Ninféia-branca: Conheça essa flor resistente e delicada

Ninféia-branca: Conheça essa flor resistente e delicada
 

Ficha Técnica

Nome científico: Nymphaea alba
Nomes populares: Lírio-branco, Lírio-d’água, Nenúfar-branco
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Ninféia branca

Nymphaea alba, também conhecida como nenúfar branco, é uma planta aquática que cresce ao longo das margens de rios e lagos calmos em climas temperados. Suas grandes folhas são semi-flutuantes e em forma de coração com uma face superior verde-escura brilhante e avermelhada na inferior. 

Essas folhas são sustentadas por pecíolos longos que se prendem ao rizoma carnoso e horizontal enterrado no leito do lago. As flores solitárias florescem em hastes longas e possuem vários estames com anteras amarelas em um fundo de pétalas brancas. Embora sejam hermafroditas e capazes de autopolinização, essas flores também podem ser polinizadas por insetos. O fruto resultante é classificado como aquênio e suas sementes se dispersam pela água.

Ninféia-branca: Conheça essa flor resistente e delicada

Nymphaea alba, também conhecida como lírio d'água branco ou ninféia-branca, é uma planta aquática deslumbrante que acrescenta beleza a qualquer massa de água, principalmente em regiões temperadas e subtropicais, onde outros nenúfares populares podem não prosperar. No inverno, a planta entra em dormência e perde as folhas, o que ajuda a melhorar as condições de iluminação do lago. 

Quando chega a primavera, a folhagem volta a crescer e oferece sombra e abrigo para os animais aquáticos durante os períodos mais quentes. Esta planta requer manutenção mínima, com apenas remoção ocasional de folhas mortas necessárias para manter a boa qualidade da água. Nymphaea alba pode se adaptar a ambientes altamente poluídos, tornando-se uma ferramenta importante nos esforços de restauração ecológica de corpos d'água.

Ninféia-branca: Conheça essa flor resistente e delicada

A Nymphaea alba, também conhecida como Nenúfar Branca ou Ninféia-branca em português, cresce a pleno sol e deve ser cultivada em lagos ou lagoas. Elas podem ser plantadas diretamente na lama de lagos naturais ou em vasos dentro de lagoas. 

O nível de água ideal para o cultivo desta planta é entre 40 e 50 centímetros. Embora originários de climas temperados, esses lírios podem suportar temperaturas mais baixas e preferem um clima ameno. Adubos orgânicos leves podem estimular seu crescimento, podendo ser multiplicados por sementes ou divisão de rizomas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem