Archonotophoenix Cunninghamiania - Guia de cuidados com a palmeira-real

Archonotophoenix Cunninghamiania - Guia de cuidados com a palmeira-real
 

Ficha Técnica

Nome científico: Archontophoenix cunninghamiana
Nomes populares: Palmeira-australiana, Palmeira-real-australiana, Palmeira-real-da-austrália, Palmeira-seafórtia, Seafórtia
Família: 
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Palmeira Real Australiana

A Palmeira-real, ou Archontophoenix cunninghamiana, é uma espécie de palmeira australiana amplamente difundida no Brasil devido às suas qualidades ornamentais. Possui um elegante caule único que atinge de 15 a 20 metros de altura e cerca de 20 cm de diâmetro. Suas folhas são pinadas, longas com a raque curvada e folíolos lanceolados, rígidos, agudos e verdes. Tem um tronco proeminente visível coberto por pecíolos embainhados de cor verde claro. 

Sua inflorescência surge logo abaixo do tronco principal e pode atingir 1 metro de comprimento. É do tipo espádice pendular com numerosas pontas que se ramificam fortemente a partir do eixo e carrega uma espata esverdeada que se separa da planta à medida que as flores amadurecem. As flores são brancas a roxas e atraem abelhas, especificamente Arapuas. Na maturidade, formam-se frutos de drupas vermelhas que são atraentes para os pássaros.

A Palmeira-real Archontophoenix cunninghamiana é uma espécie muito popular de palmeira brasileira. Ela está amplamente utilizada no paisagismo urbano nas grandes cidades do Brasil, adicionando beleza tropical a qualquer jardim ou parque, já que sua rápida taxa de crescimento as torna destacadas em relação às demais espécies. 

Dicas e cuidados sobre a Palmeira Real Australiana

Cultivadas separadamente ou em duplas ou trios, as palmeiras-reais produzem um efeito interessante e escultural, com folhagem curva, além de serem cultivadas para produção de palmito. Porém, devido à facilidade na propagação dessa espécie, elas podem se tornar invasivas nos locais onde são introduzidas.

A Palmeira-real, também conhecida por Archontophoenix cunninghamiana, é uma espécie de palmeira originária das regiões tropicais e litorâneas. Ela se desenvolve melhor com um solo fértil e bem drenado, incentivando um rápido desenvolvimento quando for irrigado regularmente. Ele prefere sol pleno a medida que sua idade aumenta, mas pode tolerar sombras enquanto jovens. 

Esta espécie é resistente à baixas temperaturas e geadas permitindo ser cultivada até em áreas de altitude. É considerada de baixa resistência a transplantes quando adulta, portanto o ideal é plantar mudinhas jovens. Multiplica-se naturalmente através do uso de sementes.

Dicas e cuidados sobre a Palmeira Real Australiana

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

1. Palmeira-real Archontophoenix cunninghamiana é uma espécie de palmeira nativa das regiões costeiras da Austrália. É uma das palmeiras mais altas e impressionantes em seu habitat nativo, crescendo até 45 pés de altura e com um tronco de 9 pés de diâmetro.


2. A Palmeira-real Archontophoenix cunninghamiana tem um tronco cinza claro com anéis de casca em cada extremidade e folhas verdes lisas que são em forma de V em suas pontas. O caule pode atingir até 6 polegadas de diâmetro e 2 polegadas de espessura, proporcionando estabilidade contra ventos fortes.


3. É conhecida por sua resistência à seca, pois pode sobreviver a longos períodos sem água ou chuvas, bem como a altas temperaturas que matam rapidamente outras espécies de palmeiras. Sua capacidade de armazenar nutrientes dentro de seu sistema radicular o torna particularmente resistente ao fogo e a outros desastres ambientais.


4. Palmeira-real Archontophoenix cunninghamiana tem sido amplamente utilizada para fins de paisagismo em muitas partes do mundo, como Austrália, Europa, EUA, Ásia e África, devido à sua robustez, taxa de crescimento rápido e aparência encantadora quando madura.


5. Esta espécie se enquadra na família Arecaceae (palmae), também conhecida como palmeira Areca, o que a torna relacionada a outras palmeiras, incluindo coqueiro (Cocos nucifera), árvore de feijão de sorvete (Inga maril) e flores de arara (Ananas comosus).


6. Palmeira-real Archontophoenix cunninghamiana prefere locais com sol pleno, mas pode tolerar meia-sombra ou luz filtrada, se necessário também; tornando-as árvores ideais para áreas comerciais, como viveiros, jardins e parques devido à sua aparência atraente mesmo em épocas em que não têm exposição solar suficiente ou acesso à água durante períodos prolongados de seca ou frio


7. Esta palmeira não é tolerante ao gelo, o que significa que temperaturas frias extremas devem ser evitadas, por isso é importante para os cultivadores domésticos que vivem em climas mais frios como o Canadá, os estados da Nova Inglaterra nos EUA etc. meses ou envolvendo-os com panos de frio especificamente concebidos para o efeito, se decidirem mantê-los ao ar livre

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem