Cultivando e cuidando da orquídea bambu (Arundina graminifolia)

Cultivando e cuidando da orquídea bambu (Arundina graminifolia)
 

Ficha Técnica

Nome científico: Arundina graminifolia
Nomes populares: Arundina
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Orquidea bambu

A Orquídea-bambú Arundina graminifolia é uma orquídea terrestre extremamente rústica que se encaixa perfeitamente nos jardins tropicais e contemporâneos. Esta espécie possui caule juncoso que pode chegar a 2 m de altura. Suas folhas são finas, estreitas, compridas e lanceoladas, variando de 9 a 19 cm de comprimento e 0,8 a 1,5 cm de largura. 

Nas estações quentes da primavera ou verão, as flores desta planta ganham tons lilás rosado nos seus labelos púrpuros. Ela pode ser utilizada como bordadura, renque ou isolada no jardim; além disso, também dá ótimo resultado em vasos e jardineiras sozinha ou acompanhada com outras plantas.

Dicas e cuidados sobre a Orquidea bambu

A Orquídea-bambú Arundina graminifolia é uma espécie que prefere exposição à meia-sombra ou ao sol pleno, desenvolvendo-se melhor em solo rico de matéria orgânica. Ao serem cultivadas em vasos, recomenda-se uma mistura de 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico. 

As regas necessitam ser regulares, evitando-se encharcamentos e realizando a irrigação assim que perceber secagem na superfície do substrato. Em climas tropicais e equatoriais existe maior intensidade no florescimento da planta, sendo pouco resistente a temperaturas geladas. Esta multiplica-se por divisão das touceiras ou estacas obtidas dos brotações laterais da haste.

Dicas e cuidados sobre a Orquidea bambu

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

5 dicas que você precisa saber antes de cultivar Arundina Graminifolia (orquídea de bambu)

1. Arundina graminifolia

Arundina graminifolia, ou Orquídea-bambú como é comumente chamada, é uma bela espécie de orquídea terrestre originária da Ásia e Java. Ela cresce em áreas fortemente sombreadas, nos arbustos e ao longo das margens dos rios. 

Esta sempre-viva perene tem caules lenhosos que podem atingir até um metro de altura e se espalharão para fora do centro com novos brotos fazendo com que pareçam bambu. As folhas desta planta são longas e semelhantes a grama, o que aumenta ainda mais sua semelhança com o bambu.

2. Flores

As flores desta planta são de um branco puro e pendem de caules que saem dos nós da planta. Eles florescem entre maio e setembro, dependendo do clima em que você os está cultivando, e duram cerca de uma semana cada antes de desaparecer no esquecimento; embora às vezes você possa encontrar duas flores em uma haste.

3. Requisitos de cuidados

Para que a Arundina graminifolia se desenvolva, ela precisa de luz filtrada durante o dia, pois o excesso de luz solar direta pode danificar as folhas dessa orquídea devido à sua natureza delicada; Quando cultivada dentro de casa, certifique-se de que esteja mais próxima de uma janela onde a luz seja mais brilhante, para que possa receber energia fotossintética suficiente necessária para o crescimento. 

Também mantenha o solo levemente úmido (mas não encharcado) o tempo todo, pois a Orquídea-bambu gosta de ambientes úmidos; no entanto, evite regar em excesso, pois isso pode levar à podridão das raízes se a água se acumular em torno das áreas inferiores do caule e causar infecções fúngicas no sistema radicular de suas plantas, levando à morte se não for tratada logo.

4. Propagação

A propagação deste tipo de orquídea requer que você separe as plantas jovens das maduras cortando-as na base logo abaixo do nó da folha. fazendo contato com pouca água dentro do substrato do solo ou musgo sendo usado - finalmente, regue com moderação, pois eles tendem a crescer muito rápido quando recebem um ambiente ideal durante o período de crescimento!

5. Benefícios

Além de seus benefícios estéticos como dar um ar exótico aos seus canteiros; A arquitetura dessas espécies por si só cria grandes elementos arquitetônicos para os entusiastas do bonsai, procurando algo mais não convencional, como uma estrutura angiosperma e lenhosa, oferecendo mais flexibilidade de galhos do que as árvores bonsai de coníferas regulares! 

Aqui está outra grande vantagem: eles também adoram umidade - tornando-os presentes/acessórios perfeitos durante os meses de verão, quando todas as outras plantações internas começam a sofrer devido à falta dela! Por fim, eles exigirão um trabalho mínimo de manutenção, pois tendem a obter a maioria dos nutrientes através da chuva enquanto crescem ao ar livre - simplesmente aproveite para vê-los crescer exuberantemente!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem