Lichia Litchi chinensis: Uma visão geral

Lichia Litchi chinensis Uma visão geral
 

Ficha Técnica

Nome científico: Litchi chinensis
Sinonímia: Scytalia chinensis, Dimocarpus litchi, Nephelium litchi, Corvinia litschi, Euphoria didyma, Euphoria sinensis, Nephelium chinense
Nomes populares: Lecheira, Licheira, Uruvaia, Morango-de-casca-grossa, Uva-chinesa, Líchia
Família: 
Luminosidade: 

Cultivo e usos da lichia ( Litchi chinensis MANUSEIO) no Brasil

Lichia Litchi chinensis é uma árvore frutífera, perene e ornamental nativa das regiões tropicais da Ásia e conhecida por seus delicados frutos de sabor doce que se assemelham a morangos na aparência. Crescendo lentamente, atinge um tamanho médio de árvore de 15 a 20 metros de altura. Sua copa é larga com tronco curto e ramificação ramificada um tanto curvada. As folhas são opostas, pinadas em dois a quatro pares de folíolos elípticos coriáceos inicialmente vermelho-bronzeados e depois verdes quando maduros. Floresce em cachos na primavera, com numerosas pequenas flores perfumadas que podem ser brancas, amarelas ou verdes. 

Após a polinização pelas abelhas, pequenos frutos característicos, ovóides ou em forma de coração, formam-se no verão com uma casca áspera avermelhada a rosa, encerrando uma polpa translúcida suculenta, semelhante a uma pérola, com um aroma delicioso. Seu centro contém uma semente marrom escura não comestível. Existem três subespécies da planta: Lichia chinensis chinensis que é mais amplamente cultivada, L. chinensis javanensis encontrada e cultivada apenas na Malásia e Indonésia e L. chinensis philippinensis, com frutos não comestíveis.

Cultivo e usos da lichia ( Litchi chinensis MANUSEIO) no Brasil

A Lichia (Litchi chinensis) é uma excelente árvore para o pomar doméstico. Além de produzir frutos delicados e saborosos, suas qualidades ornamentais também proporcionam ampla sombra. A fruta pode ser consumida fresca, preservando todo o seu sabor, ou desidratada em passas, bem como utilizada em compotas para saborear durante todo o ano. É muito rico em vitamina C e é usado em sobremesas, sorvetes, iogurtes, geleias, licores e até caipirinhas. Pouco depois de colhidas, as frutinhas perdem a cor vermelha vibrante e tornam-se um pouco mais acastanhadas, sem comprometer o sabor. Esta planta é rústica e seu manejo não é complicado. 

É importante podá-los inicialmente em uma forma que permita uma melhor iluminação da copa, bem como facilitar a colheita dos frutos posteriormente. Limpar as ameixas que removem galhos mortos ou doentes posteriormente ajuda a manter a planta saudável e produtiva. Uma poda drástica pode ajudar a restaurar a produtividade em árvores antigas.

Cultivo e usos da lichia ( Litchi chinensis MANUSEIO) no Brasil

Lichia Litchi chinensis é uma fruta subtropical a tropical que requer plena luz do sol e solo rico em nutrientes e bem drenado, melhorado com matéria orgânica. Necessita de irrigação periódica nos primeiros anos de crescimento e prefere climas com verão longo e chuvoso e inverno frio para estimular a floração e a frutificação na estação seguinte. No entanto, não tolera geadas ou temperaturas extremamente baixas abaixo de -4 °C, especialmente plantas jovens que são particularmente sensíveis. 

Além disso, embora a irrigação frequente seja apreciada, a lichia não tolera inundações, pois afeta suas raízes rapidamente, nem suporta áreas sujeitas à seca. É comumente propagada por enxertia ou mergulhia para manter as características de sua variedade parental, embora também possa ser propagada por sementes.

Atenção

Os frutos de lichia, principalmente os que ainda não estão bem maduros, possuem um efeito hipoglicemiante, que é agravado se consumido em grandes quantidades e de estomago vazio. Crianças são mais sensíveis a estes efeitos. Assim, há que se ter cuidado de oferecer apenas para crianças maiores, como sobremesa, após alguns refeição e em pequenas quantidades.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem