Floração na Natureza: Orquídea-Pomba Peristeria Elata

Floração na Natureza: Orquídea-Pomba Peristeria Elata
 

Ficha Técnica

Nome científico: Peristeria elata
Nomes populares: Orquídea-dove, Orquídea-do-espírito-santo, Divino-espírito-santo, Flor-do-divino-espírito-santo
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a orquidea pomba

Orquídea-pomba, ou cientificamente conhecida como Peristeria elata, é uma orquídea simpodial epífita e de adaptação terrestre nativa de regiões montanhosas da América Central e noroeste da América do Sul, principalmente do Panamá, onde é a flor nacional. Esta espécie prospera em altitudes superiores a 1000 m, prefere habitats florestais com substratos ricos, como troncos de árvores em decomposição cobertos por musgos e outras epífitas, e também pode ser encontrada ao nível do solo se houver material orgânico suficiente. 

Com pseudobulbos ovais de cerca de 12 cm de altura, juntamente com quatro grandes folhas plicadas cada, exibe uma floração espetacular composta por 4 a 12 flores brancas de marfim dispostas em um caule forte que emerge da base dos pseudobulbos. Seu labelo tem uma forma incomum, lembrando uma pequena pomba abrindo as asas, o que lhe dá nomes populares como 'orquídea-pomba' (orquídea pomba) ou 'flor-do-espírito-santo' (veneração de São Espírito). Conhecida por seu aroma agradável semelhante à cerveja, esta flor perfumada floresce na primavera.

Dicas e cuidados sobre a orquidea pomba

A Orquídea-pomba Peristeria elata é uma planta extremamente rara, que é muito buscada por colecionadores de orquídeas. Esta linda flor pode ser cultivada em locais com meia sombra ou luz difusa, sem tomar sol direto durante horas quentes do dia. Ela precisa de umidade ambiental, calor e regas frequentes para crescer bem. Além disso, o ideal é utilizar substrato misto entre materiais para epífitas e terrestres. Infelizmente, houve um aumento nos casos de coletas irregulares desta flor da natureza, pois ela encontrase ameaçada de extinção. Comercialmente ela se multiplica por separação dos pseudobulbos e sementes ou meristema, mas preferencialmente em laboratório.

Peristeria elata, comumente conhecida como orquídea-pomba, é uma espécie de orquídea encontrada na América Central e do Sul, da Costa Rica à Bolívia. É conhecida por suas flores brancas cerosas, que possuem formato peculiar lembrando a cabeça de uma pomba ou pomba, daí seu nome comum em português.

A orquídea-pomba é uma planta epífita, ou seja, cresce sobre outras plantas sem ser parasita. Prefere florestas nubladas e úmidas e pode ser encontrada em altitudes de até 2.000 metros acima do nível do mar. Esta orquídea é muito apreciada por colecionadores e tem sido superexplorada em algumas regiões, levando à sua classificação como espécie ameaçada de extinção em alguns países.

Floração na Natureza: Orquídea-Pomba Peristeria Elata

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Orquídea-pomba Peristeria elata: características descritivas, distribuição e habitat

1. Orquídea-pomba é uma espécie única e vibrante de orquídea nativa do Brasil no bioma Mata Atlântica.

2. É uma orquídea epífita de tamanho médio com pétalas brancas brilhantes e delicadas folhas rosadas, tornando-a uma bela adição a qualquer casa ou jardim.

3. Esta espécie prefere climas úmidos e quentes, mas úmidos, e prosperará com condições adequadas de irrigação e iluminação, especialmente se receber alguma exposição parcial ao sol durante o dia.

4. Orquídea-pomba prospera a partir de matéria orgânica, como composto, solo, casca e lascas de madeira que mantêm a umidade ao redor do acúmulo de plantas para um ambiente ideal para esse tipo de orquídea florescer.

5. Essas plantas exóticas também apreciam um fluxo de ar adequado para suas raízes e folhas, pois isso as ajuda a se refrescar quando as temperaturas sobem durante os meses mais quentes.

6. A orquídea-pomba requer muito pouca manutenção, mas precisa de replantio frequente, pois pode enraizar-se facilmente quando confinada em vasos por um período de tempo muito longo

7. Quando cultivadas corretamente, essas orquídeas produzirão lindas flores várias vezes ao ano, tornando-se uma excelente decoração natural para qualquer ambiente doméstico!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem