Ludisia discolor - a jóia da orquídea

Ludisia discolor - a jóia da orquídea
 

Ficha Técnica

Nome científico: Ludisia discolor
Sinonímia: Haemeria discolor, Anoectochilus dawsonianus, Myoda rufescens, Gonogona discolor, Goodyera discolor, Orchiodes discolor
Nomes populares: Orquídea-jóia, Orquídea-pipoca
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Orquidea Ludisia Discolor

Ludisia discolor, comumente conhecida como Orquídea Jóia, é uma orquídea terrestre ou litofítica com folhagens e flores ornamentais, mas que se destaca principalmente como cobertura do solo em áreas sombreadas, ao contrário da maioria das outras orquídeas que geralmente são cultivadas em vasos. Não produz pseudobulbos e inicialmente tem rizomas eretos, mas eventualmente curvos e prostrados à medida que cresce. 

As folhas são de forma oval a elíptica, brilhantes com veias longitudinais de bronze prateado, dependendo da variedade. Há também uma variedade albina com folhas verdes pálidas e apenas um leve tom de bronze na parte inferior. Esta espécie floresce no final do inverno até o início da primavera, brotando hastes de flores altas com pequenas flores brancas carnudas e delicadas com uma pequena mancha amarela no meio. A floração pode durar cerca de duas semanas.

Dicas e cuidados sobre a Orquidea Ludisia Discolor

A Ludisia discolor é uma planta popular para paisagismo tropical, especialmente em áreas mais escuras e não perturbadas. Oferece beleza rústica com sua folhagem distinta, apresentando cores contrastantes e flores inesperadas. 

Canteiros de flores densos e bem projetados são impressionantes, principalmente quando combinados com outras plantas contrastantes, como liriope ou grama preta. Além de jardins, a ludísia pode ser plantada em vasos para decoração de interiores como salas de estar, shoppings, escritórios, entre outros.

A Ludisia discolor, também conhecida como Jóia da Selva, não precisa de sol direto e deve ser mantida um pouco afastada de janelas mais ensolaradas. É ideal para terrários, onde o microclima quente e úmido é favorável para isso. 

É interessante observar que com o tempo essa planta tende a se inclinar para um dos lados do vaso. A baixa manutenção consiste em remover quaisquer folhas secas ou hastes florais. Se o rizoma ficar muito esticado, pode perder sua força e, nesse caso, deve ser replantado para recuperar sua vitalidade.

Dicas e cuidados sobre a Orquidea Ludisia Discolor

Ludisia discolor, comumente conhecida como Orquídea Jóia, é uma espécie única e colorida de orquídea do sudeste da Ásia. Quando cultivada como cobertura de solo ou em recipientes, requer sombra manchada entre 80-90%, uma boa mistura de solo drenante de pequenas pedras, casca de coco, casca de pinheiro e carvão com materiais orgânicos como solo vegetal para auxiliar no desenvolvimento das raízes. Também pode se beneficiar de solos mais ricos, como fibra de coco, vermiculita, turfa, musgo esfagno e outros componentes para reter mais água.

Ludisia Discolor, comumente conhecida como orquídea-jóia, prefere temperaturas quentes e níveis moderados de umidade, embora seja bastante tolerante a condições secas. Deve ser plantada em solo úmido, mas bem drenado, e regada regularmente durante a primavera e o verão. 

A irrigação deve ser reduzida no outono e inverno, quando a planta entra em dormência. Além disso, o fertilizante deve ser aplicado a cada duas semanas apenas durante os meses mais quentes e recomeçar quando aparecerem sinais de crescimento no final do inverno. Esta planta reproduz-se facilmente por divisão de touceiras, bem como estacas de caule e ocasionalmente sementes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem