Murta-de-cheiro (Murraya paniculata): Perfil e Usos da Planta

Murta-de-cheiro (Murraya paniculata): Perfil e Usos da Planta

Ficha Técnica

Nome científico: Murraya paniculata
Nomes populares: Dama-da-noite, Jasmim-laranja, Murta, Murta-da-índia, Murta-dos-jardins
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Murta de cheiro

Murta-de-cheiro (Murraya paniculata) é uma árvore frutífera que pode alcançar até 7 metros de altura. É utilizado frequentemente na formação de cercas vivas e a sua ramagem lenhosa e bastante ramificada tornam-na muito apelativa. As folhas desta árvore são pinadas, com 3 a 7 folíolos pequenos e elípticos, brilhantes e da coloração verde escuro. Durante o ano inteiro produz inflorescências terminais com flores de cor branca ou creme claro, proferindo um perfume que lembra jasmim e flor de laranjeira. Os frutos são bagas oblongas, carnudas, pequeninas, da cor alaranjada ou vermelha que são muito atractivas para os animais pássaros.

Dicas e cuidados sobre a Murta de cheiro

Murta-de-cheiro (Murraya paniculata) é um arbusto de rápido crescimento. Seu uso comum inclui formar cercas vivas formais ou informais para o jardim, bem como arte do bonsai, em que suas folhas pequenas e floração decorativa se destacam. Na antiguidade, ramos floridos dessa planta eram usados para adornar os cabelos das noivas. Quando jovens, as mudas devem ser plantadas a aproximadamente 1 metro uma da outra para construir uma defesa verde eficiente e reduzir manutenção posterior.

A murta-de-cheiro (Murraya paniculata), também conhecida como caixa-chinesa, é uma espécie sensível a cochonilhas, pulgões, nematóides, mosca-branca e clorose. É também hospedeiro do psilídeo Diaphorina citri que transmite a doença do esverdeamento dos citros causada pela bactéria Candidatus Liberibacter americanus. Esta doença causa sérios prejuízos econômicos na citricultura, levando alguns municípios a implementarem programas de erradicação da Murta-de-cheiro das áreas urbanas e rurais paisagismo. Devido à sua facilidade de propagação, pode tornar-se invasivo.

Dicas e cuidados sobre a Murta de cheiro

Murta-de-cheiro (Murraya paniculata) é uma planta adequada para climas tropicais, subtropicais e mediterrâneos. Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil e bem drenado, ao qual deve ser adicionada matéria orgânica. As irrigações devem ser feitas de maneira periódica principalmente no primeiro ano após o plantio. 

Pode suportar bem temperaturas moderadas, mas não geadas fortes. A Murta-de-cheiro necessita de adubações semestrais e da suplementação com quelatos de ferro para prevenir a clorose férrica e fortalecer a planta. Pode se multiplicar tanto por sementes quanto por estaquias dos ramos semi-lenhosos.

Planta medicinal

Indicações: Problemas intestinais, infecções, reumatismo, tosse
Propriedades medicinais: bactericida
Partes utilizadas: folhas, raízes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem