Bulbophyllum medusae - A Incrível Orquídea-medusa

Bulbophyllum medusae - A Incrível Orquídea-medusa
 

Ficha Técnica

Nome científico: Bulbophyllum medusae
Sinonímia: Cirrhopetalum medusae, Phyllorchis medusae, Phyllorkis medusae
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a orquidea medusa

A Bulbophyllum medusae ou “Medusa-orquídea” é uma espécie de flor epífita, com um único crescimento semelhante a um caule e nativa das florestas de terras baixas, próximas ao nível do mar, na Tailândia, Bornéu, Filipinas, Ilhas de Sonda e Sumatra. É muito conhecida e apreciada por fanáticos por orquídeas e colecionadores de todo o mundo por suas curiosas inflorescências que lembram a da lendária Medusa grega. Possui pequenos pseudobulbos medindo cerca de 3 centímetros de comprimento de forma arredondada com uma única folha ereta por pseudobulbo, verde escuro que se estendem por 8 centímetros de altura. 

O forte rizoma está subindo e subindo. As inflorescências aparecem na base dos novos pseudobulbos no outono e são brácteas em forma de umbela, ligeiramente acima da folhagem; cada inflorescência formando um racemo composto por 30 e 100 pequenas flores quase brancas de cor creme densamente empacotadas cada uma com longas sépalas semelhantes a filamentos dando a esta espécie uma aparência particular. Dizem que essas flores têm um cheiro desagradável para muitas pessoas, mas alguns dizem que tem uma fragrância agradável.

A Orquídea-medusa Bulbophyllum medusae é uma orquídea deslumbrante e exótica que será apreciada em vasos largos e rasos, assim como em cestos suspensos, para que adquira um aspecto arredondado, espalhando-se para fora do vaso e suas flores possam ser plenamente apreciadas pelos observadores . No jardim, também podemos cultivá-lo amarrado ao tronco das árvores, desde que não sejam esfoliantes. A Orquídea-medusa é uma planta tipicamente tropical, por isso gosta de locais quentes, úmidos, mas bem ventilados.

Dicas e cuidados sobre a orquidea medusa

Orquídea-medusa Bulbophyllum medusae requer cultivo sob sombra clara ou luz filtrada, em substrato leve e bem drenado, adequado para plantas epífitas e irrigado regularmente. Na composição do substrato pode entrar galhos secos, fibra de coco, pedras, casca de coco ou pinus, musgo esfagno, etc. Na hora de escolher o sombrito ideal para esta espécie prefira aqueles com índices de sombreamento entre 50 e 60%.

Fertilize com fertilizantes adequados para orquídeas e bokashi. Reduza ligeiramente as regas quando perceber o início da floração. Multiplica-se por divisão de tufos com pelo menos três pseudobulbos unidos pelo rizoma e uma guia. Os orquidários comerciais multiplicam as espécies por sementes e por cultura de meristemas em laboratório.

Dicas e cuidados sobre a orquidea medusa

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Cuidando da sua orquídea Medusa (Bulbophyllum Medusae)

1. Orquídea-medusa Bulbophyllum medusae é uma espécie de orquídea nativa de Madagascar e encontrada em partes tropicais do Sudeste Asiático. É uma espécie epífita, o que significa que cresce na superfície de outras plantas ou árvores, e não no solo.


2. As flores da orquídea parecem um platycub, com finas pétalas roxas envolvendo estames amarelos e um estigma vermelho. A sua flor rara torna-a uma escolha atraente para os jardineiros que procuram dar um toque único aos seus jardins.


3. Esta planta prefere luz solar intensa e umidade moderada, por isso deve ser mantida longe de áreas úmidas e deve ser regada a cada duas semanas quando cultivada ao ar livre. Nos meses de inverno, regue com menos frequência, pois a planta ficará dormente durante esse período.


4. Embora a Orquídea-medusa Bulbophyllum medusae prefira alta umidade, uma boa circulação de ar é necessária para um crescimento adequado. O movimento do ar ajuda a prevenir o crescimento de fungos nas folhas de sua orquídea e pode reduzir as infestações de pragas, bem como o apodrecimento devido ao acúmulo excessivo de umidade nos caules e na folhagem.


5. Dito isso, fertilizar sua Orquídea-medusa Bulbophyllum medusae regularmente pode garantir fortes ciclos de floração a cada ano, bem como benefícios gerais à saúde ao longo de seu ciclo de crescimento. O melhor tipo de fertilizante para essas orquídeas é um tipo multiuso que contém duas partes de nitrogênio (N), uma parte de fósforo (P) e duas partes de potássio (K).


6. Normalmente, replantar sua Orquídea-medusa Bulbophyllum medusae a cada um ou dois anos ajudará a melhorar a aeração ao redor do sistema radicular e permitirá que ela continue prosperando nas condições escolhidas ao longo do tempo - escolha uma mistura de envasamento de drenagem rápida especialmente projetada para plantas epífitas como esta espécies!


7. Finalmente, se você está disposto a cuidar bem deles, não há mais com o que se preocupar: com a quantidade certa de luz e fertilizante Orquídea-medusa Bulbophyllum medusae pode fazer belos acréscimos que adornam seu jardim com cores extraordinárias!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem