Cultivar Palmeira-moinho-de-vento Trachycarpus fortunei

Cultivar Palmeira-moinho-de-vento Trachycarpus fortunei
 

Ficha Técnica

Nome científico: Trachycarpus fortunei
Sinonímia: Chamaerops excelsa, Chamaerops fortunei, Trachycarpus wagnerianus, Trachycarpus excelsus, Trachycarpus caespitosus
Nomes populares: Palmeira-da-china, Palmeira-excelsa, Palmeira-da-sorte, Palmeira-leque, Palmito-elevado, Palmeira-da-fortuna
Família: 
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Palmeira Moinho de Vento

Trachycarpus fortunei, popularmente conhecida como palmeira-moinho-de-vento, é uma espécie dióica, ornamental e nativa da China, Japão, Birmânia e Índia. Seu tronco único fica mais grossa na base e costuma estar recoberto por fibras escuras. Suas folhas possuem formato de leque e seu comprimento varia de acordo com a posição dos pecíolos das folhas já caídas; elas são dispostas em forma densa e compacta para formar uma coroa arredondada. 

A palmeira-moinho-de-vento floresce durante o verão com panículas plumosas composta por pequenas flores amarelas segregadas por sexos. As plantas fêmeas produzem frutos drupais azuis quando polinizadas. Por ser resistente às temperaturas mais baixafrias, tornou-se uma espécie de eleição para climas subtropicias.

Trachycarpus fortunei, conhecida como palmeira-moinho-de-vento, tem origem das regiões da China e Himalaia. É muito resistente ao frio, o que permite que jardineiros nos países de clima temperado a usem para trazer toques tropicais para seus jardins. 

Dicas e cuidados sobre a Palmeira Moinho de Vento

Está entre as únicas espécies de palmeiras com tronco que sobrevivem a geadas intensas nas regiões serranas e do extremo sul do Brasil. Ela cresce cerca de um palmo por ano e pode ser usada tanto em grupos quanto isolada, assim como próximo à construções ou piscinas (pois suas raízes não são agressivas). 

Quando jovens, elas podem ser também cultivadas em vasos e utilizadas como planta de interior em locais bem iluminados. Interessantemente, na China as fibras do caule dessa palmeira são usadas na fabricação de capachos, vassouras e mantas rústicos!

Palmeira-moinho-de-vento Trachycarpus fortunei é uma palmeira que pode suportar temperaturas extremas, mesmo até -20°C. Ela precisa ser cultivada em solos levemente ácidos, drenáveis, irrigados regularmente e enriquecidos por matéria orgânica. Se for crescendo em climas mais quentes então precisa de algumas horas a meia sombra e irrigação suplementar. É importante ter cuidado especialmente com os ventos intensos uma vez que ela é muito sensível a isso. 

Fertilizante para palmeiras é colocado durante primavera e verão e é bom reduzir ou suspender as regas no inverno. Multiplica-se de forma bem simples com sementes que devem ser tiradas dos frutos maduros, então germinam dentro de algumas semanas se estiverem num ambiente úmido mas não encharcado, com temperatura entre 18°C e 21°C. As mudas ficam prontinhas para transplante depois de um ano do plantio.

Dicas e cuidados sobre a Palmeira Moinho de Vento

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

1. Planta Rústica: 

Palmeira-moinho-de-vento Trachycarpus fortunei, ou “palmeira moinho de vento” é uma espécie de palmeira nativa da China Central. Esta planta resistente e tolerante ao frio é conhecida por sobreviver a temperaturas de até -12°C, mas também pode lidar com o calor de 25°C.


2. Folhagem: 

As folhas em forma de leque da Palmeira-moinho-de-vento são produzidas de forma ereta e podem atingir alturas de até 2,5 metros de comprimento em plantas maduras. A cor escura dá às folhas uma aparência metálica e a folhagem tem um revestimento em pó para efeito adicional.


3. Taxa de crescimento: 

Esta espécie de crescimento rápido se desenvolve rapidamente de mudas a plantas maduras que podem levar vários anos até que possam produzir frutos ou flores, típicos da maioria das palmeiras.


4. Preferência pelo sol: 

Estas palmeiras desfrutam de locais ensolarados com sombra parcial durante os meses quentes de verão, a fim de evitar queimaduras solares nas folhas delicadas e danos causados ​​pelo calor excessivo e condições de seca severa.


5. Requisitos de rega: 

Esta planta prefere muita água durante sua estação de crescimento ativo, sem ser regada demais, pois isso causará problemas de podridão radicular ao longo do tempo se não for controlado. Durante os meses de inverno, a água deve ser reduzida significativamente, mas não completamente desligada, pois é necessária alguma umidade para sobreviver nesses períodos mais frios de dormência, com risco de geada presente em certas áreas também.


6. Condições do solo: 

Palmeira-moinho de vento favorece uma mistura de solo bem drenante que deve ser leve e ligeiramente ácida para potencial de crescimento ideal. Se estiver usando misturas de vasos comerciais, como composto, turfa ou vermiculita, isso deve fornecer drenagem suficiente, mas sempre verifique todos os compostos recém-adquiridos antes de usá-los em seus vasos de plantas.

 

7. Fertilizantes: 

Para aumentar as taxas de crescimento ao longo do tempo, é importante fertilizar sua Palmeira-moinho de vento regularmente a cada poucas semanas durante os períodos de crescimento ativo. Isso deve coincidir com as sessões de rega para garantir que as qualidades de absorção de água foram alcançadas antes de adicionar suas misturas de fertilizantes líquidos de acordo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem