Nespera Eriobotrya japonica: características e cultivo

Nespera Eriobotrya japonica: características e cultivo
 

Ficha Técnica

Nome científico: Eriobotrya japonica
Sinonímia: Photinia japonica, Nespilus japonica
Nomes populares: Nespereira, Ameixa-americana, Magnório, Ameixa-japonesa, Ameixa-amarela, Ameixa-branca, Ameixa-do-Japão, Ameixa-do-pará, Ameixeira-japonesa, Magnório, Ameixeira-amarela
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Ameixa americana

Nêspera Eriobotrya japonica é uma árvore frutífera perene nativa do Japão e muito apreciada por seus frutos saborosos. Tem um tronco curto e avermelhado com uma copa arredondada e ramos novos cobertos de penugem felpuda. Pode atingir até 10 metros de altura, mas geralmente não passa de 4 metros. Suas folhas são dispostas alternadamente, lanceoladas, simples, verde-escuras, coriáceas, com bordas serrilhadas e densa penugem marrom-amarelada na página inferior. As folhas jovens têm pubescência em toda a sua superfície.

Nêspera Eriobotrya japonica é uma espécie caracterizada por suas folhas peculiares, cobertas por pelos macios e curtos e felpudos. No entanto, esses cabelos caem lentamente à medida que as folhas amadurecem. Um dos fatos mais interessantes sobre esta espécie é que ela produz frutos durante a entressafra da maioria das outras plantas frutíferas. Sua época de floração é no outono e início do inverno, enquanto frutifica no inverno e início da primavera. As flores são pentâmeras, brancas e perfumadas, apresentando-se em inflorescências panículas terminais que variam de 3 a 10 flores.

Dicas e cuidados sobre a Ameixa americana

Nêspera Eriobotrya japonica é uma fruta baga de cor amarela, laranja ou rosada, de formato piriforme ou globular. Cheia de sementes macias e grandes, sua casca fina é revestida por pelos enquanto madura. Nêsperas são doces e suculentas com um leve toque ácido devido à pectina presente em seu interior. Elas podem ser consumidos na forma natural, mas também fazem parte de sucos, compotas, geléias, licores e tortas.

A Nêspera Eriobotrya japonica é uma árvore muito interessante para os pomares domésticos, pois é ornamental e frutífera, mas altamente resistente a pragas e doenças, dispensando a aplicação de defensivos químicos, ao contrário de outras variedades de frutas mais populares. As crianças adoram subir nessa árvore e puxar seus galhos para comer frutas direto do pé. Também é uma excelente opção para atrair pássaros silvestres para o seu quintal. Sua copa cheia e folhas largas proporcionam ampla sombra e um aspecto bem tropical ao jardim.

Nêspera Eriobotrya japonica deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, neutro, profundo e enriquecido com matéria orgânica, além de irrigação regular nos primeiros anos de crescimento. Uma vez bem estabelecida, é resistente a curtos períodos de seca. Aplicações semestrais de fertilizantes compostos por produtos químicos ou orgânicos são importantes para uma boa produção de frutas. A poda para formação e limpeza pode ser feita sem problemas. 

Dicas e cuidados sobre a Ameixa americana

A poda excessiva dos frutos promove a formação de frutos maiores e mais saudáveis. Para o cultivo comercial, outra medida a ser tomada é ensacar os frutos, para evitar o ataque de pragas e a formação de manchas sobre eles. Reproduz-se principalmente por alporquia e enxertia que podem ser realizadas em cepas de pêra ou nêspera.

Planta medicinal

Indicações: Dores de garganta, Tonsilite, Gripes, Resfriados, Laringite, Diabetes, Doenças da pele, Diarréias
Propriedades medicinais: Expectorante, Hipoglicemiante, Antidiarréico, Estomáquico
Partes utilizadas: Frutos, Folhas

Atenção

Como em outras plantas da mesma família, as folhas novas e as sementes contém pequenas quantidades de cianeto. Se ingeridos em grandes quantidades podem provocar intoxicações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem