Guia para o Jardinagem de Orelha de Onça, Tibouchina Heteromalla

Guia para o Jardinagem de Orelha de Onça, Tibouchina Heteromalla
 

Ficha Técnica

Nome científico: Tibouchina heteromalla
Sinonímia: Tibouchina grandiflora
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Orelha de onça

A Orelha-de-onça Tibouchina heteromalla é um arbusto com folhas que apresentam pelos curtos por toda a superfície, dando uma textura de veludo ao toque. No verão, o arbusto se enfeita com inflorescências compostas de numerosas flores roxas e centro rosado. Esta espécie de tibouchina também costuma ser encontrada em variedades mais compactas. No paisagismo, ela pode ter uso variado, podendo ser cultivada isoladamente ou em conjuntos; porém sua altura sempre deve ser levada em consideração, pois ela pode alcançar até 3 metros quando adulta!

Dicas e cuidados sobre a Orelha de onça

A Orelha-de-onça Tibouchina heteromalla é uma planta exuberante que deve ser cultivada a pleno sol e em solo fértil. É importante acrescentar matéria orgânica para melhorar sua saúde. Ela também necessita de regas regulares para se manter bela. Esta espécie pode ser multiplicada por estacas, após a floração.

Dicas e cuidados sobre a Orelha de onça

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

1. Visão geral da Orelha-de-onça Tibouchina heteromalla

Orelha-de-onça Tibouchina heteromalla é uma espécie de arbusto perene da família Melastomataceae. É nativo do Brasil e pode ser encontrado crescendo em florestas tropicais, recentemente também foi visto em partes da Argentina. O arbusto normalmente cresce de 4 a 8 pés de altura e tem uma forma de guarda-chuva com folhas ovais que crescem até 3 polegadas de comprimento. As flores são azuis e brancas brilhantes, dando à planta o nome que se traduz em "orelha de onça" em português.

2. Benefícios

 Esta espécie é uma excelente escolha para hortas caseiras, pois é considerada relativamente resistente a pragas, pelo que não necessita de nenhum cuidado extra na sua manutenção. Eles também podem se adaptar a diferentes condições, como solo pobre e clima seco, tornando-os resistentes o suficiente para a maioria dos tipos de residências ou espaços públicos em todo o mundo. Além disso, eles atraem animais selvagens como borboletas, pássaros e beija-flores, o que os torna ideais para áreas verdes e gramados, onde essas criaturas podem se reunir ao seu redor!

3. Plantio e Cuidados

Como a Orelha-de-onça Tibouchina heteromalla prefere climas subtropicais, é melhor cultivá-la em locais protegidos com bastante luz solar durante parte do dia, mas também sombra filtrada durante os períodos mais quentes. Embora esta espécie possa suportar várias temperaturas, desde invernos gelados até cerca de 50 ° F (10 ° C), ela requer um solo rico em cobertura morta que drene adequadamente para que ela prospere sem ficar encharcada (o que causa a podridão das raízes). 

Ao plantar, certifique-se de que todo o composto seja misturado no solo de antemão, garantindo que as raízes tenham bastante oxigênio por perto, o que ajuda a acelerar drasticamente a taxa de crescimento! Regue uma vez a cada duas semanas, dependendo da quantidade de umidade que sua área recebe em um determinado momento - se não houver muita chuva, você desejará um cronograma de rega mais frequente, mas desde que seu canteiro de flores seja drenado adequadamente, a maioria dos jardineiros deve estar seguro, mesmo durante períodos mais longos entre as sessões de irrigação. Por fim, apare regularmente, removendo galhos mortos ou flores velhas, tomando cuidado para não exagerar, porque o corte excessivamente abundante prejudica a forma naturalmente arredondada, o que torna este arbusto atraente entre outros projetos de paisagismo!

4. Ameaçar

Infelizmente, devido ao aumento das taxas de desmatamento no Brasil, o tamanho da população desta espécie está em risco! Uma maneira de ajudar os esforços de conservação em casa seria por meio da jardinagem em contêineres: em vez de utilizar o espaço de terra existente, escolha plantas que se saem melhor em ambientes internos e externos, como SUCULENTAS EXEMPLO DESTE OU PERIQUITOS QUE PRECISAM DE CAVERNAS TAMANHO ETC etc - fazendo essas pequenas mudanças em nosso próprias casas, você não apenas obtém a mesma beleza estética, mas também ajuda a salvar espécies ameaçadas de extinção em seu próprio quintal, literalmente!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem