Como crescer e cuidar de Nertera granadensis

Como crescer e cuidar de Nertera granadensis
 

Ficha Técnica

Nome científico: Nertera granadensis
Sinonímia: Coprosma dentata, Coprosma granadensis, Coprosma nertera, Coprosma nigricarpa, Coprosma taiwaniana, Cunina sanfuentes, Erythrodanum alsiniforme, Erythrodanum majus, Geoherpum alsinifolium, Gomozia americana, Gomozia granadensis, Hemiphragma heterophyllum, Logania dentata, Mitchella ovata, Nertera adsurgens, Nertera assurgens, Nertera dentata, Nertera depressa, Nertera montana, Nertera nigricarpa, Nertera repens, Nertera taiwaniana, Nertera tetrasperma, Peratanthe cubensis, Peratanthe ekmanii
Nomes populares: Lágrimas-de-nossa-senhora, Almofada-de-alfinetes, Lágrimas-de-bebê
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Nertera Granadensis 

Nertera granadensis é uma planta perene, herbácea e prostrada, originária de várias regiões ao redor do Oceano Pacífico, incluindo países da Ásia, Oceania e Américas. Forma arbustos pequenos, compactos e arredondados, perfeitos para cobertura do solo ou como plantas de vaso. Suas folhas são pequenas e suculentas, com superfícies lisas, verdes brilhantes, brotando de caules rastejantes finos, quadrangulares e ramificados que criam raízes quando em contato com o substrato. As plantas adultas atingem alturas de 5-8 cm com um diâmetro de cerca de 50 cm. 

Pequenas flores brancas e discretas florescem durante a primavera, enquanto no final do verão a planta está cheia de pequenos frutos semelhantes a bagas de forma esférica, textura dura e cores brilhantes como vermelho, coral ou laranja, dependendo da variedade. Essas bagas tornam Nertera granadensis muito atraente, como uma almofada coberta de alfinetes coloridos.

Como crescer e cuidar de Nertera granadensis

Nertera granadensis é uma planta curiosa e bonita, recomendada apenas para jardineiros experientes devido aos seus requisitos. No entanto, quem se arrisca a cultivar Nertera pode ser recompensado com pelo menos três meses de frutificação exuberante. 

É mais comum, porém - embora seja uma novidade no mercado brasileiro - encontrá-la à venda já coberta de frutas e assim enfeitar a casa por algum tempo, sem se preocupar muito com o cultivo, da mesma forma que outras flores de vaso, como gérberas, violetas e cíclames. Nos Estados Unidos, é especialmente procurado durante as comemorações do Halloween para decoração de interiores. Mas também pode ser usado no jardim como cobertura do solo se se adaptar bem ao local. É ideal para jardins de pedras, acompanhando cactos e suculentas, mas com maiores exigências de umidade.

Nertera Granadensis, popularmente conhecida como "pera-de-veludo", é uma planta extremamente delicada de cuidado. Ela deve ser cultivada em um local que forneça meia sombra ou luz difusa usando substrato com boa capacidade de retenção de umidade. 

O ideal é misturar terra vegetal, turfa, vermiculita, casca e arroz ou fibra de coco para proporcionar a drenagem ideal à planta. Um nível ótimo de umidade deverá ser mantido em seu local, sendo importante monitorar o excesso para evitara podridão irreversível. 

Como crescer e cuidar de Nertera granadensis

Quanto à temperatura, a nertera precisará passar por todas as estações climáticas mas desde que a temperatura nunca ultrapasse 18°C durante a florada; caso isso aconteça ela não frutificará. A nutrição da planta também requer atenção especial e adubos próprios para floradas e frutificações diluídos pela metade e realizadas quase que mensalmente são essenciais para manter os níveis nutricionais ideais nas folhas e nos frutos. 

A nertera é multiplicada basicamente por sementes que necessitam germinar na escuridão entre 20 e 25 dias após entrar em contato com água fervente; também pode ser propagada pela divisão do rizoma enraizados assim com estaquia.

Atenção

Esta planta é tóxica e os frutinhos podem ser bastante atrativos. Mantenha fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem