Dracula da família Orquídea de flores é conhecido comumente como Orquídea-macaco devido ao seu único aspecto facial. Estas espécies peculiarmente belas são denominadas de Drácula por causa da característica cor vermelha das suas pétalas, que lembram os caninos do Conde Drácula. Existem cerca de 122 espécies desta variedade endêmica, e são preferidas para crescerem entre 900 a 2000 metros de altura na região oeste dos Andes, abrangendo Colômbia e Equador. Orquídeas-macacos preferem o ambiente úmido e precisam da luz direta do sol para prosperar.

Orquídea-macaco Dracula sp, é uma espécie de orquídea com crescimento cespitoso, formando uma pequena touceira. Seu rizoma é curto, trepante e, ao contrário de muitas espécies de orquídeas que conhecemos, não forma pseudobulbos, mas cada broto possui uma folha única, de textura fina, com nervura central bem marcada. Floresce em qualquer época do ano em inflorescências com hastes longas, geralmente pendentes ou horizontais e raramente eretas. Geralmente, surgem de um a cinco botões por inflorescência por vez; no entanto, a floração tende a ser sequencial, com uma abertura de flor por vez e um longo intervalo entre elas. 

As flores são triangulares e têm a aparência distinta da face de um primata. Eles geralmente são coloridos de vermelho, laranja ou marrom e têm projeções longas e características em suas sépalas. Diz-se que cheira a laranjas maduras. Embora para nós as flores desta singular orquídea se pareçam com o rosto de um macaco, seu principal objetivo neste gênero é assemelhar-se a cogumelos em aparência e odor para atrair seu principal polinizador - um tipo específico de moscas que procuram cogumelos onde eles podem botar seus ovos.

Dicas e cuidados sobre a orquidea macaco

A Orquídea-macaco Dracula sp ("Draculedypsis") é um tipo extremamente raro e exigente de orquídea nativa da floresta tropical da Colômbia. Elas possuem pendentes longos e sinuosos caules, com flores pequenas brancas ou rosadas e peculiares formas em borboleta. 

Estas orquídeas são ideais para colecionadores e orquidófilos experientes que desejam cultivar as suas próprias flores; contudo, elas requerem cuidados especiais, pois tendem a despontar as inflorescências pelos furos de drenagem dos vasos caso não haja lugar para crescer na parte inferir do recipiente. É recomendado que Dracula sp seja cultivada em cesto suspensa, com madeira resistente a umidade, pois assim pode ser admirada tanto embaixo quanto à altura dos olhos.

Orquídea-macaco Dracula sp é uma espécie de orquídea que gosta de meia-sombra, sem sol direto, e se desenvolve em substratos epifíticos específicos enriquecidos com esfagno mantidos constantemente úmidos. Esta espécie de orquídea adora altos níveis de umidade, por isso evite mantê-la em ambientes secos e ventosos. As orquídeas macacas são altamente sensíveis à quantidade de sais dissolvidos na água; portanto, sempre use água desclorada ou filtrada com baixo teor de sal para regar. 

Alimente regularmente com fertilizante solúvel especial para orquídeas e certifique-se de dar às suas plantas um enxágue extra entre a fertilização para eliminar o excesso de sais. Orquídea-macaco Dracula sp gosta de clima fresco e temperado abaixo de 25°C, e se reproduz dividindo touceiras e garantindo que cada novo clone tenha pelo menos três folhas e um broto principal.

Dicas e cuidados sobre a orquidea macaco

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Conheça as 7 dicas de orquídeas macaco Dracula  mais eficazes!

1. A Orquídea-Macaco Drácula é uma rara e fascinante orquídea epífita encontrada nas florestas nubladas da Colômbia, Peru e Equador.


2. Recebeu seu apelido interessante por causa de suas flores de aparência peculiar que lembram os rostos de pequenos macacos!


3. A flor em si é bem pequena, com botões que medem apenas 1 cm de diâmetro. A Orquídea-Macaco Drácula cresce em árvores, geralmente a uma altitude de cerca de 1.600 pés (500 m).


4. Ao contrário de outras orquídeas que são polinizadas por insetos, esta espécie única depende de morcegos para a polinização! É por isso que também é conhecida como “planta morcego” entre os botânicos.


5. Para atrair os morcegos polinizadores, a Orquídea-macaco Drácula emite um odor bolorento, mas agradável, semelhante ao vinho bordô diluído, durante a noite, quando esses animais estão ativos.


6. Embora comumente encontradas em florestas como a Reserva Yanacocha perto de Quito, Equador – essas plantas incríveis enfrentam ameaças devido ao desmatamento e às mudanças climáticas que causam flutuações adversas nos níveis de temperatura e umidade necessários para seu crescimento e sobrevivência.


7. Para quem pretende cultivar a sua própria Orquídea-macaco Drácula em casa – deve saber que para obter os melhores resultados, necessita de uma iluminação indirecta brilhante, bem como de um cronograma preciso de rega e nebulização!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem