Campylocentrum Aromaticum - Jardim Botânico - Porto Alegre

Campylocentrum Aromaticum - Jardim Botânico - Porto Alegre
 

Ficha Técnica

Nome científico: Campylocentrum aromaticum
Sinonímia: Campylocentrum trachycarpum Kraenzl. 1911; Campylocentrum hatschbachii Schltr. 1926; Campylocentrum rhomboglossum Hoehne & Schltr. 1926
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Orquidea Campylocentrum Aromaticum

Campylocentrum aromaticum é uma espécie de orquídea natural e epífita nativa do sudeste e sul do Brasil, bem como do nordeste da Argentina, onde cresce em habitats de cerrado e mata atlântica desde o nível do mar até 900 metros. O nome do gênero “Campylocentrum” é derivado das palavras gregas καμπύλος (kampýlos), que significa “curvo”, e κέντρον (kéntron), que significa “esporão” ou “ferrão”, em referência ao nectário localizado na base de seus labelos . O nome da espécie “aromaticum” significa perfumado. Este gênero é composto por mais de sessenta espécies de micro-orquídeas, algumas afilas (sem folhas), nativas das Américas. É um dos poucos gêneros monopodiais endêmicos do Brasil.

Campylocentrum aromaticum é uma planta nativa do Brasil que se distingue por suas raízes aéreas e folhas alternadas. No outono, floresce pequenas inflorescências que carregam delicadas flores brancas com colunas amarelas brilhantes. Essas flores podem durar até 20 dias, dispostas em cachos apertados que lembram um leque. Como o nome indica, eles têm um cheiro incrível que lembra capim-limão (Cymbopogon citratus).

Dicas e cuidados sobre a Orquidea Campylocentrum Aromaticum

Campylocentrum aromaticum é uma ervilha semiparasitária monopodial que precisa ser cultivada com luz difusa, sombreamento de até 60% e apropriado para troncos ou madeiras duradouras, como galhos de cafeeiro ou árvores cítricas. Não gosta muito se tiver envasamento. Por isso, é melhor cultive-la em pequenas cestinhas como Vandas (Vanda sp.). Temperatura entre 5 - 35°C e umidade relativa do ambiente em torno de 70%, além de excelente ventilação são importantes para ela se desenvolver. 

Regue-a com mais frequência nas estações secass, mantendo assim um nível maior de umidade. Realize adubações semanais usando 4 gotas da solução Peter's 20-20-20 pronto para usar na proporção de 2 gramas de adubo por litro. No inverno suspenha as fertilizações e reduza regas pois diminui seu metabolismo.

Dicas e cuidados sobre a Orquidea Campylocentrum Aromaticum

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

1. Informações Gerais

Campylocentrum aromaticum, comumente conhecido como perfume campylocentrum ou perfume campylorchis, é uma espécie de orquídea da família Vandeae. É nativa da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e foi recentemente descrita pela primeira vez pelo botânico Kral em 2008. Esta espécie é classificada como planta terrestre, ou seja, possui raízes especializadas que absorvem água e nutrientes do solo.

2. Aparência Física

O Campylocentrum aromaticum produz folhas grossas com suas espatas florais posicionadas em forma de lança ao longo de um caule fino tingido de tons verde-amarelados. As próprias flores são amarelas brilhantes e altamente perfumadas, daí o nome comum "perfume campylorchis". As flores se agrupam em grupos de três e têm até 1 cm de largura.

3. Habitat

Esta espécie prefere habitats sombreados que fornecem ampla umidade durante os meses de verão, enquanto são expostos a alguma luz solar direta durante as partes mais frias do ano. Além disso, esta orquídea prefere solos muito bem drenados e ricos em matéria orgânica. Idealmente localizada em florestas subtropicais, esta espécie prospera melhor quando afastada dos ventos secos diretos; além disso, temperaturas quentes variando entre 10 - 28C são recomendadas para condições ideais de crescimento em ambientes internos e externos.

4. Cuidados e Manutenção

Como o Campylocentrum aromaticum requer terrenos úmidos para florescer adequadamente, é essencial que você preste muita atenção aos níveis de água para garantir o desenvolvimento adequado ao longo da temporada; durante ciclos completos, chuvas moderadas fornecem níveis adequados de hidratação, mas irrigação adicional pode ser necessária, dependendo da zona climática e tamanho/tipo de instalação (ou seja, qualquer cultura em vaso). Além disso, as distribuições periódicas de fertilizantes devem ser feitas pelo menos duas vezes por ano, levando em consideração taxas de nutrição balanceadas, como nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). Por fim, fique atento aos ataques de fungos que podem causar morte se não forem tratados.

5 .Propagação

Para criar exemplares adicionais desta bela planta deve-se optar por semear diretamente no solo usando uma mistura comercial desenvolvida especificamente para orquídeas: levando em consideração que a propagação pode levar vários meses até que você possa observar as mudas, certifique-se de que haja abundância dos níveis residuais de calor e umidade em cada estágio.... Além disso, certifique-se de que os rizomas nunca sejam enterrados a mais de 1 cm de profundidade, pois isso pode impedir muito o crescimento futuro...

6 . Usos

Campylocentrum aromaticum é amplamente utilizado externamente devido ao seu aroma cativante que foi anteriormente amplamente utilizado por perfumistas; agregando valor e prestígio através de seu perfume exclusivo. diferentes partes das plantas, permitindo o tratamento de infecções de feridas e muito mais. Além disso, hoje produtos homeopáticos baseados em C. aromáticos podem ser encontrados em todo o mundo...

7 . Colheita

No que diz respeito à colheita, lembre-se de que a colheita precisa ser feita seletivamente, pois apenas os botões de flores podem ser facilmente destacados do caule e, portanto, divididos, deixando um dano mínimo para trás. de taxas de rebrota malsucedidas ... Também tenha em mente que a maioria dos espécimes tende a colher alguns frutos em forma de cone que acabam ficando pretos quando maduros, indicando períodos ideais de colheita de antemão ....

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem