Orégano (Origanum vulgare): benefícios, usos e efeitos colaterais

Orégano (Origanum vulgare): benefícios, usos e efeitos colaterais
 

Ficha Técnica

Nome científico: Origanum vulgare
Nomes populares: Manjerona-brava, Manjerona-selvagem, Orégão, Orégão-vulgar-do-minho, Orégãos
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Manjerona-Selvagem

Origanum vulgare, mais conhecido como orégano, é uma planta arbustiva com folhas altamente aromáticas comumente utilizadas na culinária mediterrânea. Está botanicamente relacionada à manjerona, mas difere dela principalmente por seu aroma mais forte e pungente. As variedades de orégano variam de arbustos pequenos e densos com caules eretos a trepadeiras de baixo crescimento com rizomas espalhados e caules prostrados. 

Suas folhas são em forma de ovo, opostas, geralmente pubescentes e ricas em óleo. As flores são pequenas e tubulares, de cor rosada ou arroxeada, formando cachos durante os meses de verão.

Dicas e cuidados sobre a Manjerona-Selvagem

Orégano (Origanum vulgare) é uma erva aromática muito popular na horta doméstica. Ele combina perfeitamente com tomate, alho, manjericão, azeite e queijos por causa de seu sabor pungente. O orégano não deve ser cozido para que o sabor não seja perdido, portanto é geralmente usado no final da preparação dos pratos. 

O orégano também é usado em cestas suspensas e em jardins rochosos devido às diferentes variedades existentes, com folhas e flores diferentes cores. Algumas dessas variedades incluem 'Aureum Crispum' (folhas crespas e amarelas) e 'Heiderose' (flores róseas). Algumas subespécies naturais também foram desenvolvidas como Origanum vulgare subsp hirtum (orégano grego/turco) que tem um sabor forte e Origanum X majoricum (orégano italiano) que tem um sabor mais doce.

Dicas e cuidados sobre a Manjerona-Selvagem

Origanum vulgare, comumente conhecido como orégano, é uma erva que cresce em pleno sol, cultivada melhor em solo bem drenado e rico em nutrientes, enriquecido com matéria orgânica e irrigação regular. O orégano é tolerante à seca, mas pode sobreviver na sombra parcial com sua folhagem não carregando um aroma tão forte. Embora seja uma planta perene, deve ser replantada a cada dois ou três anos, pois perde o vigor e a beleza com o tempo. Pode ser propagado por sementes, divisão de touceiras ou por estacas com raízes presas.

1. Rico em nutrientes - 

Orégano é uma erva incrivelmente nutritiva, repleta de vitaminas A, C, E e K, potássio, manganês, tiamina e riboflavina. Ele contém minerais essenciais, como ferro e cálcio, que são importantes para sua saúde!

2. Poderoso agente antibacteriano - 

Orégano possui poderosas propriedades antibacterianas e antissépticas que o tornam um tempero ideal para aromatizar pratos ou como chá. Ajuda a combater infecções bacterianas comuns, como Staphylococcus aureus, ecoli e salmonela, bem como outras doenças respiratórias, como bronquite ou pneumonia.

3. Rico em antioxidantes - 

Orégano é rico em antioxidantes que ajudam a proteger o corpo dos danos causados ​​pelos radicais livres, que podem levar ao envelhecimento precoce e até ao câncer. Os componentes ativos desta erva provaram ser várias vezes mais potentes do que as vitaminas C e E quando se trata de combater o estresse oxidativo no corpo.

4. Melhora a digestão - 

O orégano também promove uma digestão saudável, estimulando o apetite e melhorando a absorção de minerais de fontes alimentares. Melhora a liberação de sucos digestivos necessários para uma digestão adequada, reduzindo a inflamação nas paredes do estômago e combatendo bactérias nocivas que podem causar problemas digestivos, como indigestão ou inchaço.

5. Naturalmente anti-inflamatório - 

Orégano é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias graças aos seus ingredientes ativos, como carvacrol e timol, que ajudam a reduzir o inchaço causado por condições artríticas ou alergias sazonais, além de aumentar o funcionamento geral do sistema imunológico.

6. Excelente fonte de fibras - 

Comer orégano também aumenta a ingestão de fibras alimentares, o que ajuda a melhorar a digestão, promovendo regularidade e adicionando volume às fezes; isso reduz os sintomas associados à constipação ou diarreia devido a más escolhas nutricionais ou condições médicas como a doença de Crohn, que afetam o funcionamento do intestino, afetando negativamente os hábitos de eliminação do intestino!

7. Protege a saúde do coração - 

Consumir orégano regularmente é benéfico para a saúde do coração, uma vez que é conhecido por suprimir os níveis de colesterol ruim enquanto aumenta os níveis de colesterol “bom” HDL; isso reduz os fatores de risco associados a derrames, ataques cardíacos, doenças coronárias, etc. - tornando-o também uma ótima opção para cuidados preventivos!

Planta medicinal

Indicações: bronquite, tosse, asma, caspa, gases, afecções do aparelho digestivo, afecções respiratórias
Propriedades medicinais: antioxidante, diurética, antiséptica, emenagoga, expectorante, digestiva, calmante, tônico digestivo
Partes utilizadas: folhas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem