Orquídea-escova-de-mamadeira Arpophyllum giganteum: uma espécie neotropical naturalizada

Orquídea-escova-de-mamadeira Arpophyllum giganteum: uma espécie neotropical naturalizada
 

Ficha Técnica

Nome científico: Arpophyllum giganteum
Sinonímia: Arpophylluum cardinale, Arpophyllum jamaicense, Arpophyllum medium, Arpophyllum squarrosum, Arpophyllum stenostachyum
Nomes populares: Orquídea-escova-de-garrafa, Orquídea-jacinto
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a orquidea escova de mamadeira

Orquídea-escova-de-mamadeira (Arpophyllum giganteum) é uma espécie epífita nativa de florestas úmidas e montanhosas localizadas em altitudes entre 350 e 2.100 metros no cinturão equatorial que se estende do México à América Central, Venezuela e Colômbia. O que destaca esta espécie é sua densa inflorescência cilíndrica composta por muitas pequenas flores lilás. Esta particularidade valeu-lhe vários nomes comuns, como "escova-de-garrafa" - que traduzido do português significa 'escova de garrafa'.

Orquídea-escova-de-mamadeira Arpophyllum giganteum é um gênero rizomatosa, crescendo com um formato simpodial. Os pseudobulbos são longos e têm formato cilíndrico achatado nas laterais, envoltos em brácteas tubulares. 

Suas folhas são lanceoladas e coriáceas, seu tipo de foice ganharam o nome do gênero origina da estrutura dessas folhas (grego 'Arpo' + 'phyllum'- significando rapidamente 'folha que se parece com uma foice'). As flores desse gênero florecem no final do inverno até início da primavera, com inflorescências rácemo prolongadas de até 40 cm que florescem na espiral a partir da base para o topo gradualmente.

Dicas e cuidados sobre a orquidea escova de mamadeira

Orquídea-escova-de-mamadeira Arpophyllum giganteum é uma espécie de orquídea rara, originária das florestas montanhosas do sudeste asiático. Ela possui flores cor de rosa a lilás, com o labelo em um tom mais intenso. A grande característica desta espécie é que suas flores não realizam a ressupinação, que é o movimento comum de reposicionamento da flor para baixo e horizontal. Além disso, esta espécie possui três subespécies diferentes.

  • Arpophyllum giganteum subsp. alpinum
  • Arpophyllum giganteum subsp. giganteum
  • Arpophyllum giganteum subsp. medium

Orquídea-escova-de-mamadeira Arpophyllum giganteum é uma espécie de orquídea com nível médio de dificuldade para o cultivo. Seu crescimento é relativamente lento e ela era até bem recentemente bastante rara no Brasil, mas hoje em dia vem sendo incluída por muitos orquidófilos nas suas coleções. 

Na internet, tem sido bastante encontrada em sites especializados e também facilmente adquirida nas grandes exposições. Capaz de trazer um brilho peculiar para sua coleção, a Orquídea-escova-de-mamadeira Arpophyllum giganteum é indicada para orquidófilos intermediários e avançados.

A Orquídea-escova-de-mamadeira Arpophyllum giganteum deve ser cultivada em meia sombra, com sombratura de 50 a 70%, em um substrato específico, próprio para orquídeas epífitas, que possua bom dreno e mantenha a umidade. É necessário regar abundantemente durante todo o ano e reduzir as regas após o desenvolvimento completo das folhas e durante a floração. Uma boa mistura para usar é feita com cascas (côco, pinus, etc.) e carvão. 

Fertilizar a cada 15 dias é importante para manter a saúde da planta; utilize fertilizantes próprios para orquídeas líquidos e aplicá-los por pulverização foliar. Ela prefere clima ameno com temperaturas entre 10 e 29ºC; cuidado para não expor à geada! Ela se reproduz facilmente através da divisão das touceiras — cada nova muda terá estrutura completa (raízes, rizoma, pseudobulbos e guia) compostos por pelo menos três pseudobulbos maduros e saudáveis. Escolha vasos de plástico, cerâmica ou madeira pois serão replantados assim que iniciar o novo crescimento do ciclo da planta.

Dicas e cuidados sobre a orquidea escova de mamadeira

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

5 Dicas de Cultivo para Orquídea-escova-de-copo Arpophyllum giganteum

1. Entendendo a Orquídea-escova-de-copo Arpophyllum Giganteumgante

A Orquídea-escova-de-copo também é conhecida como Arpophyllum Giganteum ou orquídea caracol e faz parte da família das orquídeas. Nativa de áreas da América do Sul, esta espécie de flor é uma epífita florida, o que significa que cresce sem solo em outras plantas, rochas e até mesmo em galhos finos de árvores. 

O gênero arpophyllum refere-se aos grandes “pêlos” brancos ao redor das flores que parecem um pincel em pó usado para aplicação de maquiagem, o que leva ao seu nome comum!

2. Características físicas

Estas flores únicas têm pétalas de aproximadamente 6 cm de diâmetro com centros amarelados/roxos claros e cores aveludadas escuras que as cercam - tornando-as impressionantes quando em plena floração. 

De todas as pétalas encontradas na natureza, essas são, na verdade, uma das maiores pétalas até hoje! Além disso, eles são conhecidos por serem alguns dos mais perfumados que existem!

3. Requisitos de cuidados

Como eles prosperam em muitos ambientes diferentes, os requisitos de cuidado realmente dependem puramente da localização, mas giram em torno de manter as temperaturas consistentes que variam entre 65 e 80 graus Fahrenheit com bastante contato direto com a luz solar, mas evitando a formação de condições extremas (ventoso nem muito quente). 

Certifique-se de regar regularmente, pois a umidade desempenha um papel importante no crescimento, especialmente quando jovens! Mantenha a fertilização regular uma vez a cada poucas semanas durante a estação de crescimento ativo (primavera).

4. Criação de Orquídeas

Para aqueles interessados ​​em propagar mais dessas belezas selvagens em casa, você pode absolutamente fazê-lo a partir de sementes, coletando-as de toalhas de papel molhadas ou transferindo flores polinizadas para recipientes herméticos após a polinização ter sido alcançada (geralmente a transferência de pólen manual será mais bem-sucedida do que natural) . 

Certifique-se de colocá-los perto da luz indireta, como atrás de janelas de vidro ou telas de cortina, e aguarde pacientemente o processo de germinação - geralmente acontecendo entre 2 semanas e 8 meses, dependendo da variedade.

5. Raro e Único

A orquídea caracol escova pode ser um pouco nova em vários países, mas é altamente cobiçada devido ao seu tamanho, forma e coloração extraordinários, juntamente com seus aromas maravilhosos que só podem ser associados a esta rara beleza - tornando-se uma adição preciosa ao seu jardim, se você decidir ir em frente. criá-los em casa!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem