Orquídea-garça Pecteilis radiata (Orchidaceae)

Orquídea-garça Pecteilis radiata (Orchidaceae)
 

Ficha Técnica

Nome científico: Pecteilis radiata
Sinonímia: Habenaria dianthoides, Habenaria radiata, Plantaginorchis dianthoides, Habenaria dianthoides, Hemihabenaria radiata, Orchis radiata, Orchis susannae, Pecteilis dianthoides, Plantaginorchis radiata, Platanthera radiata
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a orquidea garça

A Orquídea-garça Pecteilis radiata é única e está ameaçada de extinção. Origina-se de planícies úmidas na China, Japão e Coréia. Atualmente, está ameaçada devido à ocupação de seu habitat por arrozais e urbanização. No entanto, ainda pode ser encontrado crescendo em seu estado natural em altitudes superiores a 500 metros em terreno acidentado que não pode ser usado para agricultura no Japão. Ao contrário de outras orquídeas, esta espécie tem um ciclo anual, desenvolvendo raízes tuberosas que lhe permitem reflorescer ano após ano!

A Orquídea-garça Pecteilis radiata é uma planta herbácea que cresce durante a primavera e verão. Suas folhas são eretas, linear-lanceoladas, dando à planta um aspecto de gramínea. Durante o verão, há uma produção de flores sobre hastes acima da folhagem, geralmente entre um e oito por planta. A partir do outono as folhas murcham dando lugar a novas raízes tuberosas ao longo do rizoma. No inverno, essas finas raízes se decompõem, restando entre um e três tubérculos marrons claros que serão responsáveis por gerar novas plantas na estação seguinte.

Dicas e cuidados sobre a orquidea garça

Orquídea-garça Pecteilis radiata possui uma bela flor branca com três lobos, sendo dois laterais finamente franjados e um central liso apontando para baixo. Esta combinação forma a impressão de uma garça em pleno vôo, com asas abertas. A orquídea também possui um longo nectário arqueado de aproximadamente 8cm de comprimento, de cor verde, localizado abaixo do labelo. É realmente surpreendente!

A Orquídea-garça Pecteilis radiata pode ser uma delicada planta de cultivo, dependendo das preferências do jardineiro. Suas necessidades incluem luz solar direta, alta umidade e estações bem marcadas para florescer. Para aqueles acostumados a tratar com plantas carnívoras, estabelecer as condições de sucesso neste cultivo é relativamente fácil - porém, devido às variações de clima e outros fatores complexos, os orquidófilos experientes também podem enfrentar grande desafio. Na região tropical, a resistência da espécie a temperaturas acima de 30°C e à seca é necessária - invernalização na geladeira também pode aumentar o crescimento dessa variada orquídea.

A Orquídea-garça Pecteilis radiata deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em musgo esfagno vivo ou misturas feitas especificamente para plantas carnívoras, e mantida úmida durante o período de crescimento. Durante o período de dormência do inverno, o substrato deve permanecer seco para manter os tubérculos saudáveis. Deve-se tomar cuidado para não regar demais o substrato, pois isso pode levar a doenças e apodrecimento. 

Esta planta não tolera a alta salinidade que geralmente é encontrada em regiões costeiras. Fertilize-a com fertilizantes específicos para orquídeas que contenham micronutrientes, de preferência inorgânicos. A água utilizada para irrigação deve estar livre de cloro e outros minerais. A propagação é feita separando os tubérculos que se formam durante o outono/inverno. Plante esses novos tubérculos com cerca de um centímetro de profundidade no solo com a ponta pontiaguda voltada para cima, pois será de onde os primeiros brotos surgirão.

Dicas e cuidados sobre a orquidea garça

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Como cuidar de um louva-a-deus raro, Pecteilis Radiata

1. Aparência única

A Orquídea-garça Pecteilis radiata é uma orquídea excepcionalmente única que possui um distinto padrão de asa de pétala laranja brilhante. Seu design incrivelmente intrincado a diferencia de outras orquídeas e lhe dá uma aparência verdadeiramente bela e delicada.

2. Habitat Raro

A Orquídea-garça Pecteilis radiata é encontrada crescendo em partes selecionadas da região do Himalaia na Índia, principalmente no Nepal, Butão e no lado leste da região da Caxemira no noroeste da Índia. É particularmente raro devido à sua localização remota e quantidade limitada de terras adequadas para atender às necessidades ambientais específicas necessárias para esta espécie.

3. Alta Adaptabilidade

Esta orquídea é capaz de crescer como epífita (sistema radicular aéreo bem ventilado) ou litófita (de rochas). Pode ser encontrado crescendo em árvores em florestas caducifólias em altitudes entre 1300 a 2400 metros. Sabe-se que tolera temperaturas variando de 25°C a 38°C durante os meses secos e até apenas 17°C durante os períodos mais úmidos, o que o torna bem adaptado para viver em seu ambiente biotópico nativo.

4. Dificuldade de propagação

Infelizmente, a Orquídea-garça Pecteilis radiata pode ser bastante difícil de propagar devido às suas raízes extremamente viscosas e à tendência de não formar brotos radiculares facilmente quando replantada de volta em meios de solo, como composto ou misturas de lascas de casca usadas especificamente para plantar essas orquídeas em ambientes internos ou externos por horticultores comerciais especializados neste tipo de trabalho.

5. Requisitos de cuidados especiais

Ao cuidar desta preciosa flor, a temperatura mínima nunca deve cair abaixo de 15°C com níveis de umidade mantidos constantemente altos; cerca de 50% - 70%, dependendo da época do ano em que uma pessoa está cultivando dentro de sua casa/apartamento/estufa etc., seguido por técnicas de irrigação cuidadosas devido à atenção do feixe de laser para misturas de solos à base de musgo de turfa continuamente saturados como uma forma de ajudar a manter a relativa umidade até que seja adequadamente drenado, respectivamente, enquanto a floração ocorre, seguida por uma leve nebulização regular com bombas de spray de água filtrada, de preferência agora sendo usadas em taxas de fluxo nominal não inferiores a 500 L por hora, de modo que isso fornece habilidades muito melhores para condições de aeração aumentadas ao longo do tempo para raiz adicionada o desenvolvimento ocorre quando hidratado corretamente, independentemente se plantado em ambientes internos/externos, principalmente apreciado, permaneceu da mesma forma, obrigado!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem