Orgulho-da-madeira (Echium candicans) – Plantas de Jardim

Orgulho-da-madeira (Echium candicans) – Plantas de Jardim

Ficha Técnica

Nome científico: Echium candicans
Sinonímia: Echium fastuosum, Argyrexias candicans, Echium brachyanthum, Echium truncatum
Nomes populares: Massaroco, Soajos, Soagem
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Massaroco

Orgulho-da-madeira (Echium candicans) é uma espécie de flor nativa da Ilha da Madeira, no complexo de ilhas da Macaronésia. Possui caule com ramificações e cubierto por espinhos curtos, folhas lanceoladas e ásperas, verdes acinzentados e que são dispostas em roseta profundas. No segundo ano ele apresenta longas inflorescências que exibem pequenas flores azuis ou roxas com estames avermelhados. Com frequência as foram freqüentemente visitadas por borboletas e abelhas revelando sua qualidade paisagística.

O Orgulho-da-madeira Echium candicans é uma planta de crescimento rápido e bastante resistente que requer pouca manutenção. Tem forma arredondada e pode ser plantada sozinha ou em grupos, fileiras e conjuntos com outras plantas; tornando-o especialmente adequado para regiões costeiras e jardins rochosos. 

Plante-o em bordas informais ao longo de caminhos com outras plantas com flores azuis, como agapanthus ou lavanda, ou complementarmente plantas amarelas como tomilho, lírio e bulbina. Apesar de perene, após cerca de dois anos a flor perde um pouco de seu vigor e beleza e muitas vezes precisa ser replantada.

Dicas e cuidados sobre a Massaroco

O Orgulho-da-madeira, ou Echium candicans, é um arbusto resistente à seca que floresce a pleno sol. Esta espécie pode crescer em qualquer tipo de solo; no entanto, prefere solos rochosos ou arenosos. Pouca ou nenhuma irrigação é necessária durante os primeiros meses de cultivo, tornando-a altamente adaptável a solos pobres, ventos fortes e salinidade perto de áreas costeiras. Embora esta planta seja bastante tolerante aos elementos, sua fraqueza reside em temperaturas frias e regiões geladas. A propagação ocorre através de sementes e estacas de caule.

Atenção

Pode se tornar uma planta invasora em determinadas situações. Use luvas e e tenha cuidado ao manusear a planta, pois ela pode provocar irritações na pele. Planta tóxica: Mantenha fora do alcance de crianças pequenas e filhotes de cães e gatos.
Dicas e cuidados sobre a Massaroco

1. Cor espetacular

Orgulho-da-madeira Echium candicans é conhecida por sua paleta de cores vibrantes de roxos, azuis e rosas. Esta beleza pode ser encontrada a florir num campo ou perto do mar, onde as suas longas flores tubulares chamam a atenção de longe. 

Encontrada naturalmente em partes da Espanha e de Portugal, esta espécie delicada foi cultivada por jardineiros e recebeu o nome comum de Orgulho da Madeira.

2. Fácil de Crescer

A Pride of Madeira é bastante fácil de crescer uma vez estabelecida - sua resiliência permite que ela prospere em encostas e resista a tempestades de areia. É uma excelente escolha para quem tem pouca ou nenhuma experiência em jardinagem! 

A planta requer apenas rega ocasional e exposição total ao sol para sobreviver; o solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado, para que não ocorra apodrecimento das raízes.

3. Atrai polinizadores

Esta planta perene de baixa manutenção atrai polinizadores como abelhas, beija-flores, borboletas e mariposas - é como um borboletário natural! Eles não apenas fornecem néctar para abelhas e pássaros; eles também fornecem cobertura de sombra para insetos que buscam refúgio durante os dias quentes, quando as temperaturas sobem acima de 95 ° F (35 ° C).

4. Cresce rápido

Conhecido por seu rápido crescimento, o Orgulho-da-madeira Echium candicans pode atingir até 1,5 metro de altura em uma estação se cultivado em condições ideais: pleno sol com ampla irrigação e adubação. Você deve podar a planta regularmente para mantê-la saudável e compacta - a poda ajuda a estimular novas flores durante os meses de verão sem sacrificar a bela folhagem ou a formação de flores!

5. Planta de baixa manutenção

A Pride of Madeira requer pouca manutenção para se manter saudável durante todas as estações: evite fertilizá-la em excesso durante o inverno, pois isso pode limitar o desenvolvimento das raízes e, ao mesmo tempo, reduzir a qualidade da floração na primavera! 

Antes do início do inverno, certifique-se de cortar todas as cabeças de flores mortas / moribundas após a floração, para que haja espaço para a absorção ideal de nutrientes antes que ela perca sua fase dormente durante os meses mais frios à frente!

6. Variedades Disponíveis

Existem algumas variedades disponíveis no mercado hoje, como 'Carl Fuhlrott', que cresce de 30 a 40 cm de altura com flores brancas com pontas de lavanda e 'Ariadne' que atinge 60 cm de altura com corola rosa brilhante na maturidade! Outras variedades incluem 'Silver Tower' (rosa escuro/roxo), 'Electric Blue' (tons de azul) e 'Tango' (vermelho brilhante/amarelo) - tornando-os seleções ideais para projetos de paisagismo que exigem diferentes matizes!

7. Planta tolerante à seca  

Apesar de ter um apetite insaciável por água durante a floração, Pride of Madeira prospera bem em períodos de seca se plantada ao longo de rochas ou pedras onde o calor é constantemente absorvido durante as horas de luz solar direta - tornando-os um dos melhores tolerantes à seca opções de longo prazo disponíveis entre outras plantas com uma ampla gama de cores, mas com vida útil curta devido à sua apresentação de clima frio durante todo o ano com taxa de crescimento lenta em comparação com algumas plantas anuais capazes de atingir a maturidade mais rapidamente, enquanto permanecem áreas com raízes rasas que sofrem níveis de umidade sustentáveis ​​​​limitados!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem