A palmeira real cubana, Roystonea regia Bergius

A palmeira real cubana, Roystonea regia Bergius
 

Ficha Técnica

Nome científico: Roystonea regia
Sinonímia: Oreodoxa regia, Oenocarpus regius, Palma elata, Roystonea floridana, Euterpe jenmanii, Euterpe ventricosa, Roystonea jenmanii, Roystonea elata, Roystonea ventricosa
Nomes populares: Palmeira-real, Palmeira-imperial-de-cuba, Palmeira-real-cubana, Palmeira-da-flórida, Palmeira-real-da-flórida
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Palmeira Real Cubana

A Palmeira-real-de-cuba, cientificamente conhecida como Roystonea regia, é uma impressionante árvore monocaule de grande estatura nativa da Flórida, México, América Central e Caribe e amplamente utilizada como ornamental em regiões tropicais. Até recentemente, pensava-se que a palmeira real de Cuba e a palmeira da Flórida eram duas espécies distintas, sendo a última chamada Roystonea elata.

A Palmeira-real-de-cuba Roystonea regia, também conhecida como Roystonea regia, é uma palmeira de grandes proporções que pode atingir entre 20 a 30 metros de altura e possui um diâmetro do tronco cerca de 50 cm. Sua haste é erguida, lisa e tem cor cinza clara; podendo ser variável entre o tipo cilíndrico ou curvilíneo, mas geralmente com base espessa. Seu palmito está coberto por bainhas verdes luminosas. Existem variedades com palmitos avermelhados, marcados com pintas brancas ou roxas, desses existem muito poucos exemplares cultivados.

 As folhas são pinadas e recurvadas tendendo a medirem até 4 metros de comprimento e seus fofilos são longos e pendentes dando assim a impressão de um conjunto plúmbeo. As inflorescências surgem na base do palmito, no meio das bainhas foliares, enquanto que as flores destacam tons cremes inebriantes. Os frutos após amadurecidos adquirem a coloração roxa escura sendo esses visitados por insetos polinizadores e pelas diversas espécies animais por alimentación dos seus nutrientes.

Palmeira-real-de-cuba também conhecida como Roystonea regia, é conhecida por sua beleza de tirar o fôlego e é uma escolha ideal para paisagismo de grandes espaços ao ar livre. Muitas vezes é plantado isoladamente para realçar a arquitetura de uma residência ou edifício alto, em pares para emoldurar portões, em grupos formando grandes palmeirais em jardins, parques e resorts, ou em linhas ao longo de avenidas e orlas. Sua taxa de crescimento pode ser inicialmente lenta, mas com irrigação e fertilização adequadas, rapidamente se torna um crescimento rápido e vigoroso. 

Dicas e cuidados sobre a Palmeira Real Cubana

Além disso, essa espécie é conhecida por ser autolimpante, pois elimina as folhas velhas e secas sem precisar de poda. Em áreas expostas a ventos fortes, como furacões e tornados, essa palmeira costuma deixar cair as folhas para se proteger de quedas antes de crescer novamente logo depois.

A Palmeira-real-de-cuba Roystonea regia é uma palmeira que deve ser cultivada a pleno sol, com pelo menos 8 horas de sol por dia, em solo fértil ligeiramente ácido, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Esta palmeira prospera em solos ligeiramente encharcados, bem como em solos bem drenados. Tolera curtos períodos de seca, embora aprecie grandes quantidades de água e fertilizantes para mantê-la bonita e para um crescimento rápido. 

Prefere climas tropicais, mas pode ser cultivada em áreas subtropicais ou tropicais de alta altitude. Nesses locais, é sensível à geada e cresce em velocidade moderada. Multiplica-se por sementes que devem ser descaroçadas e colocadas para germinar em substrato arenoso mantido úmido. A germinação leva cerca de dois meses.

Planta medicinal

Indicações: Diabetes
Propriedades medicinais: Diurético
Partes utilizadas: Raízes

1. História

A Palmeira Real Cubana é uma bebida tradicional brasileira feita de açúcar e suco de limão, que remonta ao século XIX. Foi originalmente servido em cafés de todo o Brasil como uma guloseima refrescante para saciar a sede durante o calor prolongado. Até hoje, é consumido popularmente em todo o Brasil durante o verão por todas as faixas etárias e classes sociais.


2. Ingredientes

O principal ingrediente da Palmeira Real Cubana é o melado de cana, produzido no Brasil desde a época colonial. Mais tarde, foram adicionados limões para dar à bebida seu sabor e aroma icônicos. Geralmente, um copo dessa iguaria requer 1/4 de xícara de xarope e 2 colheres de sopa de suco de limão para um copo de tamanho normal ou 4 colheres de sopa para copos maiores. Às vezes, outros ingredientes, como frutas, são incluídos para realçar ainda mais o sabor.


3. Benefícios para a saúde

A Palmeira Real Cubana tem múltiplos benefícios para a saúde devido aos seus ingredientes! Em primeiro lugar, a presença da cana-de-açúcar ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, além de fornecer energia a partir de açúcares naturais, em vez do açúcar branco processado encontrado em outras bebidas, como refrigerantes. Além disso, o limão é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a reduzir a inflamação no corpo!


4. Diferentes tipos

Para além da versão regular da Palmeira Real Cubana existem também diversas variações disponíveis que lhe permitem experimentar diferentes sabores e aromas! As variações populares incluem a adição de concentrado de maracujá para torná-lo mais doce ou o uso de frutas tropicais, como polpa de coco ou pasta de goiaba, para dar um toque exótico!


5. Sugestões de Servir

Na hora de servir a Palmeira Real Cubana pode ser tradicional e servir-se gelada em copos como os cafés que a serviam há séculos ou fazer um esforço extra para apresentá-la com elegância em ocasiões especiais como festas ou comemorações misturando a bebida com cubos de gelo previamente colocando mini rodelas de lima por cima para decorar!


6. Significado cultural

A Palmeira Real Cubana tornou-se parte da cultura brasileira devido à sua longa história que remonta a séculos atrás, por isso muitas pessoas ainda gostam de beber durante os dias quentes de verão até hoje! Beber esta bebida não é apenas uma ótima maneira de experimentar o sabor dos velhos tempos, mas seu significado cultural a torna uma bebida memorável, amada por muitos por gerações!


7. Disponibilidade e Preparação

A Palmeira Real Cubana está amplamente disponível na maioria dos supermercados em todo o Brasil junto com todos os ingredientes necessários, se você preferir fazer sua própria versão em casa sem muito esforço envolvido - afinal, é simplesmente uma questão de combinar calda com suco de limão e extras opcionais, se desejar, o que torna isso beba um refresco fácil, mas saboroso, a qualquer hora, em qualquer lugar, uma vez preparado com antecedência ou comprado pronto nas prateleiras e apreciado instantaneamente no local!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem