Oliveira Olea europaea: Dicas de cuidados para o jardim

Oliveira Olea europaea: Dicas de cuidados para o jardim
 

Ficha Técnica

Nome científico: Olea europaea
Nomes populares: Oliva, Azeitona,
Família: 
Origem: , Síria, Tunísia, Turquia
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Oliveira

Olea europaea, comumente chamada de oliveira, é uma árvore perene nativa da região do Mediterrâneo. A árvore tem um alto nível de resistência e pode durar centenas de anos, mantendo-se frutífera e esteticamente agradável. Talvez mais notavelmente, produz azeitonas - um alimento popular - e seu óleo é altamente valorizado pelos humanos. 

A prática da extração do azeite remonta ao período neolítico por volta de 10.000 aC, onde era utilizado para diversos fins como combustível e pomadas medicinais. Ao longo do tempo, a oliveira ganhou grande significado religioso e cultural de muitas civilizações devido à sua versatilidade e longevidade com algumas árvores chegando a 2.500 anos de idade.

Oliveira Olea europaea, também conhecida como oliveira comum, é uma árvore de porte pequeno que raramente ultrapassa os 10 metros de altura. Possui uma copa ampla e arredondada, com um tronco grosso, irregular, cinzento e bastante tortuoso. 

Dicas e cuidados sobre a Oliveira

As raízes são fortes e podem atingir até 6 metros de profundidade. As folhas são elípticas a lanceoladas, acumidadas, opostas e possuem uma cor verde-acinzentada na face superior e prateadas na face inferior, o que dá à folhagem um tom azulado característico. Na primavera surgem as inflorescências nas axilas foliares em forma de panícula com numerosas flores branco creme com suave perfume. 

As flores hermafroditas podem se autopolinizar na maioria das variedades e são polinizadas pelo vento. Durante o outono formam-se as azeitonas que são frutos do tipo drupa elipsóide com polpa carnosa suculenta e contêm uma semente chamada caroço. A diferença entre as azeitonas verdes ou pretas depende do momento da colheita: as verdes são colhidas imaturas enquanto as pretas já estão maduras, resultando em sabores distintos na conserva. Existem centenas de variedades de oliveiras com diferentes qualidades adaptativas aos locais de cultivo e tamanho dos frutos, entre outras características específicas.

Oliveira Olea europaea, ou simplesmente oliveiras, só recentemente ganharam popularidade no paisagismo brasileiro, apesar de serem usadas há milênios em outros países. Essas árvores versáteis e resistentes requerem pouca manutenção e podem ser usadas como recursos autônomos, sebes ou até mesmo na criação de pequenos bosques. Os troncos retorcidos das árvores e as folhas azuladas acrescentam interesse a qualquer jardim, sem falar na beleza de sua frutificação. 

Eles também se prestam bem à jardinagem topiária e de contêineres. Com sua capacidade de resistir ao choque do transplante, muitas oliveiras centenárias de plantações antigas estão sendo reaproveitadas como elementos ornamentais em jardins, frequentemente exibidas com destaque por suas formas esculturais que o tempo moldou. No entanto, o crescimento lento dessas árvores torna o plantio de mudas maduras ideal quando se procura resultados rápidos em um projeto de jardim - embora isso signifique que espécimes maiores vêm com um preço elevado no mercado. As oliveiras também são comumente encontradas em práticas de bonsai em todo o mundo e, curiosamente, são as árvores frutíferas mais cultivadas em todo o mundo.

Dicas e cuidados sobre a Oliveira

Oliveira, também conhecida como Olea europaea, prospera melhor sob pleno sol com solo bem drenado que pode ser pobre ou fértil. No primeiro ano de cultivo, a irrigação é necessária. Embora as oliveiras sejam conhecidas por sua rusticidade e capacidade de suportar longos períodos de seca, irrigação suplementar pode ser necessária durante os períodos de seca que ocorrem durante a floração para evitar uma queda repentina na produção de azeitona. Esta árvore versátil pode tolerar uma ampla gama de climas de zonas temperadas a tropicais, embora a geada possa impedir a frutificação. As oliveiras respondem bem à poda e se recuperam rapidamente de cortes drásticos. A poda pode estimular a formação, limpeza e renovação da folhagem, aumentando a produtividade e melhorando o rendimento da colheita. 

Oliveira também pode crescer em áreas costeiras, pois tolera ventos fortes e condições salinas. No entanto, a umidade excessiva continua sendo o ponto fraco da árvore; solos encharcados os tornam propensos a um rápido declínio, deixando-os vulneráveis ​​a infecções fúngicas. Propaga-se facilmente através de estacas semi-lenhosas colhidas quando as folhas caem no final do verão, mas também por camadas ou propagação de sementes.

1. Benefícios para a saúde

Os azeites da Oliveira Olea europaea, também conhecidos como azeites "Extra Virgem", são ricos em antioxidantes que ajudam a proteger contra os radicais livres que podem causar inflamações e doenças. Este tipo de óleo está especialmente associado a uma dieta anti-inflamatória, que tem sido associada a inúmeros benefícios à saúde, como menor risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes.

2. Resistente a Pragas e Doenças

A oliveira oferece proteção natural e é resistente a muitas pragas comuns, fungos e doenças devido à sua espessa camada de epiderme à prova de pragas. As árvores são conhecidas por serem resistentes ao frio e tolerantes à seca, permitindo que floresçam mesmo em climas mais extremos, sem exigir muita água ou manutenção extra.

3. Alto rendimento de frutas

As oliveiras produzem grandes quantidades de azeitonas todos os anos, tornando-as uma excelente escolha para aplicações agrícolas comerciais ou para qualquer jardineiro doméstico que deseje um forte rendimento de frutas para suas próprias receitas de cozinha. Dependendo da maturidade da árvore, pode suportar de 40 a 120 quilos por árvore, liberados anualmente durante a época de colheita entre os meses de dezembro a fevereiro, quando as azeitonas adquirem uma cor preta arroxeada.

4. Agricultura Livre de Crueldade

A Oliveira Olea europaea requer poucos aportes de energia durante as épocas de colheita, uma vez que são capazes de resistir a temperaturas frias e pragas, portanto, não há necessidade de pesticidas ou outros tratamentos feitos na própria planta para o seu cultivo, permanecendo fazendas orgânicas certificadas e livres de crueldade em toda a Europa, especialmente em Espanha, onde a maioria das fazendas pertence ao Organic Certification Board (OCB).

5. Longa vida útil

Sendo uma solução de planta de quintal altamente decorativa, as oliveiras possuem qualidades extraordinárias, dando a você a chance de construir sua própria sombra extensa sem sacrificar nenhum espaço, proporcionando anos de beleza! Desertos como a ensolarada Espanha, onde os verões podem se tornar extremamente quentes, produzem azeitonas verdes exuberantes durante a noite, proporcionando um pedaço do céu neste paraíso de frutas esquecido; é realmente inimaginável o quão profundamente enraizadas são essas belezas imortais!

6. Usado em receitas em todo o mundo! 

Desde a cozinha mediterrânica clássica como as saladas gregas com azeite extra virgem usado como tempero pelos melhores chefs de todo o mundo! Sopas & Guisados ​​começaram a aproveitar este suco natural extraído de seu molho de frutas frescas que era amplamente consumido pelos antigos gregos e romanos através de artefatos descobertos até hoje mostrando sua vantagem culinária alimentando impérios inteiros naquela época ainda vivos até hoje!

7. Benefícios do simbolismo religioso e da aromaterapia 

Além de beneficiar os pequenos agricultores reduzindo despesas com menos tratamentos/herbicidas aromatizando pratos sem calorias preenchendo nossas dietas com inúmeras vitaminas naturalmente derivadas, esses símbolos contêm ensinamentos espirituais apreciados por novatos e treinadores em busca de significados religiosos mais profundos curando sacramentos realizados tradições de longa data apresentadas por corpos bíblicos famosos escalando a jornada espiritual em direção a conceitos de vida mais elevados acreditando em obras milagrosas realizadas por meio de suas propriedades sagradas desfrutando de mensagens aromáticas contos antigos narram hoje em dia magistralmente interpretados adicionando charme dentro de sua casa sentindo-se aconchegante definitivamente alcançando novas alturas literalmente se necessário utilizando especial velas perfumadas ao lado…

Planta medicinal

Indicações: Asma, Dores, Constipação, Enterite, Erupções cutâneas, Estomatite, Gastrite, Colite, Gota, Hipertensão arterial, Cálculos renais, Queimaduras, Intoxicações, Hipercolesterolemia, Reumatismo, Verminoses
Propriedades medicinais: adstringente, anti-reumática, anti-séptica, antiálgica, antiasmática, antiinflamatória, antilítica, broncodilatadora, colagoga, depurativa, diurética, emoliente, espasmolítica, hipocolesterogênica, hipoglicemiante, hipotensora, laxante, aromática, nutritiva, vermífuga, hidratante
Partes utilizadas: Frutos, Folhas, Óleo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem